domingo, 31 de maio de 2009

DIA 7 VAMOS TODOS VOTAR CDU!

De hoje a uma semana vota-se para o Parlamento Europeu. Há quem menospreze estas eleições, no entanto elas assumem uma grande importância, especialmente no contexto em que vivemos. É fundamental que todos nós vamos votar, e votar na força que defende os interesses e direitos do povo e dos trabalhadores, dos jovens, dos idosos e das mulheres, que se opõe à exploração, ao fim dos serviços públicos, ao neoliberalismo, ao federalismo e à guerra. Essa força é a Coligação Democrática Unitária, CDU.
Enquanto os outros partidos se entretêm com ataques pessoais, escândalos, mentiras, a CDU mobiliza todos para levarem a luta até ao voto. O PS e PSD, cujas diferenças são pouco mais que um “D” na sigla, vão-se atacando para darem a ideia que votar num ou noutro não é a mesmíssima coisa. O CDS lá vai tentando disfarçar o seu carácter semi-fascista com uns beijinhos nas feiras, em conjunto com o inevitável discurso populista. O BE faz o seu papel, de sucursal radical-festivaleira do PS, enchendo a boca de palavras como socialismo, esquerda e outras que tal. No entanto não passa de outro membro desta politica de direita, criado para tentar enfraquecer a luta, surgindo pela esquerda.
Quem luta de forma consequente, quem tem trabalho para apresentar e um projecto democrático para o futuro é a CDU. E é fundamental que no concelho do Seixal, concelho com enormes tradições progressistas e de luta por uma vida melhor, a CDU seja a força mais votada nestas europeias. DIA 7 VAMOS TODOS VOTAR CDU!


quarta-feira, 20 de maio de 2009

Sabedoria Estudantil

Num dos carros do cortejo da queima das fitas, em Coimbra

UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS

COINCIDÊNCIAS...

Notícia de ontem do site da RTP:
*40% dos portugueses com perturbações mentais*
Sondagem da semana passada divulgada na comunicação social:
*PS recolhe 40% da preferência de voto dos Portugueses*

E ainda há quem não acredite em sondagens...

quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Saúde no Concelho do Seixal

As Comissões de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal fizeram amavelmente chegar ao Seixalsim uma cópia da Carta Aberta entregue à Srª Ministra da Saúde em 14 de Maio antes do início do VI Fórum Seixal Saudável, e que temos o prazer de postar por o assunto em causa ser do interesse da população do Concelho


CARTA ABERTA À SR.ª MINISTRA DA SAÚDE

No Concelho do Seixal com uma população de cerca de 170.000 habitantes, o governo do PS encerrou os SAP’s de Corroios e Seixal, passando a existir apenas 1 SAP, no Centro de Saúde da Amora, o que é manifestamente insustentável e inaceitável.
Continua a ser muito grave a falta de médicos de família e de outras especialidades, de enfermeiros e pessoal administrativo, faltas essas que criam muitos problemas no funcionamento diário nos Centros e Extensões de Saúde, manifestando o desinteresse do governo em resolver os problemas das populações.
Em relação ao Hospital no Concelho do Seixal, em Fevereiro de 2005 o Ministério da Saúde divulgou um Relatório da Escola de Gestão do Porto onde se concluía que a melhor solução para a margem sul do Tejo seria a ampliação do actual Hospital Garcia de Orta, ao invés de se construir um novo Hospital a localizar no Concelho do Seixal, contrariando o que tinha sido proposto no Plano Director Regional dos Equipamentos de Saúde da Administração de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo que em 2002 tinha referido a necessidade de construir o novo hospital na área do Seixal, para colmatar as insuficiências da capacidade de resposta do Hospital Garcia de Orta.
A este recuo respondeu o Poder Local Democrático, as Comissões de Utentes de Saúde do Concelho e a população, levando a cabo diversas acções de luta em prol da Construção do Hospital no Concelho;
A luta, e somente a luta, obrigou o governo a considerar em 2006 a construção do Hospital no Concelho do Seixal, em 3ª prioridade, tendo sido então apontado a necessidade de construir o novo Hospital na área do Seixal com cerca de 150 camas.
No entanto, em documento definidor da Tipologia do Hospital, entregue em Maio de 2007 pelo Ministro da Saúde Correia de Campos ao Presidente da Câmara do Seixal era suprimida a referência às camas de internamento, o que levou o Poder Local e a Comissão de Utentes de Saúde a questionarem o Ministro da Saúde sobre os motivos da referida supressão.
Entretanto, ao arrepio dos mais elementares princípios de actuação democrática, foram feitos os anúncios do lançamento dos concursos para os Hospitais de Évora e Póvoa do Varzim que se encontravam respectivamente em 6ª e 4ª prioridade.
Desde 2006 o governo foi prometendo e sucessivamente adiando a Constituição dum Grupo de Trabalho para apresentar as propostas de perfil assim como o cronograma da instalação, demonstrando a intenção deliberada de atrasar o processo de construção do Hospital, sendo significativo a não inclusão nos sucessivos PIDDAC’s de quaisquer verbas para o efeito, e mais uma vez foi através da luta que se obrigou o governo a desenterrar o processo da gaveta e será através da luta que o Hospital será um dia construído.

