sexta-feira, 20 de novembro de 2009

terça-feira, 3 de novembro de 2009

A FRAUDE

Têm alguns escribas da blogosfera Seixalense atacado de forma vil as afirmações que fiz num artigo de opinião sobre as eleições autárquicas relativas aos factos que se verificaram em Fernão Ferro, e que posteriormente publiquei neste blog.
É sabido que os membros que compõem as mesas de voto são indicados pelos Partidos Políticos, os quais devem fazer uma selecção criteriosa das pessoas que indicam. Deste modo os Partidos Políticos têm de ser responsabilizados pelas pessoas que indicam.
Eu fiz parte de uma mesa de voto, tendo sido indicado pela CDU, pelo que da minha actuação enquanto, membro da mesa, a CDU será sempre responsável.
Voltando a Fernão Ferro, na Assembleia-geral de Apuramento de Voto, da qual fiz parte, verificou-se que havia erros nas Actas das mesas 4 e 8 no que concerne à eleição para a Assembleia Municipal. Face a esses erros foi deliberado proceder-se à recontagem dos votos dessas mesas para a Assembleia Municipal.
Efectuada essa recontagem verificou-se que em ambas as mesas tinha havido votos que, no escrutínio provisório, haviam sido indevidamente contabilizados para o PSD.
Achei estranho que em ambas as mesas tivesse acontecido a mesma situação, pelo que, e numa altura em que a eleição do 11.º vereador para a Câmara Municipal era, por um voto, para o PSD, tomei a iniciativa de, na Assembleia-geral de Apuramento, propor que, para que não houvesse dúvidas, fossem contados os votos da mesa 8 para a Câmara Municipal. A minha proposta, de imediato secundada pelo Bloco de Esquerda, foi aceite pela Meritíssima Juíza que presidia à Assembleia-Geral de Apuramento.
Na contagem provisória o PSD na mesa 8 tinha tido 113 votos.
Os votos foram recontados e quem, primeiro, os recontou disse que o PSD apenas tinha tido 112 votos para a Câmara Municipal. Se tal fosse verdade o 11.º Vereador voltaria para o BE. A assembleia decide recontar os votos do PSD e quem faz a recontagem conta 113 votos para o PSD. O 11º Vereador voltava a ser eleito pelo PSD e, enquanto o representante do Bloco desesperava, o representante do PSD na Assembleia já fazia a festa.
É neste contexto que decido agarrar nos votos do PSD e recontá-los novamente.
Todavia para além de os recontar decidi verificar esses votos que estavam a ser contabilizados para o PSD um a um, e eis que descubro que no meio dos votos que, supostamente, deviam de ser todos do PSD, estavam 2 votos que eram do BE e que alguém, na contagem provisória, fraudulentamente, havia colocado no meio dos votos do PSD.
Em consequência da minha iniciativa a eleição do 11.º vereador para a Câmara foi definitivamente para o Bloco de Esquerda.
Ou seja se eu não tivesse tido a decisão de, primeiro, propor a recontagem dos votos para a Câmara Municipal na Mesa 8 de Fernão Ferro e depois verificar um a um os votos do PSD nessa mesa, o 11.º Vereador tinha sido eleito pelo PSD, não por ser essa a vontade da população deste concelho, mas sim porque alguém, que tinha estado na Mesa 8 de Fernão Ferro, tinha feito BATOTA e conseguido que 2 votos que eram do BE fossem contabilizados para o PSD.
Deste modo senão fosse a decisão que tomei, o 11.º Vereador para a Câmara do Seixal teria sido eleito FRAUDULENTAMENTE pelo PSD. E digo FRAUDULENTAMENTE porque, repito, tal eleição não teria sido por vontade da população do concelho do Seixal, mas por alguém que foi indicado por um partido para estar numa mesa de voto fez BATOTA de modo a beneficiar FRAUDULENTAMENTE o PSD!
Quem foi esse alguém, não sei, só sei que era membro, ou delegado, da Mesa 8 de Fernão Ferro, e não acredito, e ninguém acreditará, que esse alguém tivesse sido indicado pela CDU, pelo PS, pelo CDS ou pelo BE, pois é óbvio que ninguém iria ter a ousadia de fazer BATOTA em beneficio de uma força politica que não fosse a sua! É assim para mim óbvio que quem fez BATOTA, que podia ter tido implicações sérias nos resultados eleitorais, foi alguém indicado pelo PSD e o PSD tem de assumir a responsabilidade pelos membros que indica para as mesas.
Tudo o supra exposto pode ser comprovado pelos membros que estiveram na Assembleia-geral de apuramento, onde repito, estava uma Juíza de Direito.
Da minha parte, fiz o que tinha a fazer, primeiro evitei uma fraude e depois denunciei publicamente o ocorrido de modo a que, em futuros actos eleitorais, se tenha mais cuidado com as pessoas que se indicam para as mesas, de modo a que situações como as que descrevi, que em nada abonam a democracia, não se voltem a verificar.
Compreendo a irritação do PSD e dos bloguistas laranjas, mesmo os que se apelidam de verdes, contra a minha pessoa, pois senão fosse eu, tinham eleito, contra a vontade da população do Seixal, o 11.º Vereador.
Em consciência, fiz o que devia ter sido feito, e com isso impedi que a fraude acontecesse, tendo denunciado publicamente a situação, de modo a que, em futuros actos eleitorais, todos tenham mais atenção e estas situações não se voltem a repetir.
A perda de um vereador foi doloroso para o PSD, todvia devem procurar internamente os responsáveis pelo desaire eleitoral que tiveram e não virem ameaçar-me com processos judiciais. Se o PSD me quiser processar pelas decisões que tomei, estão à vontade! Eu estou por cá para me defender e provar tudo aquilo que afirmei, sendo certo que o PSD já devia saber que não tenho medo de ameaças e que não será com processos judiciais que calarão as denuncias que entendo fazer à população deste concelho onde nasci e sempre vivi!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS NO SEIXAL DE A a Z

Abstenção: Durante 4 anos a oposição afirmou que a CDU só ganhava as eleições no Seixal devido à abstenção, afinal a abstenção diminuiu e a CDU ganhou e aumentou de votação.
Batota: O que o PSD fez em Fernão Ferro tentando contabilizar como seus votos nulos ou expressos noutras forças politicas
CDU: A grande vencedora das eleições autárquicas, reforçando a maioria absoluta em todos os órgãos autárquicos, demonstrando a vitalidade do seu projecto autárquico.
Derrotados: O PS e o PSD foram os grandes derrotados destas eleições. A população deste concelho rejeitou o modelo de desenvolvimento apresentado pelos candidatos desses partidos baseado em revistas cor-de-rosa e desfiles de moda.
Eduardo Rosa: A primeira vez que se candidatou a Presidente da Junta de Corroios e uma grande vitória, ganhando a maioria absoluta e demonstrando a acerto da escolha efectuada pela CDU para substituir o carismático Brazio Romeiro.
Fernão Ferro: A única freguesia em que a CDU não teve maioria absoluta, mas mesmo assim reforçou a sua votação ficando a poucos votos do objectivo. Carlos Pereira na última vez que se candidata merecia que a população lhe tivesse dado a maioria absoluta.
Gato Fedorento: Mostraram ao país inteiro o ridículo das propostas que o PS tinha para este concelho.
Hino: Parabéns à CDU e aos Toca Rufar pela belíssima "Canção do Seixal", que tenho a certeza vai passar de hino da CDU a hino do concelho do Seixal.
Internet: Teve papel importante nestas eleições. Vai ficar na recordação de todos as excelentes montagens do blog "O Flamingo", http://o-flamingo.blogspot.com/, ridicularizando a falta de ideias da oposição.
Juventude: Há muito que a oposição afirmava que a derrota da CDU no Seixal era um problema geracional e que o projecto CDU era um projecto envelhecido. A realidade mostrou o contrário, a CDU ganhou em todas as mesas da Juventude e novos eleitores com percentagens superiores a 50%, pelo que foi a Juventude que deu a maioria absoluta à CDU. De salientar ainda os muito candidatos jovens da CDU que participaram activamente na campanha e demonstraram que o futuro do projecto autárquico da CDU
Luta Politica: Infelizmente a oposição em vez de lutar politicamente com a CDU, seguiu o caminho da mentira, mas a população deste concelho, uma vez mais demonstrou nada querer com mentiras e votou massivamente na CDU...
Monteiro, Alfredo: Reeleito Presidente da Câmara, demonstrando que valeu a pena ter defendido de forma intransigente os interesses deste concelho.
Nunes, Teresa: Reeleita Presidente da Junta de Freguesia de Arrentela com uma maioria reforçada, demonstrando que na politica a honestidade vence a idiotice das "casas de banho para cães"...
Odete Gonçalves: Reeleita Presidente da Junta da Amora, vendo a CDU recuperar a maioria absoluta na maior freguesia do concelho e entrou muita Juventude para a Assembleia da freguesia.
Paio Pires: A CDU mais uma vez ganhou esta freguesia reforçando a maioria absoluta, apresentado uma lista com muita juventude.
RÁDIO BAIA E JORNAL DO SEIXAL: De elogiar os debates que promoveram entre os candidatos aos diferentes órgãos autárquicos.
Seixal: Com a vitória da CDU o Seixal ficou a ganhar
Toni Benegas: Mais uma vez reeleito Presidente da Junta d Seixal conseguido a proeza da CDU passar a ter 7 membros na Assembleia de Freguesia, deixando o PS e o PSD, cada uma, com um eleito.
Único: O Seixal é único e com a vitória da CDU vai continuar a ser!
Votos nulos: É impressionante que o maior número de votos nulos seja de pessoas que se enganam a votar e em vez de pedirem novo boletim, decidem riscar a cruz que erradamente fizeram e fazerem nova cruz na lista em que pretendiam votar, o que originou que esses votos fossem anulados. Se não fossem estes votos serem anulados a CDU teria eleito o 7.º vereador.
X: Empate técnico entre o Bloco de Esquerda e o PSD para a eleição do 11.º vereador, o que originou uma assembleia geral de Apuramento empolgante em que o vereador eleito no escrutínio provisório passasse na Assembleia de Apuramento para o PSD, para de seguida voltar ao BE, e depois regressar ao PSD, até ser descoberto que o PSD em Fernão Ferro tinha fraudulentamente contabilizado votos do BE como se fossem seus e descoberta a marosca o vereador ficou para O BE.
Zás: Perderam as eleições, quebrou-se o verniz e zangaram-se as comadres… No PS e PSD sucedem-se os pedidos de demissão de Samuel Cruz e Paulo Cunha!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

