sexta-feira, 24 de julho de 2009

A VERDADE

Na última Assembleia Municipal, que tinha como ponto principal o Hospital do Seixal, a bancada da CDU interveio através de Vítor Paulo e do líder da bancada Américo Costa.
Atentamente fui ouvindo as intervenções de todas as bancadas, e ouvi o PS e o PSD a repetirem discursos e a dizerem "que tinham estado em todas em defesa do Hospital do Seixal "; a Dra. Clara Carneiro, conhecida adversária do Hospital do Seixal, a afirmar que era uma fervorosa adepta do Hospital do Seixal e que se antes não tinha votado favoravelmente as Moções a exigir a construção do Hospital era porque considerava que o Hospital que o PS queria para o Seixal era "um logro"... O Dr. Nuno Tavares afirmava que o PS queria um Hospital com internamentos...
Enquanto ouvia tudo isto, lembrei-me dos tempos em que na Assembleia Municipal o PS e o PSD quando estavam no Governo, invariavelmente votavam contra a exigência do Hospital do Seixal. Lembrei-me que o cabeça de lista do PSD, Drº Paulo Cunha em 2006 num debate na Assembleia Metropolitana de Lisboa, calou-se e deixou os seus companheiros de partido se unirem ao PS para chumbar uma Moção a exigir a construção do Hospital do Seixal; Lembrei-me do Eng. Luis Rodrigues ter afirmado numa Assembleia Municipal que não valia a pena mobilizar porque em breve iria ser anunciado o chumbo pelo Governo PS do Hospital do Seixal; lembrei-me que o Eng. Luis Rodrigues enquanto Deputado, nunca havia apresentado, pelo menos enquanto o PSD foi Governo, qualquer proposta a exigir o Hospital do Seixal; Lembrei-me do candidato do PS em 2007 escrever a defender que o Hospital não devia ter internamentos...
E ouvindo o que os representantes do PS e do PSD estavam a afirmar naquela Assembleia e lembrando-me das atitudes tidas anteriormente, entendi que tinha de dizer basta a tanta hipocrisia e denunciar a mesma, e consequentemente, intervi e denunciei a hipocrisia existente nas declarações dos eleitos do PS e do PSD.
Fiz esta intervenção por uma questão de consciência e de demonstrar a todos aqueles que têm duas caras "como o feijão-frade" e que hoje desdizem aquilo que disseram ontem, que a história não se apaga e que não pensem que vêem agora com pele de cordeiro enganar os Seixalenses.
De entre as denuncias que fiz durante a minha intervenção, recordei que em 2006 - ao mesmo tempo que a população do Seixal se mobilizava subscrevendo abaixo-assinados e cartas, bem como participando no cordão humano, a exigir a construção do Hospital do Seixal, obrigando o Governo do PS a dar o dito por não dito e a considerar como prioritária a construção do Hospital do Seixal - os eleitos da CDU apresentaram uma Moção na Assembleia Municipal a exigir a construção do Hospital, Moção que foi aprovada por todas as forças politicas, passados dias os eleitos da CDU apresentaram uma Moção de igual teor na Assembleia Metropolitana de Lisboa.
Era minha convicção que tal Moção seria aprovada pois que os eleitos do Seixal nas bancadas do PS e do PSD diriam aos seus colegas de bancada da necessidade de construção do Hospital e iriam convencer os mesmos a votar favoravelmente. Pura ilusão.
Com efeito, iniciada a discussão, logo veio um eleito do PSD de Cascais dizer que o PSD não votaria favoravelmente tal Moção, propondo a mesma a baixar à comissão específica, pois no seu entender havia outras construções hospitalares que deviam igualmente ser consideradas. Quando ouvi esta intervenção, olhei para o Dr. Paulo Cunha pensando que ele iria intervir explicando à sua bancada a importância da aprovação da Moção para o processo de construção do Hospital do Seixal, nomeadamente porque estava a decorrer um inquérito público e a oportunidade da Moção perder-se-ia se descesse à comissão como o eleito do PSD estava a defender... só que o Dr. Paulo Cunha calou-se e aquilo que dias antes dizia defender no Seixal não defendeu em Lisboa.
Em consequência da sua atitude o PSD votou contra a Moção e a mesma foi chumbada.
Na Assembleia Municipal denunciei esta situação, pois entendo que com o seu silêncio o Dr. Paulo Cunha prejudicou o concelho do Seixal. Terminada a minha intervenção o Dr. Paulo Cunha pediu para intervir e chamou-me mentiroso dizendo que o PSD havia votado contra a Moção porque a CDU não aceitou que a mesma se referisse a outras construções hospitalares propostas pelo PSD.
Bem sabe o Dr. Paulo Cunha que nunca o PSD propôs a inclusão de quaisquer outras construções hospitalares, o que o PSD propôs foi a descida a comissão específica para que fosse estudada a necessidade de inclusão de outras construções hospitalares.
Tal proposta obstava a que a moção fosse aprovada naquela sessão, sendo que a seguinte se realizava alguns meses depois. Ora a Moção só faria sentido, enquanto estivesse em inquérito público a necessidade de construção do Hospital do Seixal, pelo que a proposta do PSD era que a Moção deixasse de ter qualquer sentido...
Mas apesar de saber tudo isto o Dr. Paulo Cunha para justificar a sua injustificável acção preferiu chamar-me mentiroso, bem sabendo que quem mentia era ele.
Pior do que uma atitude injustificável é a fuga para a frente chamando mentiroso aos adversários para esconder as suas mentiras.
Do ponto de vista ético a atitude do Dr. Paulo Cunha foi inqualificável e demonstra que o mesmo – porque não assume os seus actos e recorre ao insulto e à mentira para esconder que não defende o concelho do Seixal – não merece ser Presidente do concelho do Seixal. Os Seixalenses exigem verdade na actuação e não aceitam que alguém que quer ser Presidente da Câmara ponha os interesses do seu partido acima dos interesses deste concelho!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

