sexta-feira, 24 de julho de 2009

A VERDADE

Na última Assembleia Municipal, que tinha como ponto principal o Hospital do Seixal, a bancada da CDU interveio através de Vítor Paulo e do líder da bancada Américo Costa.
Atentamente fui ouvindo as intervenções de todas as bancadas, e ouvi o PS e o PSD a repetirem discursos e a dizerem "que tinham estado em todas em defesa do Hospital do Seixal "; a Dra. Clara Carneiro, conhecida adversária do Hospital do Seixal, a afirmar que era uma fervorosa adepta do Hospital do Seixal e que se antes não tinha votado favoravelmente as Moções a exigir a construção do Hospital era porque considerava que o Hospital que o PS queria para o Seixal era "um logro"... O Dr. Nuno Tavares afirmava que o PS queria um Hospital com internamentos...
Enquanto ouvia tudo isto, lembrei-me dos tempos em que na Assembleia Municipal o PS e o PSD quando estavam no Governo, invariavelmente votavam contra a exigência do Hospital do Seixal. Lembrei-me que o cabeça de lista do PSD, Drº Paulo Cunha em 2006 num debate na Assembleia Metropolitana de Lisboa, calou-se e deixou os seus companheiros de partido se unirem ao PS para chumbar uma Moção a exigir a construção do Hospital do Seixal; Lembrei-me do Eng. Luis Rodrigues ter afirmado numa Assembleia Municipal que não valia a pena mobilizar porque em breve iria ser anunciado o chumbo pelo Governo PS do Hospital do Seixal; lembrei-me que o Eng. Luis Rodrigues enquanto Deputado, nunca havia apresentado, pelo menos enquanto o PSD foi Governo, qualquer proposta a exigir o Hospital do Seixal; Lembrei-me do candidato do PS em 2007 escrever a defender que o Hospital não devia ter internamentos...
E ouvindo o que os representantes do PS e do PSD estavam a afirmar naquela Assembleia e lembrando-me das atitudes tidas anteriormente, entendi que tinha de dizer basta a tanta hipocrisia e denunciar a mesma, e consequentemente, intervi e denunciei a hipocrisia existente nas declarações dos eleitos do PS e do PSD.
Fiz esta intervenção por uma questão de consciência e de demonstrar a todos aqueles que têm duas caras "como o feijão-frade" e que hoje desdizem aquilo que disseram ontem, que a história não se apaga e que não pensem que vêem agora com pele de cordeiro enganar os Seixalenses.
De entre as denuncias que fiz durante a minha intervenção, recordei que em 2006 - ao mesmo tempo que a população do Seixal se mobilizava subscrevendo abaixo-assinados e cartas, bem como participando no cordão humano, a exigir a construção do Hospital do Seixal, obrigando o Governo do PS a dar o dito por não dito e a considerar como prioritária a construção do Hospital do Seixal - os eleitos da CDU apresentaram uma Moção na Assembleia Municipal a exigir a construção do Hospital, Moção que foi aprovada por todas as forças politicas, passados dias os eleitos da CDU apresentaram uma Moção de igual teor na Assembleia Metropolitana de Lisboa.
Era minha convicção que tal Moção seria aprovada pois que os eleitos do Seixal nas bancadas do PS e do PSD diriam aos seus colegas de bancada da necessidade de construção do Hospital e iriam convencer os mesmos a votar favoravelmente. Pura ilusão.
Com efeito, iniciada a discussão, logo veio um eleito do PSD de Cascais dizer que o PSD não votaria favoravelmente tal Moção, propondo a mesma a baixar à comissão específica, pois no seu entender havia outras construções hospitalares que deviam igualmente ser consideradas. Quando ouvi esta intervenção, olhei para o Dr. Paulo Cunha pensando que ele iria intervir explicando à sua bancada a importância da aprovação da Moção para o processo de construção do Hospital do Seixal, nomeadamente porque estava a decorrer um inquérito público e a oportunidade da Moção perder-se-ia se descesse à comissão como o eleito do PSD estava a defender... só que o Dr. Paulo Cunha calou-se e aquilo que dias antes dizia defender no Seixal não defendeu em Lisboa.
Em consequência da sua atitude o PSD votou contra a Moção e a mesma foi chumbada.
Na Assembleia Municipal denunciei esta situação, pois entendo que com o seu silêncio o Dr. Paulo Cunha prejudicou o concelho do Seixal. Terminada a minha intervenção o Dr. Paulo Cunha pediu para intervir e chamou-me mentiroso dizendo que o PSD havia votado contra a Moção porque a CDU não aceitou que a mesma se referisse a outras construções hospitalares propostas pelo PSD.
Bem sabe o Dr. Paulo Cunha que nunca o PSD propôs a inclusão de quaisquer outras construções hospitalares, o que o PSD propôs foi a descida a comissão específica para que fosse estudada a necessidade de inclusão de outras construções hospitalares.
Tal proposta obstava a que a moção fosse aprovada naquela sessão, sendo que a seguinte se realizava alguns meses depois. Ora a Moção só faria sentido, enquanto estivesse em inquérito público a necessidade de construção do Hospital do Seixal, pelo que a proposta do PSD era que a Moção deixasse de ter qualquer sentido...
Mas apesar de saber tudo isto o Dr. Paulo Cunha para justificar a sua injustificável acção preferiu chamar-me mentiroso, bem sabendo que quem mentia era ele.
Pior do que uma atitude injustificável é a fuga para a frente chamando mentiroso aos adversários para esconder as suas mentiras.
Do ponto de vista ético a atitude do Dr. Paulo Cunha foi inqualificável e demonstra que o mesmo – porque não assume os seus actos e recorre ao insulto e à mentira para esconder que não defende o concelho do Seixal – não merece ser Presidente do concelho do Seixal. Os Seixalenses exigem verdade na actuação e não aceitam que alguém que quer ser Presidente da Câmara ponha os interesses do seu partido acima dos interesses deste concelho!