JUNTOS CONSTRUÍMOS UMA GRANDE VITÓRIA

Para melhor se compreender a grandeza da vitória da CDU no Seixal é necessário conhecerem-se os números finais dos diversos escrutínios;

Para a Câmara Municipal a CDU aumentou a sua votação em 3710 votos passando de 44,7% para 47,8%, mantendo-se a Maioria Absoluta;

Para a Assembleia Municipal o aumento foi de 3270 votos, passando de 43,1 para 45,6%;
Na Aldeia de Paio Pires subiu-se a votação em 482 votos, passando-se de 49,8 para 55,6%, aumentando o nº de eleitos de 7 para 8, reforçando-se assim a Maioria Absoluta;
Na Amora a votação foi superior em 748 votos, passando-se de 43,8 para 45,8%, aumentando o nº de eleitos de 10 para 11, reconquistando-se assim a Maioria Absoluta;
Na Arrentela o aumento foi de 701 votos e passou-se de 48,7 para 52,5%, mantendo-se a Maioria Absoluta.
Em Corroios aumentou-se a votação em 1291 votos, subindo-se em percentagem de 40,6 para 45,3%, aumentado o nº de eleitos de 9 para 10, reconquistando-se a Maioria Absoluta;
Em Fernão Ferro subiu-se 450 votos, aumentando a percentagem de 37,8 para 39,4 %, ficando mais perto de se alcançar a Maioria Absoluta, o que irá acontecer seguramente em 2013;
Finalmente no Seixal alcançaram-se mais 73 votos, passando a percentagem de 59 para 63%, aumentando o nº de eleitos de 6 para 7, reforçando-se a Maioria Absoluta (7 eleitos da CDU, 1 do PS e 1 do PPD);

Fica assim bem claro a confiança cada vez maior que a população do Concelho deposita nos Eleitos da CDU, e como repudia as mentiras, as provocações, a demagogia, os golpes sujos, que os candidatos da oposição espalharam durante a campanha.

VIVA O SEIXAL
VIVA A CDU

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Seixal de Parabéns

A Coligação Democrática Unitária, força que integra o Partido Comunista Português, o Partido Ecologista "Os Verdes", a Intervenção Democrática e muitos independentes mereceu, mais uma vez, a confiança da população do concelho do Seixal. A CDU viu a sua votação reforçada em relação a 2005 em mais 3 pontos percentuais, para a Câmara Municipal, mantendo a maioria absoluta dos mandatos. Também saiu reforçada do escrutínio para a Assembleia Municipal e para as Assembleias de freguesia, mantendo o número de representantes na AM e a presidência de todas as freguesias do concelho.
Esta é mais uma prova do excelente trabalho que os autarcas CDU têm realizado e da confiança que a população do Seixal tem nos seus eleitos. É igualmente um acréscimo de força e ânimo para este novo mandato onde se adivinham novas lutas. Por outro lado, é também a prova que a demagogia, mentiras e irresponsabilidades de algumas das outras forças presentes nas eleições não foi a melhor estratégia para eles, pois o Seixal merece mais.
Realço ainda que a CDU se mantém como a força mais votada na península de Setúbal, onde apenas não tem a presidência de uma câmara municipal. A nível nacional a CDU recuperou algumas e perdeu outras autarquias (algumas com explicações óbvias...), mas mantém intocável a sua implantação e prestígio autárquico.
A CDU AVANÇA, COM TODA A CONFIANÇA!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Domingo vota CDU


Dentro de poucas horas encerra a campanha eleitoral e amanhã é dia de reflexão, portanto o SEIXAL SIM faz um último apelo ao voto na CDU. É importante que todos vão votar, que não falte um único voto na CDU.

DOMINGO VOTA CDU! VAMOS CONSTRUIR JUNTOS UMA GRANDE VITÓRIA!


Candidatos Humoristas

Depois de Paulo Cunha ter inspirado os Contemporâneos com a sua tentativa ridícula de se identificar com Barack Obama, são agora os candidatos do PS às autárquicas no Seixal que motivaram os Gato Fedorento. E neste caso nem foi preciso fazerem nada, para soltar boas gargalhadas bastou passarem os seus vídeos de campanha:



Apesar de ter uma componente divertida, por outro lado é preocupante a qualidade dos candidatos do PS e PSD às autárquicas no Seixal. Mesmo sendo apoiante da CDU gostava, sinceramente, que os candidatos das outras forças tivessem capacidades para serem candidatos e levassem o Poder Local mais a sério.

Novos serviços online da CMS

A partir de quinta-feira, dia 8 de Outubro, a Câmara Municipal do Seixal passa a contar com novos Serviços On-line no site da autarquia, em www.cm-seixal.pt.

Tratam-se de Serviços On-line de segunda geração, onde serão prestadas informações úteis sobre vários serviços municipais, permitindo ainda a submissão electrónica de formulários, transacções on-line e consulta de processos.

Estes Serviços de segunda geração foram distinguidos com o selo de Boas Práticas de 2009, a nível europeu, no âmbito do governo electrónico.

Estão integrados no projecto municipal de Balcão Único de Atendimento, financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), e fazem parte de uma estratégia de modernização administrativa que a Câmara do Seixal iniciou em 2004.

O Balcão Único de Atendimento materializa-se num novo modelo de atendimento único multicanal, orientado para a satisfação das necessidades dos Munícipes e de acordo com as boas práticas nacionais e internacionais sobre estas matérias, que visam a simplificação, desburocratização e desmaterialização de processos.

Para além do atendimento presencial no novo edifício da Autarquia na Quinta do Outeiro, no Seixal, nos Serviços Operacionais, na Cucena, nas sete Lojas do
Munícipe e na Loja do Cidadão a instalar no concelho em 2010, é possível o atendimento por telefone e através dos Serviços On-line.

É de salientar que estão disponíveis mais de 170 serviços municipais, dos quais 84 têm formulários electrónicos para submissão de pedidos.

Com estes serviços, a população será beneficiada, resultando em:

- Melhoria da satisfação relativamente a uma nova face do atendimento municipal;
- Economia de tempo em deslocações e em filas de espera;
- Aumento da transparência na relação com a Câmara;
- Possibilidade de utilização do cartão de cidadão para registo e autenticação;
- Possibilidade de acompanhamento da tramitação de cada pedido submetido;
- Disponibilização de toda a informação associada a cada pedido, desde legislação, regulamentos, custos, elementos instrutórios, serviços relacionados, formulário para impressão e aplicações específicas se for caso disso;
Integração directa dos pedidos com as aplicações de gestão da Câmara, o que facilita a celeridade na resposta;
- Após boa submissão, existe o fornecimento automático do número de registo do pedido, com visualização de toda a informação submetida, inclusive possibilidade de localização geográfica da pretensão;
- Disponibilidade de um espaço de conversação em tempo real com o Munícipe, de forma a prestar esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento da plataforma.

Notícia do Rostos On-line

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

É já no Domingo

No debate com os candidatos à Câmara Municipal do Seixal, que teve lugar na Náutica do Seixal na passada terça-feira, os participantes tiveram vários privilégios. Desde logo o de conhecerem a interessantíssima biografia do candidato do PSD, que fez questão de a repetir, não fosse alguém desconhecer que é advogado, que tem dois filhos, etc. Ficamos também a saber que o candidato do CDS quer um Seixal para os ricos, sem "tesos". Contudo, na minha opinião, o(s) momento(s) alto(s) da noite foi(foram) a sucessão de gaffes de Samuel Cruz, que estava numa noite particularmente inspirada, com a sua postura característica de quem está sempre a gozar com tudo (em especial consigo próprio).
O candidato da CDU e actual presidente da CMS, Alfredo Monteiro, destacou as principais conquistas e obras do mandato 2005-2009 e apresentou as linhas mestras do programa para 2009-2013, realçando que o projecto da CDU é um projecto partilhado, que só faz sentido com a participação de todos.
Como seria de esperar, os representantes dos partidos que sempre se opuseram à construção do Hospital do Seixal, ou pelo menos nada fizeram por ele, tentaram mostrar-se agora como os maiores defensores do Hospital. A intervenção de alguns candidatos do BE também me surpreendeu, pois ainda há três anos consideravam que a ideia de um Hospital no Seixal era um "fetiche" do Presidente da Câmara (pode ser comprovado aqui).
A ideia final com a fiquei é que o projecto da CDU no Concelho do Seixal sairá reforçado das eleições de Domingo. Isto, por um lado, porque as outras candidaturas não têm ideias, projecto, força, ânimo, entusiasmo, credibilidade (sendo que uma ou duas são mesmo uma caricatura de candidatura, pois não acredito que sejam levadas a sério). Mas as razões principais são, sem dúvida, a consistência, a força, o apoio popular, a competência, o amor ao Concelho evidenciados pela CDU.
Dia 11 vamos construir uma grande Vitória. É fundamental que todos vão votar.

No AVANTE! de hoje

Vale a pena votar na CDU
Um projecto de futuro!