Com a tomada de posse da Dr.ª Ana Jorge em 30 de Janeiro de 2008 como Ministra da Saúde foi criada a expectativa de que a política seguida pelo seu antecessor seria alterada mas tal expectativa não se concretizou.
Assim só em 5 de Novembro de 2008 foi criado o Grupo de Trabalho para definir o perfil assistencial e o dimensionamento do futuro Hospital, tendo somente em Fevereiro de 2009 sido disponibilizado aos representantes das Autarquias um estudo de referência técnica para a definição do Perfil do novo Hospital no Seixal.
Nesse estudo são no entanto aplicados critérios que não tiveram em conta as responsabilidades do HGO como Hospital de referência num largo número de valências para a Península de Setúbal e para o Sul do País, não tendo igualmente em conta uma necessidade superior do número de camas de Hospital para servir os Concelhos de Almada, Sesimbra e Seixal.
O governo do PS tem seguido uma política na área da saúde altamente lesiva dos interesses das populações, aumentando as taxas moderadoras, criando novas taxas, permitindo o aumento escandaloso do preço dos medicamentos, reduzindo as comparticipações do Estado, encerrando Centros de Saúde, Serviços de Urgência e Maternidades, medidas estas que tornam cada vez mais difícil o direito à saúde.
Por isso no Seixal continuam por reabrir os SAP’s do Seixal e Corroios, continua adiada a construção do novo Centro de Saúde de Corroios, continua por definir a tipologia do novo Hospital.

Por tudo isto, Sr.ª Ministra da Saúde, as Comissões de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal, cientes de interpretarem as preocupações da população exigem:

A REABERTURA DOS SAPS DO SEIXAL E DE CORROIOS

A CONSTRUÇÃO DO NOVO CENTRO DE SAÚDE DE CORROIOS

UM HOSPITAL NO CONCELHO DO SEIXAL COM INTERNAMENTOS E SERVIÇO DE ATENDIMENTO DE URGÊNCIAS


Seixal, em 14 de Maio de 2009

As Comissões de Utentes de Saúde

domingo, 10 de maio de 2009

CMS recebe menção honrosa

A Câmara Municipal do Seixal recebeu ontem uma menção honrosa com o projecto Seixal Digital – Serviços On-line, na categoria Administração Autárquica e Modernização, do Concurso Nacional de Boas Práticas na Administração Local.

A candidatura foi apresentada em duas vertentes: uma em que destaca os resultados dos serviços on-line e a outra com o modelo de gestão implementado que suportou e possibilitou os resultados obtidos.

A Gestão dos Serviços On-line do Concelho do Seixal baseia-se num conceito de criação dinâmica de formulários e de gestão de pedidos através de um suporte tecnológico comum aos funcionários da organização. Em simultâneo com a ideia de desconcentração está o conceito de menor tempo de execução, maior oferta e maior qualidade dos serviços prestados. Os serviços on-line foram implementados em 2001 e evoluíram em 2005 para a actual plataforma.

Os serviços on-line da Câmara Municipal do Seixal

Existem actualmente no site da Câmara Municipal, em www.cm-seixal.pt, mais de 100 formulários on-line. Para além destes, existem também aplicações que permitem a diminuição do número de deslocações às instalações da autarquia por parte dos Munícipes. São exemplo a consulta de processos de licenciamento, a consulta do catálogo de biblioteca e requisição de livros, a emissão de plantas de localização e a aquisição de bilhetes para espectáculos. Desta forma, a Câmara Municipal do Seixal dá respostas 24 horas por dia, nas mais diversas áreas, abrindo um novo canal de atendimento.

Os Prémios anteriores

O site da Câmara Municipal do Seixal recebeu em Novembro do ano passado o primeiro prémio nacional na categoria de redução da burocracia (Red Tape Reduction Award) do European Entreprise Awards. O site foi também distinguido em Outubro de 2007 com o selo de boas práticas, ePractice.eu Good Practice label for 2007, atribuído pela Comunidade Europeia no âmbito do e-Government 2007.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

PCP defende Hospital do Seixal

Os deputados do Grupo Parlamentar do PCP entregaram na Assembleia da República uma recomendação ao Governo, para que o novo Hospital no Seixal seja dotado das camas de internamento e de um serviço de atendimento para situações de urgência “que corresponda a uma adequada assistência hospitalar, que satisfaça as necessidades das populações”, defendem.

