sábado, 25 de abril de 2009

Abril de Novo!

Comemoramos 35anos de Abril.

Abril rompeu com 48 anos de fascismo e com o que esta palavra significa. O fascismo do trabalho de sol a sol, o fascismo que não dava direito a férias, subsidios ou reformas, o fascismo do trabalho sem direitos, o fascismo das prisões, das torturas e dos assaltos da polícia aos sindicatos, o fascismo da fome, da miséria e da carestia de vida, o fascismo da educação só para os filhos dos senhores e do trabalho infantil a partir dos 12, 11, 10, 9 anos de idade, o fascismo de curar doenças com mezinhas e dos familiares que morriam novos com um mal que nunca se chegou a saber o que foi porque a saúde só estava ao alcance de alguns, o fascismo em que o direito à greve e à manifestação estava proibido, o fascismo da PIDE, o fascismo dos tribunais manipulados que decidiam sempre a favor dos poderosos ligados ao fascismo, o fascismo dos presidentes da câmara nomeados pelo Governo do fascismo, o fascismo da guerra e o fascismo do direito ao voto para os que votavam no fascismo.


Em oposição a isto está Abril, vivido pela geração dos meus pais com entusiasmo e alegria. Abril da esperança, da alegria e da confiança no futuro, Abril da paz e da solidariedade internacionalista, Abril dos direitos, Abril da festa de natal nas fábricas dos pais e da colónia de férias para os miúdos, Abril do colectivo, Abril da nacionalização da banca, energia e transportes, Abril do leite gratuito para bébés até dois anos, Abril dos aumentos reais dos salários e do congelamento do preço do pão e do açucar, Abril das brigadas de alfabetização e dinamização cultural, Abril do amor e dos amores, Abril do projecto, Abril do sonho.


35 anos depois, a mesma luta, o mesmo sonho: ABRIL NOVO!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

UMA LIÇÃO DE HISTÓRIA

Para todos aqueles que pretendem fazer esquecer a força transformadora do 25 de Abril, aqui vai uma lição de História em forma de Poema

Viva o 25 de Abril

http://www.youtube.com/watch?v=lMotMW-kr1M

terça-feira, 21 de abril de 2009

Os Vampiros

Trinta e cinco anos depois do 25 de Abril esta música continua tão actual e bela como quando foi escrita e composta. O que é preciso é "Abril de novo".
Apreciemos:

segunda-feira, 20 de abril de 2009

25 DE ABRIL SEMPRE

A nossa homenagem a todos os que heroicamente foram presos, torturados, assassinados pelo fascismo

FASCISMO NUNCA MAIS


Cartazes do 25 de Abril

Apesar de me ter dado um razoável trabalho, deu-me também alguma satisfação ter conseguido reunir dez cartazes comemorativos dos aniversários do 25 de Abril, editados pela Câmara Municipal do Seixal. Agradeço a visita do blog onde arquivei esses cartazes. Entretanto tentarei reunir os que faltam. Se algum dos visitantes tiver cartazes dos anos que faltam, peço o favor de os fazerem chegar para poder completar a colecção.

CDU 2009

Visita já o novo Site da CDU, dedicado aos actos eleitorais deste ano.

FASCISMO NUNCA MAIS

Quando o fascista do Jaime Neves é promovido a General, numa canalha provocação aos ideais dos Capitães de Abril, vimos dizer que não temos medo, que a verdade é mais forte que as algemas


http://www.youtube.com/watch?v=UC-wix2_p78

sábado, 18 de abril de 2009

Jura, que não vais viver uma aventura

A ideia que tenho é que um cargo como o de presidente de uma câmara municipal (seja ela qual for) é algo que exige um elevado esforço, dedicação e sentido de responsabilidade. Não me parece que seja algo que se possa assumir apenas por vaidade ou capricho pessoal. Por isso me choca que um candidato à presidência de uma câmara municipal (ainda por cima do concelho onde vivo) assuma que a sua candidatura é uma “aventura”. É certo que o referido candidato nunca concretizará essa aventura, em primeiro lugar porque o projecto político que representa é contrário aos interesses do Seixal e, em segundo, porque os seixalenses sempre preferiram a responsabilidade e compromisso ao aventureirismo. Ainda assim me pergunto, sendo provável que venha a ser eleito vereador, tendo em conta os resultados do seu partido nos últimos anos, se irá submeter-se a essa aventura, mais aborrecida, imagino, de ocupar esse cargo. Mais até porque diz que tem como prioridade a advocacia.
Por outro lado é enfatizada a campanha eleitoral e a forma em detrimento do projecto e dos ideais, o ganhar eleições por ganhar, em vez de querer ganhar para fazer, seja o que for, ou a vontade de querer “mudar a minha vida”, a dele, entenda-se. É preciso conhecer muito mal o Seixal e os seus cidadãos para pensar que esta estratégia, eventualmente eficaz no terceiro mundo ou em locais de uma democracia de fachada e pouco amadurecida, poderia ter qualquer efeito positivo aqui.