Obra feita e um projecto de futuro protagonizados por quem faz do «Trabalho, Honestidade e Competência» mais do que um lema, uma forma de estar na actividade autárquica. Estas são apenas algumas razões que justificam o voto na CDU no próximo domingo

Nas múltiplas acções em que participou no âmbito da campanha eleitoral para as autárquicas, Jerónimo de Sousa sublinhou alguns dos traços distintivos do projecto autárquico da CDU. Um projecto cuja qualidade é facilmente comprovável no magnífico trabalho realizado nas centenas de autarquias por si geridas. Que, aliás, nem os próprios adversários políticos se atrevem a desmentir.
Na opinião do Secretário-geral do PCP, o simples facto de ter um projecto distingue a CDU das outras forças políticas, que acusou de terem ideias avulsas. Além disso, acrescentou, alicerça-se nos sonhos e aspirações da Revolução de Abril, que punha o povo no centro das preocupações da actividade política. No Seixal, testemunhando a obra ímpar ali realizada pela coligação, Jerónimo de Sousa afirmou mesmo que «foi para isto que Abril foi feito».
Outra marca distintiva da acção da CDU é o incentivo que é dado à participação popular. Nas autarquias da CDU, afirmou o Secretário-geral do PCP, «não nos lembramos das pessoas só de quatro em quatro anos para lhes pedirmos o voto», disse em Évora. Pelo contrário, os eleitos da coligação preocupam-se em saber o que pensam, desejam e sonham as populações, ouvindo permanentemente as suas críticas e agindo em conformidade. A apresentação e discussão pública de projectos e o debate público das opções orçamentais são apenas algumas das formas de participação em que os eleitos comunistas e seus aliados foram pioneiros.
Dias antes, no Seixal, o dirigente do PCP tinha valorizado que o povo desse concelho, com o estímulo das autarquias, «nunca baixou os braços, não se tendo limitado a ser figurante, mas sim protagonista e construtor do seu próprio futuro». «Só por isso, já valia a pena votar na CDU», valorizou Jerónimo de Sousa.
Os grandes avanços culturais e desportivos nos concelhos e freguesias geridos pela CDU constituem também uma marca indelével de um projecto único. Não apenas fazendo mas sobretudo apoiando quem o faz – o movimento associativo popular. O número de associações existentes nos municípios CDU e a sua actividade são provas incontornáveis desta realidade.
Revelador é também o facto de só a CDU inscrever no seu programa a defesa dos interesses dos trabalhadores das autarquias. É que não é possível realizar um trabalho como aquele que a CDU possui sem valorizar a «maior riqueza das autarquias, quem lá trabalha», afirmou numa das iniciativas.
A CDU é ainda a «única força» que defende claramente a defesa do carácter público dos vários serviços, com especial destaque para a água. Em Évora, Viana do Alentejo e Estremoz, por exemplo, Jerónimo de Sousa chamou a atenção para os apetites dos grandes grupos económicos face àquele que pode ser o «negócio do século XXI». «No resto, podemos cortar, mas na água não», lembrou o dirigente do PCP, para quem, com a CDU, «a água é e será um bem público».
O Secretário-geral do PCP guardou ainda uma palavra, nas várias iniciativas em que participou, para uma diferença marcante entre a CDU e todas as outras forças políticas: «Quando o PS, do alto da sua maioria absoluta, lançou a sua ofensiva contra os direitos das populações – ao trabalho, à educação, à saúde, à Segurança Social – foi a CDU e os seus eleitos, e só eles, que estiveram ao seu lado.»

Uma força a crescer

Desde 1989 que a CDU não apresentava tantas listas a umas eleições autárquicas. Ao escrutínio do próximo domingo, a coligação que une comunistas, ecologistas e tantos e tantos cidadãos independentes concorre a 2275 freguesias e a 301 municípios – todos os do continente e Região Autónoma da Madeira e a 12 dos 19 da Região Autónoma dos Açores. Trocado por miúdos, isto representa cerca de 45 mil candidaturas.
Entre estes milhares de candidatos, quase 40 por cento não pertence a nenhum dos dois partidos, PCP e PEV, que formam a coligação. O que confirma de forma indesmentível o carácter profundamente democrático e unitário da CDU. Também a presença de mulheres nas listas faz da CDU uma força ímpar. Nunca tendo precisado de quotas para garantir a participação de mulheres, 38 por cento dos candidatos a estas eleições são mulheres. Das quais 103 são cabeças de lista a órgãos municipais.
Para quem não tem medo das palavras, a CDU também dá mostras de uma profunda renovação e rejuvenescimento nas suas listas – significando o que elas significam e não o que outros desejariam que significassem. Dos candidatos concorrentes a estas eleições, 35 por cento têm menos de 40 anos. E dos candidatos que pela primeira vez encabeçam as listas municipais, um terço fazem-no pela primeira vez. Aliada à experiência de muitos eleitos que prosseguirão o seu trabalho, a energia e empenho da juventude é uma sólida garantia do futuro do projecto da CDU.

Em 2005
percentagem, mais maiorias


Em 2005, a CDU obteve um grande resultado nas eleições autárquicas. Foi, então, a única força a aumentar o número de presidências de câmaras municipais, passando a dirigir os destinos de 32 municípios do País (em 2001, vencera em 28). Foi na noite de 9 de Outubro de 2005, que os activistas da CDU celebraram efusivamente a reconquista da maioria em municípios como o Barreiro, Marinha Grande, Sesimbra, Alcochete, Vidigueira e Barrancos, bem como a conquista, pela primeira vez, de Peniche.
Também a nível de votos, a CDU avançou, tendo recebido 650 mil para as freguesias. No que respeita aos mandatos, elegeu em 2005 mais 135 candidatos do que quatro anos antes. Atingiu, assim, um total de 3498 eleitos em todos os órgãos autárquicos. Nas freguesias, a coligação venceu em mais 15, passando a ser a força maioritária em 247.

Os Sublinhados são meus, o texto original está aqui

sábado, 26 de setembro de 2009

TÃO AMIGOS QUE NÓS ÉRAMOS...

Até que a mandatária nos separou...

Em inícios de Setembro, o candidato do PS à Câmara Municipal anunciou que tinha uma mandatária para a Juventude. Uma mandatária saída das Revistas “Cor-de-rosa” e que tinha como atributos ser ex-esposa de um futebolista e um “corpinho” de manequim… Ligações ao concelho do Seixal não tinha nenhumas! Para o candidato do PS tal não constituía qualquer problema, o que interessava é que a rapariga, por amizade, tinha aceite ser sua mandatária, o que para Samuel Cruz, representava algo de muito "positivo" para o concelho do Seixal, sem dizer o quê...
Mais disse o candidato do PS que ia “passar os próximos meses com a mandatária”, algo que não se percebia muito bem pois as eleições realizavam-se um mês depois… Passados dias os Jornais locais enchem páginas a anunciar a visita da mandatária a uma Associação local, sendo de realçar que a mandatária no final da visita terá dito que não sabia que havia pobreza... Esta afirmação apenas demonstra que a "mocinha" não conhece a realidade que a rodeia e que vive uma vida cor-de-rosa.
Entretanto veio o candidato do PSD escrever sobre a escolha do candidato do PS, brincando com a idade da mandatária e com a inteligência da mesma, mas dizendo que a mandatária não lhe saia da cabeça...
Costuma o povo dizer que quem “desdenha quer comprar” e era o que acontecia com o candidato do PSD, pois, passados poucos dias, era ver o rapaz todo risonho a aparecer no Correio da Manhã ao lado da mandatária do PS, mostrando que tinham ido os dois ao Estado de Alvalade ver um jogo do Sporting. Ao que sei o candidato do PSD até é do Benfica, mas isso pouco interessa pois o interesse dele era a mandatária! E pela mandatária o candidato do PSD até passava a ser do Sporting!
E logo no dia seguinte, o mesmo Correio da Manhã, dizia em noticia de página que aquela ida do candidato do PSD com a mandatária do PS ao estádio de Alvalade não tinha sido casual, pois ambos já tinham sido vistos juntos em outros locais...
Face a esta “noticia”, o candidato do PSD logo veio dizer que se tinha enganado quanto à mandatária e que as suas constantes aparições ao lado da mesma não queriam dizer nada e que tudo estava esclarecido com o candidato do PS, a quem felicitava pela escolha da mandatária... Só que a mandataria veio dizer que já não era mandatária do PS e o candidato do PS veio dizer que a "rapariga" queria era dinheiro.
Então não era pela amizade? E vêm-se para a “praça pública” dizer que uma mulher nos deu "tampa" porque queria dinheiro. Francamente… Ao qu’ isto chegou!
Entretanto, parece que como represália por o candidato do PSD ter ficado com a mandatária, o PS recusou-se a subscrever um pedido do PSD de convocação de uma Assembleia Municipal Extraordinária e o PSD, ao contrário do que prometeu, já não vai pagar € 6.000,00 aos jornais locais, possivelmente, porque o seu candidato gastou esse dinheiro para aparecer no Correio da Manhã ao lado da mandatária, ou terá sido com a mandatária? É que no dizer do candidato do PS, o que a mandatária queria era dinheiro... E se queria dinheiro ao PS, será que preferiu o PSD por lhe ter pago mais?…
Caros leitores tudo isto é triste, mas tudo isto demonstra aquilo que já escrevi várias vezes, ou seja que os candidatos do PS e do PSD não estão preparados para serem Presidentes da Câmara do Seixal...
As suas preocupações não são o desenvolvimento do concelho do Seixal e o bem-estar da sua população, mas sim quem fica com a mandatária, e quem aparece ao lado da mesma no Correio da Manhã...
Tudo o supra exposto demonstra que em 11 de Outubro a população deste concelho vai ter de optar entre votar naqueles que defendem intransigentemente os interesses do concelho do Seixal e das suas populações, como é o caso da CDU, e aqueles que nada fazem por este concelho e que metem outros interesses acima dos interesses do concelho do Seixal e das suas populações, ou seja o PS e o PSD, por isso em 11 de Outubro ninguém pode ficar em casa, pois temos de defender, com o nosso voto, o futuro do concelho do Seixal e para isso só existe uma opção, o VOTO na CDU!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

NADA É POR ACASO

Em semanas marcadas pelas notícias sobre o Seixal em diferentes jornais nacionais, convém recordar vários factores que condicionam e moldam muitas vezes as mentes mais inquietas:

- O DN sempre foi um jornal pró-PS. Basta ver que pertence ao grupo Controlinveste, de Joaquim Oliveira, o mesmo que detém a Sport TV, o JN, a TSF e esteve envolvido na questão do 5ºcanal de televisão, onde estava bem colocado junto a Augusto Santos Silva, para ver se caía mais alguma coisa para tão rico património.

- O PS, como é óbvio, controla a imprensa em Portugal. O poder sempre se encarregou de ter a comunicação social por perto. Várias razões para isso: é um veículo de transmissão de notícias, é um influenciador de massas e através dos diferentes formatos, chega a todos os públicos.

- Em ano de eleições autárquicas, e tendo a Península de Setúbal apenas um concelho do PS, é notória a tentativa de arredar dos diferentes Orgãos Municipais (Almada, Alcochete, Setúbal, Seixal, Sesimbra, Moita e Barreiro) a CDU.

- Nem que para isso recorra a estrelas do Jet-Set, à mentira, à calúnia, ao fácil aproveitamento político e à intoxicação intelectual, sempre pródiga no PS, mais ainda com a presença de um “Sócrates” á sua frente.