APL pretende despejar a Naval Amorense, PS subscreve.




A Administração do Porto de Lisboa nada tem feito para preservar as áreas da sua responsabilidade, neste momento a APL tenta retirar a Associação Naval Amorense das suas instalações de modo a poder vender os terrenos a quem der mais.

No fundo estamos perante mais uma nacionalização a moda do PS, retira-se uma propriedade que serve a população em especial os jovens e vai-se entregar essa propriedade nas mãos de interesses privados.

Julgava eu que esta decisão da APL iria merecer a condenação de todos no Concelho do Seixal, mas parece que o PS na Amora subscreve o despejo da Naval Amorense e a entrega das suas instalações nas mãos de privados. O PS demonstra uma vez mais que está contra a população da Amora e do concelho do Seixal e que defende os obscuros interesses privados.

terça-feira, 21 de julho de 2009

O calor de uma enorme confiança numa vida melhor, em contraste com o gélido ambiente de quem se mostra incapaz.






Para visualizar melhor carrega nas fotos. As da CDU estão à equerda as do PS à direita.

Na última sexta-feira realizaram-se duas iniciativas políticas, o jantar de apresentação dos candidatos da CDU à Câmara Municipal do Seixal e a apresentação do PS. Não pretendo entrar aqui na guerra de números que seria por demais ridículo, estiveram presentes aqueles que quiseram em apoio dos seus candidatos.

O PS optou por fazer a sua apresentação na Quinta da Fidalga, não posso deixar de referir que só o puderam fazer porque a CM do Seixal adquiriu o extraordinário espaço da Fidalga para estar ao serviço da população do Concelho do Seixal, inclusive dos partidos da oposição que dizem mil e uma mentiras dos activistas da CDU e dos comunistas que na sua maioria dão corpo ao grande colectivo de que desde do 25 de Abril de 1974 fazem do Concelho do Seixal, uma terra de progresso e que adquiriram este magnifico espaço para todos nós.