Na recomendação, os deputados do Grupo Parlamentar do PCP referem que “a população dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, servida pelo Hospital Garcia de Orta (HGO), desde há muito tem vindo a manifestar, directamente ou através dos seus representantes, a sua insatisfação pelas dificuldades de acesso aos serviços deste Hospital”. E, nesse âmbito, recordam que “em 2002, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSL VT), no documento de trabalho de proposta de Plano Director Regional dos Equipamentos de Saúde, refere a necessidade de construir o "novo hospital na área de Amora/Seixal, para colmatar as insuficiências da capacidade de resposta do Hospital Garcia de Orta", com 312 camas”.

E que em 2006, a Escola de Gestão do Porto, no "Relatório Final do Estudo de Avaliação de prioridades de investimento “com o objectivo de apoiar o processo de decisão, ao nível político, quanto à sequência estratégica de implementação dos hospitais inseridos na segunda vaga do programa de parcerias para o sector hospitalar", aponta, para a Margem Sul do Tejo, a construção de raiz de "um novo hospital com cerca de 150 camas, localizado em terreno a identificar no concelho do Seixal".

Adiantam ainda que “em 23 de Julho de 2007, foi dirigido, ao Sr. Ministro da Saúde, um Ofício, subscrito pelos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal e pelo Representante das Comissões de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal, onde se solicitavam os esclarecimentos que se entendessem como pertinentes sobre o motivo da supressão da referência a camas de internamento para a unidade hospitalar no Seixal, no documento intitulado "Tipologia de hospital adequada para implementação no Seixal", entregue pelo Sr. Ministro da Saúde ao Sr. Presidente da Câmara Municipal do Seixal, em reunião efectuada a 11 de Maio de 2007;” E que a 3 de Fevereiro de 2009, o Grupo de Trabalho criado, a 5 de Novembro de 2008, pela Ministra da Saúde, para definir o perfil assistencial e o dimensionamento do futuro Hospital no Seixal, disponibilizou aos representantes das autarquias um estudo realizado pela empresa ANTARES Consulting, em Dezembro de 2006, designado de "Avaliação Prospectiva das Necessidades de Cuidados de Saúde da População e uma Análise Macro da Oferta de Cuidados de Saúde na Região de Lisboa e Vale do Tejo", estudo este considerado de referência técnica para a definição do Perfil do novo Hospital a construir no Seixal. Ao que sublinham que de acordo com “a aplicação dos critérios utilizados por este estudo para identificação das necessidades de internamento na região de Lisboa e Vale do Tejo, existirá, nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, um deficit de, pelo menos, 333 camas de hospital de agudos, em 2015”. E que apontam para uma procura do número de atendimentos urgentes na região de Lisboa e Vale do Tejo, nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra 249 349 atendimentos, ou seja mais 83 854 do que os verificados em 2007 (165 495). Ao que consideram: “A aplicação destes critérios foi feita sem se terem em conta as responsabilidades do HGO como hospital de referência num largo número de valências para o resto da Península de Setúbal e para o sul do país, considerando uma evolução excelente do desempenho e um crescimento demográfico claramente aquém, daquele para que apontam os mais recentes números do Instituto Nacional Estatística, a que corresponderá uma necessidade certamente superior do número de camas de hospital de agudos a criar para servir os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra”.

FRANCISCO LOPES; BRUNO DIAS; JERÓNIMO DE SOUSA; BERNARDINO SOARES; ANTÓNIO FILIPE; JORGE MACHADO; JOSÉ SOEIRO; JOÃO OLIVEIRA; HONÓRIO NOVO; MIGUEL TIAGO foram os deputados que assinaram a recomendação.

Notícia no Rostos on-line

quinta-feira, 7 de maio de 2009

As mentiras e invenções dos dirigentes do PS num passeio ao Seixal


Li num dos jornais locais que o vereador Samuel Cruz não gostou que a Eurodeputada Ilda Figueiredo aquando de uma visita ao Concelho do Seixal tivesse aparecido no Boletim Municipal quando fazia uma visita, a uma pequena (grande) empresa do concelho a Biosarg, para a qual convidou o Presidente da Câmara Municipal do Seixal a estar presente. Argumentou o senhor vereador que os deputados do PS (apareceram finalmente) fizeram uma visita ao Concelho do Seixal e não apareceram no Boletim Municipal.