Por isso, não estranhei a notícia do DN onde se fala que o Presidente da Câmara do Seixal pode vir a ter de pagar cerca de 400 mil euros. Mas o problema não está no título da notícia, está no seu conteúdo, ou seja, dizer que o Presidente da Câmara do Seixal ganha cerca de 4000 Euros por mês terá alguma relevância para o principal tema da notícia? É que para além de não se saber de onde veio a informação da IGF (Inspecção Geral de Finanças), o DN prontamente foi ouvir “alguns dos seus adversários políticos” e Alfredo Monteiro foi logo intitulado de pouco amigável e de não dar orçamento para os vereadores que não são do mesmo partido.


O principal motivo para este texto é que nada é por acaso. As redes mexem-se de uma forma célere e eficaz. No mesmo dia em que a notícia saía no DN, os “novos” placards de propaganda do PS estavam na rua. Coincidência? Ou talvez não? E houve um que me chamou particularmente a atenção: “1 Hospital no Seixal. Nós Fazemos” era a mensagem do PS para os habitantes do concelho. Não há dúvida que a Ministra da Saúde demorou muito tempo a decidir, não há dúvida que a mobilização das populações de Almada, Seixal e Sesimbra foi importante com o cordão humano na Península do Seixal, mas o PS é que fez… Fez aquilo que costuma fazer sempre: adulterar factos e quando assim é, a propaganda demagógica faz com que as pessoas acreditem mais na mentira do que na verdade.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Canção do Seixal



Aqui fica, para todos conhecerem, o belo hino Canção do Seixal que celebra o nosso concelho e conta com a participação de muitos artistas consagrados. E como diz a própria letra: O Seixal somos nós, o Seixal sou eu!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Um advogado que não sabe de leis...

Samuel Cruz, não sabendo o que dizer, mas achando que tem que falar, veio acusar a Câmara Municipal do Seixal de não actualizar o valor patrimonial da Quinta da Atalaia, beneficiando o PCP e prejudicando o Municipio do Seixal.
Tais afirmações são autenticos disparates, e sobre as mesmas deixo a nota de imprensa do PCP:
"Tendo tomado conhecimento de uma nota de imprensa do Partido Socialista sobre o valor patrimonial da Quinta da Atalaia, na qual o candidato do Partido Socialista a Presidente da Câmara do Seixal afirma estar indignado por a Câmara do Seixal não actualizar o valor matricial da referida Quinta o que beneficiaria o PCP no pagamento de IMI e prejudicaria o Município do Seixal, a Comissão Concelhia do Seixal do PCP, vem prestar os seguintes esclarecimentos:
1- Nos termos do disposto no Código do IMI a actualização dos valores patrimoniais dos prédios rústicos é efectuado pelo Serviço de Finanças, pelo que a Câmara Municipal do Seixal não tem qualquer responsabilidade na fixação do valor patrimonial da Quinta da Atalaia.
2- Acresce que o valor patrimonial da Quinta da Atalaia não tem qualquer repercussão no valor do IMI a pagar pelo PCP, porquanto os Partidos Políticos, nos termos do disposto na alínea d) do n.º 1 do artigo 10.º da Lei 19/2003 de 20/6, estão isentos do pagamento do IMI.
3- Quanto ao afirmado pelo candidato do Partido Socialista, tais afirmações apenas demonstram que – para além de não conhecer o concelho do Seixal e não ter propostas para o mesmo – Samuel Cruz, apesar de afirmar no seu currículo ser licenciado em direito, nada sabe sobre Leis, e que quem não sabe do seu oficio, nunca saberá gerir uma Câmara Municipal.
4- O PCP e a CDU ao contrário dos seus adversários políticos continuarão a fazer a sua campanha eleitoral junto da população, esclarecendo e apresentando propostas para uma vida melhor no Concelho do Seixal e no país. Compreendemos que PS/PSD não tendo propostas para o concelho do Seixal e para Portugal e sendo os principais responsáveis pela difícil situação que em que se encontra o povo português tenham necessidade de fazer campanha assente em mentiras e criando factos políticos que em nada contribuem para a melhoria das condições de vida das populações."
Como licenciado em direito não posso deixar de lamentar que Samuel Cruz, por "politiquice barata", tivesse proferido os disparates juridicos que disse. Mas as afirmações ficam para quem as faz, e com as afirmações feitas Samuel Cruz só se descredibilizou como politico e principalmente como advogado que diz ser!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Viva a Festa do Avante!



No último fim-de-semana teve lugar a 33ª edição da Festa do Avante!, na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal. Se não for a maior festa do mundo é, sem dúvida, a melhor. É a festa da amizade, da solidariedade, do sonho, da convicção, do convívio, de Abril, da paz e da juventude, sobretudo e cada vez mais da juventude.
Nesse pequeno Mundo de cerca de 20 hectares e 3 dias encontramos gastronomia de todo o país e de todos os países, música (desde a tradicional até ao rock, e mesmo Ópera) e desporto. Lá há também teatro, cinema, debates, artes plásticas, exposições, ciência, artes circenses, etc.… Enfim, todas as manifestações culturais têm lugar na Festa. E claro que não se podem esquecer os grandiosos comícios de abertura e encerramento.
Ainda nunca conheci ninguém que tenha ido à Festa e não tenha gostado, e com vontade de voltar no próximo ano. Claro que para os militantes e amigos do PCP que preparam, constroem e contribuem para a realização da Festa, o seu sucesso é a melhor recompensa. Mas todos os Seixalenses devem sentir um orgulho especial na Festa do Avante!. Mesmo que não sejam comunistas, e mesmo que tenham outras convicções políticas.
É que a realização deste evento de grandeza incomensurável, que traz milhares e milhares de pessoas ao nosso concelho, que nele proporciona toda aquela oferta cultural e até contribui de forma significativa para a actividade económica no Seixal é motivo de orgulho para todos nós. É também, e apesar do silenciamento a que os media dominantes submetem a Festa, um contributo para a divulgação e afirmação do Concelho do Seixal, a nível nacional e internacional.
O Seixal Sim!, como o nome indica, pretende contribuir para a afirmação do Seixal e é por isso que destacamos aqui o enorme sucesso que foi a edição deste ano da Festa do Avante!, porque o sucesso da Festa é também sucesso do Concelho do Seixal e dos seus habitantes.
Há contudo pessoas tão infelizes no nosso Mundo que nutrem um ódio de estimação pela Festa do Avante!, que é tão querida de todos nós. É compreensível que assim se sintam quando sabem que (muitos) militantes dos seus partidos (PS e PSD) não resistem e todos os anos estão lá e são muito bem recebidos, e desejamos que voltem todos os anos. Mas qualquer palavra utilizada a falar deste tipo de gente é uma palavra perdida.
O que devemos de facto destacar é o enorme sucesso da Festa, o orgulho que todos os seixalenses têm em que a Festa se realize no nosso concelho e que… já só falta um ano para a Festa do Avante! 2010.
Entretanto podes consultar AQUI todas a quintas-feiras o jornal Avante! e comprá-lo nos centros de trabalho do PCP e em muitos quiosques.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Só se estraga uma casa

Falta um mês e pouco mais que uma semana para as eleições autárquicas, no comunicado de imprensa do PS onde apresenta a mandatária da juventude para o concelho do Seixal a ex-mulher do Beto. Samuel Cruz e a sua mandatária, afirmam que irão desenvolver contactos com os jovens para os cativarem durante os próximos meses, isto quando estamos a cerca de um mês das eleições autárquicas.

Afinal, parece que quem nem sequer sabe quando são as eleições é o candidato do PS, é caso para dizer que estão muito bem um para o outro(só se estraga uma casa) e que felizmente em 11 de Outubro a população do Concelho do Seixal demonstrará uma vez mais que gente desta não serve os interesses da população do nosso Concelho.

domingo, 30 de agosto de 2009

Ela até pode mandatar algumas coisas, mas para isso não são necessárias eleições.




A rapariga que está à esquerda na foto a mulher ou ex mulher do jogador de futebol beto que provavelmente não sabe bem onde ficará o concelho do Seixal foi convidada pelo PS para ser a mandatária da juventude para o concelho do Seixal.

O PS depois de ter escolhido Carolino Patrocínio para mandatária da juventude a nível nacional e que tem como grande causa para os jovens os caroços das cerejas e as grainhas das uvas, brinda o concelho do Seixal com a aquisição da mulher de um jogador de futebol.

Não conhecendo a senhora, resta-me analisar o profundo conhecimento que a mesma demonstra do Concelho e segundo a entrevista dela ao 24 horas diz que após uma conversa com o candidato do PS ficou a conhecer bem o projecto para o Concelho do Seixal.

Diz a senhora que não sabe nem precisa de saber quantos habitantes tem o Seixal e diz também que as eleições são daqui a quatro anos.
Perante tanta sabedoria e conhecimento ficamos conversados acerca do projecto do PS para o Concelho do Seixal.

Esta é só mais uma demonstração do miserável projecto do PS para o Concelho do Seixal (não estão em causa os atributos físicos da senhora), mas de facto num concelho que se caracteriza por ser dos mais jovens do país, com imensos jovens que se destacam nas mais diversas áreas, o PS escolher esta senhora para mandatária só revela a incapacidade e desconhecimento da vida do nosso Concelho.

Não resisto a transcrever parte do editorial do 24 Horas jornal que promove alguma destas “destacadas figuras da sociedade” e que melhor do que ninguém saberão do que a casa gasta: “ O PS Seixal resolveu investir nesta moda de convidar gente conhecida para mandatária de qualquer coisa. E a escolhida foi Filipa Castro, também conhecida por Filipa Severo, mas mais conhecida ainda por ex-mulher de Beto. Agora a pergunta é: mas o que é que Filipa Castro tem a dizer sobre o que quer que seja? Mas há algum jovem que sonhe ser como Filipa Castro? Há alguém que a tenha como modelo a seguir? O 24 Horas tentou então perceber se a escolha teria a ver com eventuais conhecimentos políticos ou locais da senhora. O resultado foi o esperado: nem a data das eleições ela sabe. Não é assim que se credibiliza a política. Não é assim que se ganham eleições. E não é, sobretudo, assim que se serve a população."

Agora acrescento eu, mas é assim que alguns, inclusive membros do PS tiram as restantes duvidas e constatam que o PS não serve a população.

sábado, 29 de agosto de 2009

Hospital no Concelho do Seixal - Foi difícil, mas foi nossa.

