segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Sókrates versus Sócrates



Sókrátes buscava o Conhecimento. O seu método para alcançá-lo era o diálogo e a humildade em formular todas as perguntas.
Sócrates prefere o Desconhecimento. O seu método para alcançá-lo é o monólogo e a arrogância de calar todas as perguntas.
Um pensamento de Sókrátes - Quatro características deve ter um juiz: ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente.
Um pensamento de Sócrates - Quatro características deve ter um juiz: não ouvir escutas, responder obedientemente, ponderar nos riscos que corre e decidir se quer continuar a ter emprego.
Sōkrátes provocou uma ruptura sem precendentes na Filosofia grega.
Sócrates provocou uma ruptura sem precendentes na auto-estima dos portugueses.
Sōkrátes tinha um lema: Só sei que nada sei.
Sócrates tem um lema: Eu é que sei.
Sōkrátes auto- intitulava-se "um homem pacífico"
Sócrates auto-intitula-se "um animal feroz".
Sōkrátes foi condenado à morte por cicuta.
Sócrates foi condenado pelas escutas.

Sōkrátes deixou-nos incontáveis dádivas.
Sócrates deixa-nos incontáveis dívidas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não há dúvidas que a única semelhança entre as duas personagens é o NOME. O que mais irá acontecer aos portugueses crédulos? Em quem depositaremos a nossa confiança? Em quem acreditar? Ainda bem que temos "jornalismo de buraco de fechadura" pois sem ele muitos de nós continuaríamos sem saber de nada, ou seja sem sabermos que estes "jovens políticos" forjados nas juventudes partidárias, filhotes de governantes e ex-governantes, nos andam a espoliar há muitos anos e nunca se lhes acaba a cobiça, até ao dia em que são apanhados. Entretanto, já enriqueceram todos à conta dos "otários" que somos nós.É um fartar de vilanagem! Pobre Portugal, tão mal governado.

J.S. Teixeira disse...

Brilhante!