8 comentários:

Maria disse...

Viu-se mto bem q o Paulo Cunha (PSD) ficou embaraçado qd o Paulo Silva (CDU) o desmascarou!
A população tem q saber o q eles fizeram na Assemebleia Metropolitana p´lo Hospital ... q foi nada!!!!

N basta dizer no Sx q somos a favor do Hospital ... é preciso q noutros órgãos tb seja dito e o Paulo Cunha (PSD) como eleito na Assembleia Metropolitana de Lx n o fez!!! Qtas caras tem esse Sr.?

Anónimo disse...

às...
Faço-lhe um desenho…não sei se sou capaz….mas recomendo o do Jaime Gama…publicado no flamingo...pode ser?

Merengue Vermelho disse...

Acho que o Sr. sofre de um problema de tripla personalidade, um dia diz uma coisa, outro dia diz outra e claro tem dias que acha que é o Obama...

Quo Vadis Oposição!

Manuel José Soares disse...

Oh Paulo, nem estou para acrescentar à tua lista todas as frases que fomos (comissões de utentes) ouvindo a certas personalidades locais, muitas delas com responsabilidades a nível local de forças políticas nacionais.

Se for preciso mais lenha para a fogueira, digam... que eu carrego!

Anónimo disse...

Grão a grão vai o PSD mostrando a sua vitalidade e vontade de ser uma alternativa credível ao poder da CDU no nosso concelho.
Foi o que todos viram nas Festas Populares de Fernão Ferro.
Se fosse pelo movimento que se registaram nos stands partidários
o PSD tinha sido o vencedor absoluto destas "eleições" de popularidade.
Parabéns por esta vitória moral.

Anónimo disse...

Tem piada, falta só dizeres que quando começaste a falar chamaste mentiroso ao Paulo Cunha em alto e bom som, o que levou a que muitas pessoas que estavam na sala saissem, o Alfredo incluido... preferiu ir fumar o seu cigarrito a ouvir as tuas bacoradas.
Nem com tantas defesas ao PC consegues estar na lista á câmara!!!

Anónimo disse...

Já percebi porque é que a CDU continua com tão forte implantação no concelho do Seixal, pudera, com esta oposição local. É que, quer o PS, quer o PSD não podiam ser piores. A CDU já merecia uma melhor oposição.

J.S. Teixeira disse...

Isaltino Morais: 7 anos de prisão. Finalmente fez-se justiça! Vejam algumas comparações no blogue O Flamingo.