Na Fidalga num ambiente gelado estiveram cerca de 90 pessoas em apoio ao PS, muitos dirigentes do PS do distrito de Setúbal mais de três dezenas, entre elas um Secretário de Estado Pedro Marques que teve uma afirmação politica que demonstra bem a incapacidade e a incompetência do PS para resolver os problemas da Aldeia de Paio Pires, do Concelho do Seixal e do país. O senhor Secretário de Estado do governo PS/Sócrates afirmou o seguinte: “teve de ser o Governo PS a avançar com o projecto do Arco Ribeirinho Sul, porque as três autarquias comunistas de Almada, Seixal e Sesimbra não se entendiam sobre isso”. O autor destas afirmações tem grandes (in)responsabilidades politicas e desconhece por completo o projecto do Arco Ribeirinho Sul, pois saberia certamente que o Concelho de Sesimbra nada tem a ver com este projecto. O concelho que está directamente envolvido neste projecto é o Barreiro, sendo fundamental a ponte Aldeia de Paio Pires (Seixal) – Barreiro. É caso para dizer, ainda bem que as autarquias do Seixal e de Sesimbra não se entenderam pois uma ponte Seixal Sesimbra sobre o rio Coina, de modo a ligar a Siderurgia à Quimiparque não dará grande jeito. Por sua vez, como já aqui o referimos o entendimento entre as autarquias do Seixal, Barreiro e Almada sobre o Arco Ribeirinho Sul é total e o governo foi obrigado a reconhecer o bom projecto das autarquias da margem sul.

Por sua vez a CDU fez a sua apresentação em Fernão Ferro na Quinta da Valenciana, num ambiente de grande solidariedade, fraternidade, alegria e confiança. O calor humano contagiou os presentes e as mais de pessoas presentes na sala demonstraram uma vez mais que o Concelho do Seixal é um Concelho em desenvolvimento, jovem e de grande dinâmica, pois conta com o contributo de todos e só dessa forma se pode construir um futuro melhor para todos nós.

Curiosamente e quando os incompetentes dirigentes do PS afirmavam a importância da ponte “Seixal-Sesimbra”, a administração da SNEGES que em parceria com a Câmara Municipal do Seixal são os responsáveis pelo Projecto do Arco Ribeirinho previsto para os antigos terrenos da Siderurgia Nacional na Aldeia de Paio Pires, marcavam presença no jantar da CDU e demonstravam o seu apoio ao executivo municipal que tem liderado este importante projecto para o desenvolvimento do Concelho do Seixal e da Região.

No encontro de apoiantes da CDU estiveram presentes mais de 1000 pessoas de diversos quadrantes políticos e que se revêem no projecto autárquico da CDU para conduzir os destinos do nosso Concelho. Só com o grande envolvimento da população do Concelho do Seixal tem sido possível fazer do nosso município, um dos mais desenvolvidos do país.

Na apresentação dos candidatos da CDU estiveram presentes muitas crianças, jovens estudantes, operários, empresários, quadros técnicos, mulheres e homens do movimento associativo desportivo, cultural e da solidariedade social, a comunidade educativa, pessoas ligadas à música, à pintura ou à escrita. Foi de facto interessante verificar uma vez mais, que um projecto que conta com todos pode juntar pessoas das mais diversas sensibilidades politicas e de diferentes ramos de actividade, pois têm como objectivo comum construir um futuro melhor para todos no Concelho do Seixal e sabem que isso será possível com a CDU.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O SEIXAL É UNICO 1