Se tivesse sido como o vereador do PS refere não me parecia correcto, só que como é hábito, é melhor não acreditar muito no que o senhor vereador diz. Porque existiu uma diferença muito grande, na visita da eurodeputada da CDU a comunicação social pode seguir a visita da eurodeputada onde estava presente também o Presidente da Câmara Municipal do Seixal. Por sua vez na passagem dos deputados do PS pelo Concelho os jornalistas foram impedidos pelos dirigentes do PS de assistir ao encontro dos deputados do PS com o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, assim não é de admirar que seja complicado dar nota da visita.


Mas não acaba por aqui, pois dá para perceber bem porque é que os dirigentes do PS não quiseram a comunicação social no encontro com o Presidente. Caso a comunicação social estivesse presente o vereador do PS e 1º candidato do PS à Câmara Municipal do Seixal corria o risco de ser desmentido pelo Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro e isso não ficaria bem na fotografia da viagem de turismo dos deputados do PS ao nosso Concelho.


Então não é que o senhor vereador Samuel Cruz teve a distinta lata de inventar que o governo PS/Sócrates estava já a construir o novo Centro de Saúde de Vale Milhaços, quando nem sequer está previsto qualquer Centro de Saúde em Vale Milhaços, quando o governo continua sistematicamente a adiar a construção do novo Centro de Saúde de Corroios para o qual a CM do Seixal já cedeu terreno há muito tempo e quando foi este governo do PS que fechou serviços de saúde na Freguesia de Corroios.


Desta forma percebemos bem porque é que os dirigentes do PS não quiseram comunicação social e percebemos também que aquilo que dizem não é para ser levado a sério.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A ENTREVISTA

Menezes Rodrigues, cabeça de lista do PS à Câmara Municipal do Seixal nas autárquicas de 2005, deu recentemente uma curiosa entrevista ao Noticias do Seixal, onde abordou diversas questões relativas ao mandato autárquico que está a terminar, bem como ao modo como foi efectuada a escolha do candidato do PS à Câmara Municipal do Seixal.
Sobre esta escolha, Menezes Rodrigues dá a entender que o candidato do PS não foi escolhido pelo mérito, mas através de jogos de bastidores…
Esta acusação, de quem conhece por dentro o modo de funcionamento do PS Seixal, demonstra que o responsável do PS Seixal (Nuno Tavares), bem sabendo que o PS não consegue ganhar a Câmara, e que o seu adversário politico sonha por ser o candidato do PS à Câmara Municipal, negociou o apoio ao seu adversário (Samuel Cruz) como candidato à Presidência da Câmara, em troca do seu adversário (Samuel Cruz) apoiá-lo para ele (Nuno Tavares) ir em lugar elegível na lista do PS para a Assembleia da República.
Palavras para quê!... É esta a forma de pensar e de agir do PS Seixal…
Sobre o actual mandato autárquico, confrontado sobre a alegada falta de democracia na Câmara que os candidatos do PS e do PSD têm invocado, Menezes Rodrigues foi peremptório a afirmar:"nunca o Presidente da Câmara, obstou a qualquer discussão, nunca deixou de o fazer, não é justo que se lhe faça esta critica.”
Ou seja a invocada falta de democracia não passa de uma mentira dos candidatos do PS e do PSD.
Mas mais importante, é que quando confrontado com a pergunta pelo qual não se recandidatava a Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Menezes Rodrigues respondeu: “devo confessar-lhe, que não aguentava perder duas vezes (...) considerando a conjectura sociopolítica actual e tendo eu ficado mais identificado com a realidade do concelho, a probabilidade de ganhar era muito remota".
Esta afirmação comprova aquilo que tenho escrito, ou seja que só critica a Câmara do Seixal quem não conhece a realidade existente no concelho do Seixal, e Menezes Rodrigues reconhece que em 2005 candidatou-se à Câmara do Seixal sem conhecer a realidade do concelho do Seixal, pois agora que conhece e constatou o excelente trabalho efectuado pela Câmara CDU e as aspirações dos Seixalenses, aquele que foi cabeça de lista do PS em 2005 reconhece que é praticamente impossível a CDU perder a Câmara do Seixal.
Depois de em 2005 ter feito graves acusações à CDU, fica bem a Menezes Rodrigues reconhecer que errou nessas acusações e que só as fez porque não conhecia a realidade do concelho do Seixal.
Como tenho afirmado, as criticas que tem sido feitas pelos candidatos do PS e do PSD à Câmara do Seixal só se entendem porque os mesmos não conhecem, tal como Menezes Rodrigues, não conhecia em 2005, a realidade existente no concelho do Seixal, e por isso já estou a imaginar que, depois de terem perdido as eleições autárquicas de 2009, os agora candidatos do PS e do PSD em 2013 vão afirmar que não se recandidam à Câmara Municipal do Seixal pois mais identificados com a realidade do Seixal reconhecem que a CDU continua a fazer um bom trabalho e que por isso a possibilidade de ganharem seria muito remota…