Neste post podes encontrar duas fotos retiradas daqui, um vídeo com a notícia sobre o Hospital (onde fala uma ilustre senhora da nossa Aldeia, a Dona Maria do Rancho Estrelinhas do Sul) e um volante da Câmara Municipal do Seixal.

Uma das curiosidades das fotos aqui colocadas é reparar que no Concelho do Seixal também já temos um emplastro, este não diz que é filho do Pinto da Costa, mas diz que é presidente.

Na Fidalga também tivemos oportunidade de ouvir a Ministra da Saúde dizer que tinha muito orgulho de estar numa terra de liberdade, num Concelho de Abril e que apesar de faltarem equipamentos de saúde da responsabilidade do governo, a Câmara Municipal do Seixal fez um bom trabalho sendo o Concelho do Seixal líder das cidades saudáveis (grande cabeção para os meninos do circo de Corroios).

Considero que a assinatura do protocolo foi um passo decisivo para a construção do Hospital no Seixal, mas devemos manter-nos vigilantes, pois sabemos bem o que se passou com Universidade Aberta a Câmara Municipal Do Seixal investiu num terreno (aquisição da Mundet) assinou um acordo com o governo, depois veio outro governo PS e mandou o protocolo às malvas.

Por isso a melhor garantia para o Hospital no Seixal ser uma realidade é votar na CDU para as legislativas e autárquicas pois somente os eleitos do PCP e do PEV estiveram sempre ao lado das populações e das comissões de utentes e já sabemos que PS/PSD não são de confiança.

A Conquista do Hospital no Seixal demonstra uma vez mais que vale a pena Lutar.










quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Parece que o homem não acerta uma...

As gaffes não param, depois de anunciar que ia visitar a 55 de Outubro, o candidato do PS anunciou que: "vai visitar, hoje dia 19, pelas 21h o Lusitano MotoClube."
Só que não há nenhum clube no concelho com esse nome!!!
Será que o homem queria dizer que ia visitar o GRUPO DE MOTARDS "OS LUSITANOS"...
È claro quem não conhece o movimento associativo, nunca o visita, e anda agora à pressa a visitar as colectividades, não sabe o nome das mesmas.
Caro Samuel faça como a CDU visite o movimento associativo ao longo dos 4 anos e não ande agora à pressa a querer demonstrar que se preocupa com as colectividades deste concelho... Se o fizer aprenderá facilmente o nome das mesmas!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

As Gaffes não param...

Pode ler-se no Jornal do Seixal:
"PS apresentou, segunda-feira as suas listas concorrentes às Eleições Autárquicas do próximo dia 11 de Outubro.

As listas entregues no Tribunal da Comarca do Seixal, concretizam a candidatura do PS às sete Freguesias do Concelho do Seixal, à Assembleia Municipal do Seixal e à Câmara Municipal do Seixal."

Não me paro de surpreender com esta candidatura do PS, é que só conheço 6 freguesias no Seixal... Mas o PS concorre a sete freguesias? Dão-se alvissaras a quem descobrir qual é a sétima freguesia?

sábado, 15 de agosto de 2009

Depois do Mercado da Verdizela, vem esta:

Samuel Cruz anunciou no seu blog:

Samuel Cruz vai visitar, pelas 21h 30, a Sociedade Musical 55 de Outubro em Paio Pires.

Alguém me sabe informar onde fica a 55 de Outubro?

Sempre me ensinaram que Outubro tinha 31 dias, parece que o candidato do PS descobriu mais dias...
Ou será que inventou novas colectividades?

A verdade é que quando não se conhece o concelho as gafes são constantes!

CDU entregou listas no Tribunal


A CDU foi até ao momento a única força política que entregou as listas às próximas eleições autárquicas no Tribunal a noticia pode ser consultada aqui (apesar de haver um facto que foi deveras curioso e delicioso que foi distorcido).

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ASSIM SE VÊ O BOM TRABALHO EFECTUADO

A Assembleia Municipal na ultima sessão aprovou por unanimidade uma Moção que reconhece que a Câmara Municipal do Seixal “sempre tem tido uma politica de apoio às organizações juvenis, desenvolvendo a criatividade e a participação da juventude do concelho”, e ainda que “O trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal do Seixal em articulação com as organizações juvenis tem apresentado bons resultados” … Se à votação unânime, se acrescentar que tal moção foi apresentada pelo deputado do PSD Miguel Pina Martins é caso para afirmarmos que ao fim de 4 anos até o PS e o PSD tiveram de se render às evidências e reconhecer publicamente o bom trabalho desenvolvido pela CDU na Câmara do Seixal!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A CONFISSÃO DE UMA DERROTA!

É sabido que a Drª Clara Carneiro é a nº 2 da lista do PSD à Câmara Municipal do Seixal.
Verifico que nas listas do PSD às eleições legislativas, a Drª Clara Carneiro é a nº 7 da lista de Lisboa, ou seja um lugar elegivel, pois nas ultimas legislativas o PSD elegeu 12 deputados em Lisboa.
Se tivermos em consideração que nas ultimas eleições autárquicas, o PSD elegeu dois vereadores para a Câmara Municipal do Seixal, somos obrigados a concluir que o PSD, ao colocar a Drª Clara Carneiro em lugar elegivel para a Assembleia da Republica, não acredita na candidatura do Drº Paulo Cunha à Câmara Municipal do Seixal, pois já dá com certo que o PSD não só não ganha a Câmara do Seixal como ainda vai perder um vereador e por isso trataram de arranjar um lugar na Assembleia da Republica para a Drª Clara Carneiro...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A VERDADE

Na última Assembleia Municipal, que tinha como ponto principal o Hospital do Seixal, a bancada da CDU interveio através de Vítor Paulo e do líder da bancada Américo Costa.
Atentamente fui ouvindo as intervenções de todas as bancadas, e ouvi o PS e o PSD a repetirem discursos e a dizerem "que tinham estado em todas em defesa do Hospital do Seixal "; a Dra. Clara Carneiro, conhecida adversária do Hospital do Seixal, a afirmar que era uma fervorosa adepta do Hospital do Seixal e que se antes não tinha votado favoravelmente as Moções a exigir a construção do Hospital era porque considerava que o Hospital que o PS queria para o Seixal era "um logro"... O Dr. Nuno Tavares afirmava que o PS queria um Hospital com internamentos...
Enquanto ouvia tudo isto, lembrei-me dos tempos em que na Assembleia Municipal o PS e o PSD quando estavam no Governo, invariavelmente votavam contra a exigência do Hospital do Seixal. Lembrei-me que o cabeça de lista do PSD, Drº Paulo Cunha em 2006 num debate na Assembleia Metropolitana de Lisboa, calou-se e deixou os seus companheiros de partido se unirem ao PS para chumbar uma Moção a exigir a construção do Hospital do Seixal; Lembrei-me do Eng. Luis Rodrigues ter afirmado numa Assembleia Municipal que não valia a pena mobilizar porque em breve iria ser anunciado o chumbo pelo Governo PS do Hospital do Seixal; lembrei-me que o Eng. Luis Rodrigues enquanto Deputado, nunca havia apresentado, pelo menos enquanto o PSD foi Governo, qualquer proposta a exigir o Hospital do Seixal; Lembrei-me do candidato do PS em 2007 escrever a defender que o Hospital não devia ter internamentos...
E ouvindo o que os representantes do PS e do PSD estavam a afirmar naquela Assembleia e lembrando-me das atitudes tidas anteriormente, entendi que tinha de dizer basta a tanta hipocrisia e denunciar a mesma, e consequentemente, intervi e denunciei a hipocrisia existente nas declarações dos eleitos do PS e do PSD.
Fiz esta intervenção por uma questão de consciência e de demonstrar a todos aqueles que têm duas caras "como o feijão-frade" e que hoje desdizem aquilo que disseram ontem, que a história não se apaga e que não pensem que vêem agora com pele de cordeiro enganar os Seixalenses.
De entre as denuncias que fiz durante a minha intervenção, recordei que em 2006 - ao mesmo tempo que a população do Seixal se mobilizava subscrevendo abaixo-assinados e cartas, bem como participando no cordão humano, a exigir a construção do Hospital do Seixal, obrigando o Governo do PS a dar o dito por não dito e a considerar como prioritária a construção do Hospital do Seixal - os eleitos da CDU apresentaram uma Moção na Assembleia Municipal a exigir a construção do Hospital, Moção que foi aprovada por todas as forças politicas, passados dias os eleitos da CDU apresentaram uma Moção de igual teor na Assembleia Metropolitana de Lisboa.
Era minha convicção que tal Moção seria aprovada pois que os eleitos do Seixal nas bancadas do PS e do PSD diriam aos seus colegas de bancada da necessidade de construção do Hospital e iriam convencer os mesmos a votar favoravelmente. Pura ilusão.
Com efeito, iniciada a discussão, logo veio um eleito do PSD de Cascais dizer que o PSD não votaria favoravelmente tal Moção, propondo a mesma a baixar à comissão específica, pois no seu entender havia outras construções hospitalares que deviam igualmente ser consideradas. Quando ouvi esta intervenção, olhei para o Dr. Paulo Cunha pensando que ele iria intervir explicando à sua bancada a importância da aprovação da Moção para o processo de construção do Hospital do Seixal, nomeadamente porque estava a decorrer um inquérito público e a oportunidade da Moção perder-se-ia se descesse à comissão como o eleito do PSD estava a defender... só que o Dr. Paulo Cunha calou-se e aquilo que dias antes dizia defender no Seixal não defendeu em Lisboa.
Em consequência da sua atitude o PSD votou contra a Moção e a mesma foi chumbada.
Na Assembleia Municipal denunciei esta situação, pois entendo que com o seu silêncio o Dr. Paulo Cunha prejudicou o concelho do Seixal. Terminada a minha intervenção o Dr. Paulo Cunha pediu para intervir e chamou-me mentiroso dizendo que o PSD havia votado contra a Moção porque a CDU não aceitou que a mesma se referisse a outras construções hospitalares propostas pelo PSD.
Bem sabe o Dr. Paulo Cunha que nunca o PSD propôs a inclusão de quaisquer outras construções hospitalares, o que o PSD propôs foi a descida a comissão específica para que fosse estudada a necessidade de inclusão de outras construções hospitalares.
Tal proposta obstava a que a moção fosse aprovada naquela sessão, sendo que a seguinte se realizava alguns meses depois. Ora a Moção só faria sentido, enquanto estivesse em inquérito público a necessidade de construção do Hospital do Seixal, pelo que a proposta do PSD era que a Moção deixasse de ter qualquer sentido...
Mas apesar de saber tudo isto o Dr. Paulo Cunha para justificar a sua injustificável acção preferiu chamar-me mentiroso, bem sabendo que quem mentia era ele.
Pior do que uma atitude injustificável é a fuga para a frente chamando mentiroso aos adversários para esconder as suas mentiras.
Do ponto de vista ético a atitude do Dr. Paulo Cunha foi inqualificável e demonstra que o mesmo – porque não assume os seus actos e recorre ao insulto e à mentira para esconder que não defende o concelho do Seixal – não merece ser Presidente do concelho do Seixal. Os Seixalenses exigem verdade na actuação e não aceitam que alguém que quer ser Presidente da Câmara ponha os interesses do seu partido acima dos interesses deste concelho!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

APL pretende despejar a Naval Amorense, PS subscreve.