Ver entrevista aqui

Portugal Ressuscitado

Dentro de uma semana comemora-se a ressurreição de Portugal da longa noite fascista. Cantemos pois!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

25 de Abril, Sempre

Com a aproximação de mais um aniversário do 25 de Abril, o trigésimo quinto, vou tentar trazer todos os dias, até ao dia da Revolução dos Cravos, algumas das minhas canções preferidas que celebram a data gloriosa, ou que a inspiraram. E isto faz tanto mais sentido porque o Seixal sempre foi, e há-de continuar a ser, uma terra de Abril.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Lembrar Soeiro Pereira Gomes

No ano em que se assinalam os cem anos do nascimento de Soeiro Pereira Gomes, mais concretamente no dia 14 de Abril de 1909, há precisamente cem anos e os sessenta da sua morte, em 5 de Dezembro de 1949 acho justo fazer aqui uma pequena homenagem a esse grande homem e militante do Partido Comunista Português. Tanto mais que a sua luta foi também a do povo do Seixal contra o fascismo, contra a exploração, pela dignidade dos trabalhadores e do Homem.
Assim fica aqui a biografia e alguns testemunhos sobre Soeiro e em baixo um video com excertos de um documentário.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

AS PROPOSTAS

Os candidatos do PS e do PSD não gostaram que eu tivesse escrito que não estavam preparados para serem Presidente da Câmara do Seixal, pois era "patente a sua inexperiência e desconhecimento do concelho do Seixal".
Em resposta à minha afirmação o candidato do PS veio afirmar que tinha nascido no Seixal e que conhecia bem todas as freguesias do concelho, pois até ia fazer a barba a Paio Pires...
Tenho por hábito escrever apenas aquilo de que tenho a certeza, e ao afirmar que os candidatos do PS e do PSD eram inexperientes e não conheciam o concelho do Seixal fi-lo porque conheço bem os dois candidatos, e com base nesse conhecimento afirmei o que afirmei.
E a verdade é que a realidade demonstra a verdade daquilo que escrevi!
Com efeito o candidato do PS, passados uns dias depois de ter afirmado que o mesmo não conhecia o concelho do Seixal, veio acusar a Câmara do Seixal de não ter construído um mercado na Verdizela...
Quando a Câmara nunca prometeu nenhum mercado para a Verdizela... Nem fazia sentido a construção de qualquer mercado na Verdizela...
Como se não bastasse, o candidato do PS veio apresentar a sua primeira grande proposta. Acabar com os campos do Amora, Arrentela, Paio Pires, Seixal e Corroios e construir um Estádio Municipal, onde todas as equipas do concelho passariam a jogar.
Com todo o respeito, só faz uma proposta destas quem não conhece o concelho do Seixal. Com efeito para além das equipas seniores, há as equipas de formação – escolinhas, infantis, iniciados, juvenis e juniores -, que movimentam centenas ou milhares de miúdos, sendo que cada clube do concelho tem, pelo menos 5 equipas de formação. Ora era completamente impossível que todas essas equipas jogassem e treinassem num único estádio.
Assim a proposta apresentada pelo candidato do PS demonstra apenas desconhecimento da matéria!
Quanto ao candidato do PSD veio afirmar que tinha discutido com um antigo craque "um projecto para fazer um grande Clube de Futebol no Seixal".
Face a esta afirmação, conclui que as propostas dos candidatos do PS para o desenvolvimento do Seixal eram um estádio e uma equipa de futebol.
Ou seja numa altura de crise, os candidatos do PS e do PSD vêm com a proposta de gastar milhões de euros em projectos megalómanos de criação de uma grande equipa de futebol e de um estádio para essa equipa jogar...
Palavra para quê... se estes senhores ganhassem as eleições seria o fim do projecto desportivo existente no Seixal e que tantos resultados nos têm dado. Em vez de desporto para todos, com a Seixaliada e os Jogos do Seixal, teríamos o desporto só para alguns, em que o dinheiro seria canalizado para a criação de um grande clube de futebol, obrigando ao encerramento das colectividades actualmente existentes no concelho do Seixal.
E ainda falam os candidatos do PS e do PSD em rigor dos dinheiros públicos. Com estas propostas vê-se o rigor que iriam ter se ganhassem a Câmara!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Anuário Financeiro