O Bom trabalho desenvolvido pela CDU no Seixal já é reconhecido pela própria Oposição que sauda o executivo camarário pelo bom trabalho realizado reconhecendo que o "SEIXAL É ÚNICO", como se demonstra pela saudação que se reproduz e que foi aprovada por unanimidade na ultima Assembleia Municipal:
"O Município do Seixal foi recentemente designado pela Organização Mundial de Saúde como uma das 17 cidades europeias, a integrar a fase V da Rede Europeia de Cidades Saudáveis, sendo neste momento o único Município Português designado para tal rede.
O tema principal desta V Fase do movimento Europeu de Cidades Saudáveis é a "EQUIDADE EM SAÚDE, PRIORIDADE NAS POLÍTICAS LOCAIS", tendo como temas essenciais: "Ambientes Sustentáveis; Qualidade de Vida; Design e Ambiente Urbano Saudável".
Ao designar o Município do Seixal para esta Fase a Organização Mundial de Saúde reconhece o trabalho desenvolvido pelo Município do Seixal em prol da Qualidade de Vida de todos os que habitam neste concelho, destacando a Organização Mundial de Saúde que o Município do Seixal revela sinais de compromisso perante os objectivos e princípios de saúde para todos e de um desenvolvimento sustentável.
Considerando que o Projecto Seixal Saudável é um projecto desenvolvido em conjunto pela Câmara Municipal do Seixal e por um conjunto de parceiros, pelo que esta designação é fruto de um trabalho colectivo e de interacção entre todas as partes envolvidas no projecto, o que aliado ao facto do Seixal ser o único Município Português designado pela Organização Mundial de Saúde demonstra que o Seixal é único, o que constitui um orgulho para o Município do Seixal e para todos os habitantes deste concelho, pelo que a Assembleia Municipal do Seixal delibera saudar o Município do Seixal e todos os parceiros do Projecto Seixal Saudável pelo trabalho desenvolvido e êxito alcançado."

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Assembleia Municipal discute Hospital no Seixal



No próximo dia 13 de Julho (2.ª feira), pelas 21h00, no auditório do Forum Cultural do Seixal, a Assembleia Municipal do Seixal debate o futuro Hospital do Seixal. A reunião terá como principal objectivo: debater a proposta de minuta de Acordo Estratégico de Colaboração para o Lançamento do Novo Hospital do Seixal, a estabelecer entre a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Câmara do Seixal.
Participa!!!

domingo, 5 de julho de 2009




O SEIXAL É UM EXEMPLO PARA O PAÍS

Com o aproximar das eleições autárquicas temos assistido aos candidatos do PS e do PSD se "acotovelarem" para ver quem critica mais a Câmara Municipal do Seixal...
Nas palavras dos candidatos do PS e do PSD a maioria comunista é incompetente e nada tem feito para o desenvolvimento do concelho do Seixal... Nas palavras destes Senhores não há qualidade de vida e a Câmara do Seixal nada faz em beneficio da população deste concelho.
Tenho nestas crónicas evidenciado que tudo o afirmado pelos candidatos do PS e do PSD é mentira, pois a verdade é que o concelho do Seixal, graças ao mérito do trabalho efectuado pelo PCP nas autarquias, é um dos concelhos com mais qualidade de vida deste País. O concelho do Seixal, é um dos concelhos do País onde dá gosto viver e por isso cada vez mais são aqueles que querem viver neste concelho!
A verdade é que o concelho do Seixal, digo-o e repito-o, é um exemplo para o resto do País.
E não sou apenas eu que o afirmo, são milhares e milhares de Seixalenses que há mais de 30 anos, sucessivamente, no concelho do Seixal vão votando no Projecto Autárquico do PCP e da CDU.
Confirmo agora que mesmo Ministros do PS tiveram de se render à evidência e afirmar que o Seixal é um exemplo para o resto do País. Com efeito a Ministra da Saúde esteve recentemente no concelho do Seixal e afirmou que o Projecto Seixal Saudável, desenvolvido pela Câmara Municipal do Seixal e incluído na Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis "é um óptimo exemplo do desenvolvimento da saúde pública no nosso País"! Mais afirmou a Ministra de Saúde do Governo do Partido Socialista que um concelho como o do Seixal, que "atinge este nível de actividade saudável é um exemplo para o país", bem como que, em caso de Pandemia da Gripe A "o Seixal está pronto para responder ao desafio". Ou seja já são os próprios Ministros do Governo do Partido Socialista que afirmam que o Seixal é um exemplo para o resto do País!
É assim obvio que os candidatos do PS e do PSD mentem descaradamente à população deste concelho quando afirmam o contrario, mas tenho a certeza que em Outubro a população deste concelho, mais uma vez, saberá escolher entre aqueles que trabalham e fizeram do Seixal um exemplo para o resto do país, ou seja a CDU, e aqueles que se candidatam pelo PS e pelo PSD e que ao longo de mais de 30 anos nada fizeram para o desenvolvimento deste concelho e que apenas vão mentindo na tentativa de enganar a população deste concelho!