A Administração do Porto de Lisboa nada tem feito para preservar as áreas da sua responsabilidade, neste momento a APL tenta retirar a Associação Naval Amorense das suas instalações de modo a poder vender os terrenos a quem der mais.

No fundo estamos perante mais uma nacionalização a moda do PS, retira-se uma propriedade que serve a população em especial os jovens e vai-se entregar essa propriedade nas mãos de interesses privados.

Julgava eu que esta decisão da APL iria merecer a condenação de todos no Concelho do Seixal, mas parece que o PS na Amora subscreve o despejo da Naval Amorense e a entrega das suas instalações nas mãos de privados. O PS demonstra uma vez mais que está contra a população da Amora e do concelho do Seixal e que defende os obscuros interesses privados.

terça-feira, 21 de julho de 2009

O calor de uma enorme confiança numa vida melhor, em contraste com o gélido ambiente de quem se mostra incapaz.






Para visualizar melhor carrega nas fotos. As da CDU estão à equerda as do PS à direita.

Na última sexta-feira realizaram-se duas iniciativas políticas, o jantar de apresentação dos candidatos da CDU à Câmara Municipal do Seixal e a apresentação do PS. Não pretendo entrar aqui na guerra de números que seria por demais ridículo, estiveram presentes aqueles que quiseram em apoio dos seus candidatos.

O PS optou por fazer a sua apresentação na Quinta da Fidalga, não posso deixar de referir que só o puderam fazer porque a CM do Seixal adquiriu o extraordinário espaço da Fidalga para estar ao serviço da população do Concelho do Seixal, inclusive dos partidos da oposição que dizem mil e uma mentiras dos activistas da CDU e dos comunistas que na sua maioria dão corpo ao grande colectivo de que desde do 25 de Abril de 1974 fazem do Concelho do Seixal, uma terra de progresso e que adquiriram este magnifico espaço para todos nós.

Na Fidalga num ambiente gelado estiveram cerca de 90 pessoas em apoio ao PS, muitos dirigentes do PS do distrito de Setúbal mais de três dezenas, entre elas um Secretário de Estado Pedro Marques que teve uma afirmação politica que demonstra bem a incapacidade e a incompetência do PS para resolver os problemas da Aldeia de Paio Pires, do Concelho do Seixal e do país. O senhor Secretário de Estado do governo PS/Sócrates afirmou o seguinte: “teve de ser o Governo PS a avançar com o projecto do Arco Ribeirinho Sul, porque as três autarquias comunistas de Almada, Seixal e Sesimbra não se entendiam sobre isso”. O autor destas afirmações tem grandes (in)responsabilidades politicas e desconhece por completo o projecto do Arco Ribeirinho Sul, pois saberia certamente que o Concelho de Sesimbra nada tem a ver com este projecto. O concelho que está directamente envolvido neste projecto é o Barreiro, sendo fundamental a ponte Aldeia de Paio Pires (Seixal) – Barreiro. É caso para dizer, ainda bem que as autarquias do Seixal e de Sesimbra não se entenderam pois uma ponte Seixal Sesimbra sobre o rio Coina, de modo a ligar a Siderurgia à Quimiparque não dará grande jeito. Por sua vez, como já aqui o referimos o entendimento entre as autarquias do Seixal, Barreiro e Almada sobre o Arco Ribeirinho Sul é total e o governo foi obrigado a reconhecer o bom projecto das autarquias da margem sul.

Por sua vez a CDU fez a sua apresentação em Fernão Ferro na Quinta da Valenciana, num ambiente de grande solidariedade, fraternidade, alegria e confiança. O calor humano contagiou os presentes e as mais de pessoas presentes na sala demonstraram uma vez mais que o Concelho do Seixal é um Concelho em desenvolvimento, jovem e de grande dinâmica, pois conta com o contributo de todos e só dessa forma se pode construir um futuro melhor para todos nós.

Curiosamente e quando os incompetentes dirigentes do PS afirmavam a importância da ponte “Seixal-Sesimbra”, a administração da SNEGES que em parceria com a Câmara Municipal do Seixal são os responsáveis pelo Projecto do Arco Ribeirinho previsto para os antigos terrenos da Siderurgia Nacional na Aldeia de Paio Pires, marcavam presença no jantar da CDU e demonstravam o seu apoio ao executivo municipal que tem liderado este importante projecto para o desenvolvimento do Concelho do Seixal e da Região.

No encontro de apoiantes da CDU estiveram presentes mais de 1000 pessoas de diversos quadrantes políticos e que se revêem no projecto autárquico da CDU para conduzir os destinos do nosso Concelho. Só com o grande envolvimento da população do Concelho do Seixal tem sido possível fazer do nosso município, um dos mais desenvolvidos do país.

Na apresentação dos candidatos da CDU estiveram presentes muitas crianças, jovens estudantes, operários, empresários, quadros técnicos, mulheres e homens do movimento associativo desportivo, cultural e da solidariedade social, a comunidade educativa, pessoas ligadas à música, à pintura ou à escrita. Foi de facto interessante verificar uma vez mais, que um projecto que conta com todos pode juntar pessoas das mais diversas sensibilidades politicas e de diferentes ramos de actividade, pois têm como objectivo comum construir um futuro melhor para todos no Concelho do Seixal e sabem que isso será possível com a CDU.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O SEIXAL É UNICO 1

O Bom trabalho desenvolvido pela CDU no Seixal já é reconhecido pela própria Oposição que sauda o executivo camarário pelo bom trabalho realizado reconhecendo que o "SEIXAL É ÚNICO", como se demonstra pela saudação que se reproduz e que foi aprovada por unanimidade na ultima Assembleia Municipal:
"O Município do Seixal foi recentemente designado pela Organização Mundial de Saúde como uma das 17 cidades europeias, a integrar a fase V da Rede Europeia de Cidades Saudáveis, sendo neste momento o único Município Português designado para tal rede.
O tema principal desta V Fase do movimento Europeu de Cidades Saudáveis é a "EQUIDADE EM SAÚDE, PRIORIDADE NAS POLÍTICAS LOCAIS", tendo como temas essenciais: "Ambientes Sustentáveis; Qualidade de Vida; Design e Ambiente Urbano Saudável".
Ao designar o Município do Seixal para esta Fase a Organização Mundial de Saúde reconhece o trabalho desenvolvido pelo Município do Seixal em prol da Qualidade de Vida de todos os que habitam neste concelho, destacando a Organização Mundial de Saúde que o Município do Seixal revela sinais de compromisso perante os objectivos e princípios de saúde para todos e de um desenvolvimento sustentável.
Considerando que o Projecto Seixal Saudável é um projecto desenvolvido em conjunto pela Câmara Municipal do Seixal e por um conjunto de parceiros, pelo que esta designação é fruto de um trabalho colectivo e de interacção entre todas as partes envolvidas no projecto, o que aliado ao facto do Seixal ser o único Município Português designado pela Organização Mundial de Saúde demonstra que o Seixal é único, o que constitui um orgulho para o Município do Seixal e para todos os habitantes deste concelho, pelo que a Assembleia Municipal do Seixal delibera saudar o Município do Seixal e todos os parceiros do Projecto Seixal Saudável pelo trabalho desenvolvido e êxito alcançado."

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Assembleia Municipal discute Hospital no Seixal



No próximo dia 13 de Julho (2.ª feira), pelas 21h00, no auditório do Forum Cultural do Seixal, a Assembleia Municipal do Seixal debate o futuro Hospital do Seixal. A reunião terá como principal objectivo: debater a proposta de minuta de Acordo Estratégico de Colaboração para o Lançamento do Novo Hospital do Seixal, a estabelecer entre a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Câmara do Seixal.
Participa!!!

domingo, 5 de julho de 2009




O SEIXAL É UM EXEMPLO PARA O PAÍS

Com o aproximar das eleições autárquicas temos assistido aos candidatos do PS e do PSD se "acotovelarem" para ver quem critica mais a Câmara Municipal do Seixal...
Nas palavras dos candidatos do PS e do PSD a maioria comunista é incompetente e nada tem feito para o desenvolvimento do concelho do Seixal... Nas palavras destes Senhores não há qualidade de vida e a Câmara do Seixal nada faz em beneficio da população deste concelho.
Tenho nestas crónicas evidenciado que tudo o afirmado pelos candidatos do PS e do PSD é mentira, pois a verdade é que o concelho do Seixal, graças ao mérito do trabalho efectuado pelo PCP nas autarquias, é um dos concelhos com mais qualidade de vida deste País. O concelho do Seixal, é um dos concelhos do País onde dá gosto viver e por isso cada vez mais são aqueles que querem viver neste concelho!
A verdade é que o concelho do Seixal, digo-o e repito-o, é um exemplo para o resto do País.
E não sou apenas eu que o afirmo, são milhares e milhares de Seixalenses que há mais de 30 anos, sucessivamente, no concelho do Seixal vão votando no Projecto Autárquico do PCP e da CDU.
Confirmo agora que mesmo Ministros do PS tiveram de se render à evidência e afirmar que o Seixal é um exemplo para o resto do País. Com efeito a Ministra da Saúde esteve recentemente no concelho do Seixal e afirmou que o Projecto Seixal Saudável, desenvolvido pela Câmara Municipal do Seixal e incluído na Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis "é um óptimo exemplo do desenvolvimento da saúde pública no nosso País"! Mais afirmou a Ministra de Saúde do Governo do Partido Socialista que um concelho como o do Seixal, que "atinge este nível de actividade saudável é um exemplo para o país", bem como que, em caso de Pandemia da Gripe A "o Seixal está pronto para responder ao desafio". Ou seja já são os próprios Ministros do Governo do Partido Socialista que afirmam que o Seixal é um exemplo para o resto do País!
É assim obvio que os candidatos do PS e do PSD mentem descaradamente à população deste concelho quando afirmam o contrario, mas tenho a certeza que em Outubro a população deste concelho, mais uma vez, saberá escolher entre aqueles que trabalham e fizeram do Seixal um exemplo para o resto do país, ou seja a CDU, e aqueles que se candidatam pelo PS e pelo PSD e que ao longo de mais de 30 anos nada fizeram para o desenvolvimento deste concelho e que apenas vão mentindo na tentativa de enganar a população deste concelho!

domingo, 28 de junho de 2009

Seixal Jazz em colecção de selos


Os CTT dedicam emissão filatélica ao Jazz. Selos reproduzem cartazes de vários festivais de Jazz portugueses.