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo ao ano de 2007 foi divulgado esta semana. Apenas pude fazer uma análise na vertical do documento e, não excluindo uma análise mais profunda, gostaria de salientar alguns dados, sobretudo relativos ao município do Seixal.
Um dos primeiros dados refere-se ao Índice de independência financeira, mantendo-se o Seixal no topo da lista, neste caso em 5º lugar entre os 308 municípios portugueses. Simultaneamente o documento destaca que o Seixal não tem tido a necessidade de recorrer a créditos bancários para assegurar os serviços à população: “Considerando os 23 maiores municípios, o maior peso das receitas creditícias em relação às receitas totais quedou-se pelos 2% (município de Vila Nova de Gaia) e o menor pelos 0% (municípios de Seixal, Oeiras, Loures, Almada, Setúbal, Leiria, Braga, Gondomar e Guimarães).
Braga e Seixal são os dois únicos municípios de grande dimensão que, pelo terceiro ano consecutivo, não recorrem a empréstimos bancários.”
Verifica-se igualmente que o passivo do Concelho do Seixal tem vindo a diminuir de forma sustentada, e que é um dos grandes concelhos com menor passivo.
O Seixal é também um dos municípios com maior liquidez financeira (14º lugar do ranking) e melhores resultados económicos (19º lugar).
O Seixal encontra-se ainda no Ranking global dos 10 melhores municípios de grande dimensão em eficiência financeira.
É óbvio que uma boa gestão financeira, por si só, não é o objectivo principal de uma Câmara Municipal, mas ajuda essa entidade a prestar os serviços que tem de prestar aos munícipes. Desta forma é de valorizar o excelente trabalho do executivo da CMS, não só no âmbito dos serviços municipalizados, higiene e urbanismo, educação cultura e desporto, integração e solidariedade social entre outros, que felizmente é combinado com uma gestão financeira responsável, séria e ao serviço das populações. Mais uma vez se prova que a CDU no Seixal é sinónimo de Trabalho, Honestidade e Competência.

Como nota final lamento ter de referir o estado deplorável em que se encontra a Câmara Municipal de Lisboa, capital do país, destroçada pelas gestões ruinosas do PSD/Santana-Carmona-Santana e PS/António Costa-Zé. Tomara que os cidadãos de Lisboa saibam identificar qual a força política que mais fez pela cidade enquanto esteve no executivo e que, fora dele, mais denunciou e lutou contra a crise em que Lisboa se encontra, a CDU.
Gostaria ainda de referir que muitas autarquias que são apresentadas como “modelos” pelo PS e PSD não ficam muito bem no retrato.

Como as televisões não vão passar, os jornais não vão dizer e os corvos do costume vão tentar desacreditar o trabalho feito pelo executivo da CMS (ou se calhar vão dizer que a CTOC é controlada pelo PCP ou pelo Comité Central do PCUS) incito todos os visitantes a consultarem aqui o Anuário Financeiro e julgarem por si próprios.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Promessas...

Já passaram mais de quatro anos da campanha eleitoral em que José Sócrates prometeu fazer mil e uma coisas, tudo promessas de grande benefício para o povo português. Mas as promessas foram esquecidas logo a seguir à sua eleição, e aquilo que tivemos foi o contrário do prometido. Mas a gente não se esqueceu dessas promessas, e com a ajuda do Rui Veloso cá estamos para lembrar algumas delas.
Só pedimos uma coisa a todos os visitantes do Seixal Sim: prometam que não votam PS nem Sócrates nas próximas eleições. É que o prometido é devido.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

A DEMAGOGIA

A Governadora Civil de Setubal, designada pelo PS, em conferencia de imprensa afirmou que:
"Sobre o aumento de 3,2 por cento da criminalidade no distrito, “sem querer minimizar a questão da segurança”, entende “que os números valem, se formos capazes de olhar para eles e vermos o que lá está” e chama a atenção para factores que podem suscitar esse aumento, como a globalização. Não deixando de falar na importância do reforço dos elementos da segurança, como resposta, defende que “não é desejável que se fale em extremos” e, nesse sentido, critica a expressão utilizada pelo líder do PP, ao referir que a criminalidade está a transformar: “Setúbal numa cidade quase fora da lei”. “Fico indignada porque acho que é injusto e prejudica a região”, reage e acrescenta: “o distrito não pode servir de arremesso político partidário”."
Será que o candidato do PS vai aprender alguma coisa com o que disse a Governadora Civil, ou irá continuar com afirmações populistas e demagógicas sobre questões de segurança, omitindo que a segurança dos portugueses é responsabilidade do Poder Central.

UM POUCO DE HUMOR

Portugal daqui a 2 anos!?
Um menino regressa da escola cansado e faminto e, pergunta à mãe:
'Mamã, que há de comer?'
'Nada, meu filho.'
O menino olha para o papagaio, que têm na gaiola, e pergunta:
'Mamã, porque não há papagaio com arroz?'
'Porque não há arroz.'
'E papagaio no forno?'
'Não há gás.'
'E papagaio no grelhador eléctrico?'
'Não há electricidade.'
'E papagaio frito?'
'Não há azeite.'
E o papagaio contentíssimo gritava: -'VIVA O SÓCRATES !!! VIVA O SÓCRATES'