No ano em que se recorda o décimo aniversário da morte de Luís Villas Boas, os CTT dedicam uma emissão de selos ao jazz. A figura daquele ex-trabalhador dos CTT (Fiscal Auxiliar de Rádio) que muitos consideram o pai do jazz em Portugal ilustra a peça central desta colecção, um bloco filatélico que mostra também a sede do Hot Club de Portugal, fundado por Villas Boas, e integra um selo com uma das suas primeiras formações, o Quarteto Hot Club.

Para além deste bloco, que tem o valor de 3,16 euros com uma tiragem de 60 mil exemplares, a emissão é composta por 6 selos ilustrados com reproduções de cartazes dos principais festivais de jazz que decorrem habitualmente em Portugal. O selo de 32 cêntimos recorda o Cascais Jazz, primeiro festival realizado no nosso país, justamente pela mão de Luís Villas Boas. Terá uma tiragem de 330 mil exemplares.


Os selos de 47 e 68 cêntimos, ambos com tiragens de 230 mil exemplares, mostram cartazes do Jazz Num Dia De Verão e do Festival de Jazz Europeu no Porto.
O Jazz Em Agosto, da Fundação Gulbenkian, e o Guimarães Jazz ilustram os selos de 57 e 80 cêntimos, com tiragens previstas de 200 mil exemplares.

O último selo da colecção tem o valor de 1 euro, com tiragem de 245 mil exemplares, e recorda o Seixal Jazz.

É verdade que ainda existe trabalho por fazer no nosso Concelho, mas não é menos verdade que muito tem sido feito pelo Poder Local democrático no Concelho do Seixal, nas mais diversas áreas, fazendo do nosso município um Concelho Único e em grande desenvolvimento, sendo assim reconhecido habitualmente pelas mais insuspeitas entidades.

Siga o nosso Concelho.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Siga o nosso Concelho

O projecto Dar de Volta é mais uma iniciativa de grande mérito do Município do Seixal, além de permitir uma poupança considerável a muitas famílias do nosso Concelho é muito importante para a conservação do ambiente.

São iniciativas destas que fazem do Concelho do Seixal, um Concelho único.

Veja o vídeo que se segue.


segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sempre Presentes



Parece que as prima-donas do PS e do PSD ficaram muito indignadas por a CDU estar a fazer propaganda nas festas do Seixal. O que os preocupa não é a propaganda da CDU, mas sim a sua incapacidade para fazerem qualquer coisa a não ser pagarem para aparecerem nos jornais locais.

O PS vem agora a correr atrás do prejuízo e vai colocar uma roulotte junto da Mundet, demonstrando assim que fez bem a CDU em trabalhar coisa que aos militantes de outros partidos custa muito.

Ainda o ano passado andávamos a distribuir informação da CDU nas festas da Aldeia de Paio Pires e um camarada meu foi confrontado por um elemento do PS que dizia ser uma vergonha aproveitar as festas para distribuir propaganda. Vergonha é o PS e outros partidos da oposição só lembrarem das festas populares para fazer propaganda política em ano de eleições, porque é somente isso que lhes interessa os votos, no dia seguinte às eleições esquecem de imediato os problemas das pessoas e tratam das suas vidinhas.

Esta é mais uma coisa que nos distingue dos outros, para o ano com toda a certeza terão a presença do PCP e da CDU nas festas populares em todas as freguesias do Concelho do Seixal, os outros partidos tenho a certeza que não estarão presentes, seremos os únicos uma vez mais.

Vão mas é trabalhar.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

PS desrespeita populações

Notícia do AVANTE!:

PS votou contra um projecto de resolução do PCP que defendia que o novo hospital do Seixal deveria ser dotado de camas de internamento e de um serviço de urgência.

Este projecto, colocado à votação na Assembleia da República na semana passada, retomava o texto da moção apresentada e aprovada por todos os partidos com assento na Assembleia Municipal do Seixal a 20 de Fevereiro deste ano. O documento surgiu pela primeira vez numa reunião da comissão de utentes dias antes.
O documento propunha, nomeadamente, que o novo Hospital do Seixal deveria ser dotado de camas de internamento e de um serviço de atendimento para situações de urgência «que corresponda a uma adequada assistência hospitalar, que satisfaça as necessidades das populações». O mesmo não achou o PS (apesar do voto favorável na Assembleia Municipal do Seixal), que não só inviabilizou esta recomendação, rejeitando-a em plenário, como a «renegou e atacou de uma forma verdadeiramente lamentável aquando do debate na Comissão Parlamentar de Saúde», acusou, em declaração de voto, o grupo parlamentar do PCP.
A bancada do PS, pela voz de Paulo Pedroso (candidato desse partido à Câmara Municipal de Almada), acusou o projecto de ter uma «concepção paroquial da rede hospitalar» e gabou o Governo de «evitar duplicações de recursos com o Hospital Garcia de Orta», em Almada. «As populações e os utentes da saúde – mas também os deputados do PS – sabem bem que o Hospital Garcia de Orta se encontra numa situação insustentável, com praticamente uma em cada cinco camas do hospital a ser ocupada com situações de urgência, com doentes que se dirigem às urgências enfrentando tempos de espera da ordem das sete horas ou mais», lê-se na declaração de voto.
Inacreditável é, para os comunistas, a afirmação daquele deputado do PS, segundo o qual «bem feitas as contas, o estudo [da consultora Antares] aponta para um excesso de oferta no território da península de Setúbal». Acontece que no referido estudo se aponta para um défice de, pelo menos, 330 camas de hospital de agudos nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, em 2015, sendo de prever uma procura de cerca de 250 mil atendimentos urgentes, ou seja, mais 84 mil do que os verificados em 2007».
Em suma, para o PCP, trata-se de uma «lamentável (mas já habitual) atitude de incoerência e desonestidade política, e de desrespeito pelas populações e utentes da saúde da região de Setúbal – e em particular dos concelhos do Seixal, Almada e Sesimbra». Mas ao contrário deste partido, o PCP «não trai a palavra dada, não volta as costas às populações nos momentos decisivos, não afirma uma coisa e o seu contrário».

terça-feira, 9 de junho de 2009

Com Toda a Confiança



CDU vence as eleições no Concelho do Seixal, assim como na nossa Aldeia de Paio Pires onde venceu em todas as mesas eleitorais nas mais jovens e nas menos jovens demonstrando que ao contrário do que afirmavam alguns senhores amigos daqueles que roubam os trabalhadores e o povo todos os dias, que a CDU e o principal partido que a integra, o PCP estão de boa saúde e recomendam-se para os próximos actos eleitorais que se aproximam.

A CDU teve na Aldeia de Paio Pires uma subida na votação em relação a 2004, cerca de 20%, no Concelho do Seixal a subida foi cerca de 15% e a nível nacional perto de 20%, tendo ficado muito próximo de eleger mais um eurodeputado, quando durante muito tempo se afirmou que com a redução de dois eurodeputados portugueses a CDU poderia ficar somente com um.

Estas eleições também demonstraram o medo de implementar uma efectiva regionalização em Portugal. Todos nos recordamos que durante a campanha eleitoral Capoulas Santos um dos chuchialistas que tem ajudado a afundar o nosso país, afirmou ser o coveiro do PCP no Alentejo, estas eleições demonstraram uma vez mais que o PCP está bem vivo e a CDU venceu as eleições nos distritos de Évora e Beja, bem como venceu nos concelhos do Litoral Alentejano que pertencem ao distrito de Setúbal (Sines, Santiago do Cacem, Alcácer do Sal e Grândola), a CDU foi pela 1ª vez a força mais votada no distrito de Setúbal para as eleições europeias.

A subida da CDU no país, mais de 70 000 votos ajudou a afundar o PS/Sócrates nestas eleições, este reforço será importante para as lutas que temos que travar e que começaram logo no dia 8 de Junho, pois para aqueles que querem construir um futuro melhor para o nosso povo, a luta faz-se diariamente e não somente em dias de eleições.

É fácil perceber o nervosismo do PS a nível nacional e também no Concelho do Seixal, no dia 7 Junho confessava-me um militante do PS à saída da 5 de Outubro, “como te tinha dito, julgava que nunca mais viria o PCP vencer em todas as mesas de voto na Aldeia de Paio Pires nem mesmo nas autárquicas e levo esta tareia hoje.” Respondi-lhe que não se deveria preocupar que estas só lhe fariam bem e certamente que outras se seguirão para o bem de todos nós.

Retirado daqui.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

HOSPITAL NO CONCELHO DO SEIXAL

PARA QUE SE SAIBA QUEM DEFENDE O HOSPITAL NO CONCELHO DO SEIXAL

DECLARAÇÃO DE VOTO
Projecto de Resolução n.º 488/X
«Sobre o perfil do novo Hospital no Seixal»

Com este Projecto de Resolução, o PCP confrontou os Deputados da Assembleia da República com a necessidade concreta de uma tomada de posição política, relativamente a uma questão decisiva para o novo Hospital no Seixal: a dotação de camas de internamento e de um serviço de atendimento para situações de urgência que corresponda a uma adequada assistência hospitalar, que satisfaça as necessidades das populações.

Com a nossa iniciativa, propusemos que o Parlamento dirigisse ao Governo exactamente essa recomendação, que corresponde a uma firme exigência das populações e utentes da saúde – e desde logo a uma incontornável e inadiável necessidade ao nível da rede de cuidados hospitalares na Região de Setúbal.

Essas necessidades foram de resto identificadas em Dezembro de 2006 pela empresa Antares Consulting, num estudo considerado pelo Governo como de referência técnica para a definição do Perfil do novo Hospital. Face aos critérios utilizados por este estudo, estamos perante um deficit de, pelo menos, 330 camas de hospital de agudos nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra em 2015, sendo de prever uma procura de cerca de 250 mil atendimentos urgentes, ou seja mais 84 mil do que os verificados em 2007.

Apesar desta constatação que resulta da avaliação técnica efectuada, a perspectiva apontada pelo Governo para este Hospital vai no sentido de uma tipologia que exclui a referência a camas de internamento e a serviços de urgência.

Apresentámos então este Projecto de Resolução, sublinhando desde o início que o texto em causa não era nem é “o texto do PCP”, mas sim um texto que foi subscrito, apresentado e votado favoravelmente por todos (todos!) os partidos políticos na Assembleia Municipal do Seixal. E isto, após o mesmo texto ter sido aprovado por unanimidade no encontro dos utentes da saúde realizado naquele concelho em Fevereiro passado.

Numa lamentável (mas já habitual) atitude de incoerência e desonestidade política, e de desrespeito pelas populações e utentes da saúde da Região de Setúbal – e em particular dos concelhos do Seixal, de Sesimbra e de Almada – o PS deu o dito por não dito, e veio para o Parlamento votar contra o mesmo documento que aprovou e subscreveu no Seixal.

Não só o PS inviabilizou esta recomendação, rejeitando-a na votação em Plenário, como a renegou e atacou de uma forma verdadeiramente lamentável aquando do debate na Comissão Parlamentar de Saúde.

A bancada da maioria, pela voz do Deputado Paulo Pedroso chegou ao ponto de acusar este Projecto de Resolução de ter «uma concepção paroquial da rede hospitalar», gabando a decisão do Governo de «evitar duplicações de recursos com o Hospital Garcia de Orta» e chegando ao ponto de proferir a inacreditável afirmação de que «bem feitas as contas, o estudo [da consultora Antares] aponta para um excesso de oferta no território da Península de Setúbal».

As populações e os utentes da saúde – mas também os Deputados do PS – sabem bem que o Hospital Garcia de Orta se encontra numa situação verdadeiramente insustentável, com praticamente uma em cada cinco camas do Hospital a serem ocupadas com situações de urgência, com doentes que se dirigem às Urgências enfrentando tempos de espera da ordem das sete horas ou mais.

O Grupo Parlamentar do PS afirmou que o novo Hospital no Seixal, supostamente para compensar a inexistência de camas de internamento, terá «associada uma unidade de convalescença, no âmbito da rede de cuidados continuados».

Tal afirmação, proferida numa Comissão Parlamentar de Saúde, só poderá revelar uma de duas coisas: ou um confrangedor desconhecimento sobre a realidade e as características dos serviços hospitalares, ou então uma clamorosa desonestidade política, ao tentar confundir camas de agudos com cuidados continuados para ocultar a óbvia insuficiência e inadequação deste perfil que o Governo actualmente aponta para este Hospital.

Ao contrário do PS, o Partido Comunista Português não trai a palavra dada, não volta as costas às populações nos momentos decisivos, não afirma uma coisa e o seu contrário. E é nesse caminho que prosseguiremos, sempre ao lado das populações e dos utentes da saúde.

Os Deputados do Grupo Parlamentar do PCP

HOSPITAL NO CONCELHO DO SEIXAL


Partido Socialista
Contra Hospital no Seixal


Ontem, 4 de Junho, a Assembleia da República discutiu
Um Projecto de Resolução do PCP que recomendava ao governo:

"Que o novo Hospital do Seixal seja dotado de camas de internamento e de um serviço de atendimento para situações de urgência que corresponda a uma adequada assistência hospitalar, que satisfaça as necessidades das populações."

Este Projecto de Resolução retomava o texto da Moção apresentada e aprovada por todos os partidos com assento na Assembleia Municipal do Seixal (PCP, PS, PSD e BE) a 20 de Fevereiro de 2009.

Numa lamentável (mas já habitual) atitude de incoerência e desonestidade política, e de desrespeito pelas populações e utentes da saúde da Região de Setúbal – e em particular dos concelhos do Seixal, de Sesimbra e de Almada – o PS deu o dito por não dito, e foi para o Parlamento votar contra o mesmo documento que aprovou e subscreveu no Seixal.

Esta tomada de posição do PS contraria a vontade da população do Seixal apoiada em todos os estudos técnicos realizados e desautoriza os próprios eleitos do PS na Assembleia Municipal do Seixal.
Esta atitude exige uma resposta pronta e firme da população do Concelho do Seixal.

Ainda é possível conseguir que no Seixal seja construído um verdadeiro Hospital, com Serviço de Urgência e Camas de Internamento.

Para afirmar a vontade da população,
Por um verdadeiro Hospital no Concelho do Seixal,
Com serviço de urgência e camas de internamento!

A 7 de Junho
VOTA CDU
Pelo Hospital no Concelho do Seixal

quinta-feira, 4 de junho de 2009

PORQUE VOTAMOS C. D. U.


De acordo com os dados oficiais do Parlamento Europeu publicados no site parlorama.eu os 2 deputados da CDU obtiveram nota máxima geral (cinco estrelas).
Na classificação do nível de desempenho dos 926 deputados dos 27 países da U.E. Ilda Figueiredo é a deputada portuguesa mais bem classificada, em 11º lugar, seguindo-se Paulo Casaca do PS em 24º lugar e Pedro Guerreiro da CDU em 40º lugar, estando assim Ilda Figueiredo muito destacada em relação aos deputados portugueses dos outros partidos, classificação onde por exemplo aparece Elisa Ferreira do PS no 185º lugar, Carlos Coelho do PSD em 200º lugar, Edite Estrela do PS em 274º lugar, Miguel Portas do BE em 398º ou ainda Ribeiro e Castro do CDS em 406 lugar.
Na avaliação por actividade Ilda Figueiredo volta a ser a melhor deputada portuguesa à frente de Ana Gomes e Paulo Casaca do PS, surgindo logo em 4º lugar Pedro Guerreiro da CDU, à frente dos restantes deputados portugueses.
No critério de assiduidade, no conjunto de todos os deputados do PE Ilda Figueiredo aparece em 9º lugar e Pedro Guerreiro em 11º

É TAMBÉM POR ISTO QUE VOU VOTAR CDU

PORQUE VOTAMOS C. D. U.



1. O voto na CDU é o voto dos que defendem os interesses nacionais, dos que não se submetem a ser governados a partir de Bruxelas, dos que afirmam a soberania e a independência nacionais.
2. O voto na CDU é um voto de protesto e condenação da política do Governo PS, que dá continuidade à luta contra a acção do Governo, contra as injustiças e as desigualdades e pela ruptura com esta política de direita.
3. O voto na CDU é um voto por uma Europa de cooperação entre Estados iguais e soberanos, dos que se recusam a aceitar para a Europa um futuro capitalista atrelada aos projectos militaristas, e dos que querem afirmar Portugal como um país aberto ao Mundo, assente em relações de cooperação entre os povos e pela paz.
4. O voto na CDU é o voto na recusa de benefícios pessoais, é o voto em gente séria, que honra os compromissos e respeita a palavra dada, é o voto nos que se opuseram aos aumentos milionários dos salários no Parlamento Europeu e que dão garantias de não os usar em benefício pessoal.
5. O voto na CDU é afirmar a necessidade duma ruptura com a política de direita, é confiar de que com a luta até ao voto é possível abrir um novo rumo e construir uma nova política, uma política alternativa de esquerda.
6. O voto na CDU é o voto em quem fez um trabalho sem paralelo no Parlamento Europeu, um trabalho sério e empenhado, ligado à vida e aspirações dos trabalhadores e do povo.

POR TUDO ISTO NÓS VOTAMOS CDU

segunda-feira, 1 de junho de 2009

A verdade é como o azeite...

Salários dos deputados Parlamento Europeu: um esclarecimento e um desafio
01-Jun-2009

A questão do novo Estatuto dos deputados do Parlamento Europeu introduzida na campanha por iniciativa do semanário “Expresso”, suscitou uma resposta clara de Ilda Figueiredo e alguma incomodidade noutros candidatos.
A opção pelo salário de referência dos deputados do país de origem (vencimento igual ao da Assembleia da República), e não pelo valor agora harmonizado para os deputados do Parlamento Europeu igual para todos os países – opção que todos e cada um dos deputado que transita é chamado a fazer – é ditada por três ordens de razões :
1ª - Razões de coerência entre o que se diz e o que se faz, de coerência com a oposição clara que manifestámos e o voto contra que assumimos face ao Estatuto;
2ª – Razões de assumida vinculação aos interesses nacionais e de rejeição da ideia de “deputados europeus” com origem nos seus países. Para a CDU, os seus eleitos são, desde logo, e em primeiro lugar, deputados que representam e assumem, no Parlamento Europeu, a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do país, a par de uma concepção própria de acção e cooperação com deputados de outros países para a construção de uma outra Europa.
3ª – Razões de não aceitação de um chamado princípio de harmonização de salários, válido para os deputados do Parlamento Europeu, mas que contrasta com o fosso de desigualdades cada vez mais acentuado entre os salários dos trabalhadores do nosso país e dos de muitos dos países da União Europeia.
Percebe-se o embaraço de alguns face à questão. O que se não percebe e se condena é que aqueles outros eleitos actuais do PE que, perante salários de montantes chocantes face às dificuldades que os trabalhadores e reformados sentem, venham mentir para esconder a sua opção por os não rejeitar.
Sejamos claros. A opção não é entre uma remuneração do Parlamento Europeu sem despesas de viagens ou ajudas de custo, por um lado, e o salário de referência dos deputados da Assembleia da República com despesas de viagens e ajudas de custo, por outro.
A única opção que, de facto, se coloca, é entre a nova remuneração do PE e o salário equivalente ao da Assembleia da República (separados entre si por milhares de euros), acrescidos de um regime de viagens e ajudas de custo exactamente igual para ambas as opções.
É perante estes factos que se impõe o esclarecimento e a clarificação numa matéria cujo posicionamento está muito para lá da simples, ainda que relevante, questão dos montantes dos deputados do PE e que testemunha atitudes e posicionamentos que afirmam ou não diferenças relevantes no exercício de funções políticas.

A candidatura da CDU ao Parlamento Europeu 31-05-2009