quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Saúde no Concelho do Seixal

As Comissões de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal fizeram amavelmente chegar ao Seixalsim uma cópia da Carta Aberta entregue à Srª Ministra da Saúde em 14 de Maio antes do início do VI Fórum Seixal Saudável, e que temos o prazer de postar por o assunto em causa ser do interesse da população do Concelho


CARTA ABERTA À SR.ª MINISTRA DA SAÚDE

No Concelho do Seixal com uma população de cerca de 170.000 habitantes, o governo do PS encerrou os SAP’s de Corroios e Seixal, passando a existir apenas 1 SAP, no Centro de Saúde da Amora, o que é manifestamente insustentável e inaceitável.
Continua a ser muito grave a falta de médicos de família e de outras especialidades, de enfermeiros e pessoal administrativo, faltas essas que criam muitos problemas no funcionamento diário nos Centros e Extensões de Saúde, manifestando o desinteresse do governo em resolver os problemas das populações.
Em relação ao Hospital no Concelho do Seixal, em Fevereiro de 2005 o Ministério da Saúde divulgou um Relatório da Escola de Gestão do Porto onde se concluía que a melhor solução para a margem sul do Tejo seria a ampliação do actual Hospital Garcia de Orta, ao invés de se construir um novo Hospital a localizar no Concelho do Seixal, contrariando o que tinha sido proposto no Plano Director Regional dos Equipamentos de Saúde da Administração de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo que em 2002 tinha referido a necessidade de construir o novo hospital na área do Seixal, para colmatar as insuficiências da capacidade de resposta do Hospital Garcia de Orta.
A este recuo respondeu o Poder Local Democrático, as Comissões de Utentes de Saúde do Concelho e a população, levando a cabo diversas acções de luta em prol da Construção do Hospital no Concelho;
A luta, e somente a luta, obrigou o governo a considerar em 2006 a construção do Hospital no Concelho do Seixal, em 3ª prioridade, tendo sido então apontado a necessidade de construir o novo Hospital na área do Seixal com cerca de 150 camas.
No entanto, em documento definidor da Tipologia do Hospital, entregue em Maio de 2007 pelo Ministro da Saúde Correia de Campos ao Presidente da Câmara do Seixal era suprimida a referência às camas de internamento, o que levou o Poder Local e a Comissão de Utentes de Saúde a questionarem o Ministro da Saúde sobre os motivos da referida supressão.
Entretanto, ao arrepio dos mais elementares princípios de actuação democrática, foram feitos os anúncios do lançamento dos concursos para os Hospitais de Évora e Póvoa do Varzim que se encontravam respectivamente em 6ª e 4ª prioridade.
Desde 2006 o governo foi prometendo e sucessivamente adiando a Constituição dum Grupo de Trabalho para apresentar as propostas de perfil assim como o cronograma da instalação, demonstrando a intenção deliberada de atrasar o processo de construção do Hospital, sendo significativo a não inclusão nos sucessivos PIDDAC’s de quaisquer verbas para o efeito, e mais uma vez foi através da luta que se obrigou o governo a desenterrar o processo da gaveta e será através da luta que o Hospital será um dia construído.

Com a tomada de posse da Dr.ª Ana Jorge em 30 de Janeiro de 2008 como Ministra da Saúde foi criada a expectativa de que a política seguida pelo seu antecessor seria alterada mas tal expectativa não se concretizou.
Assim só em 5 de Novembro de 2008 foi criado o Grupo de Trabalho para definir o perfil assistencial e o dimensionamento do futuro Hospital, tendo somente em Fevereiro de 2009 sido disponibilizado aos representantes das Autarquias um estudo de referência técnica para a definição do Perfil do novo Hospital no Seixal.
Nesse estudo são no entanto aplicados critérios que não tiveram em conta as responsabilidades do HGO como Hospital de referência num largo número de valências para a Península de Setúbal e para o Sul do País, não tendo igualmente em conta uma necessidade superior do número de camas de Hospital para servir os Concelhos de Almada, Sesimbra e Seixal.
O governo do PS tem seguido uma política na área da saúde altamente lesiva dos interesses das populações, aumentando as taxas moderadoras, criando novas taxas, permitindo o aumento escandaloso do preço dos medicamentos, reduzindo as comparticipações do Estado, encerrando Centros de Saúde, Serviços de Urgência e Maternidades, medidas estas que tornam cada vez mais difícil o direito à saúde.
Por isso no Seixal continuam por reabrir os SAP’s do Seixal e Corroios, continua adiada a construção do novo Centro de Saúde de Corroios, continua por definir a tipologia do novo Hospital.

Por tudo isto, Sr.ª Ministra da Saúde, as Comissões de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal, cientes de interpretarem as preocupações da população exigem:

A REABERTURA DOS SAPS DO SEIXAL E DE CORROIOS

A CONSTRUÇÃO DO NOVO CENTRO DE SAÚDE DE CORROIOS

UM HOSPITAL NO CONCELHO DO SEIXAL COM INTERNAMENTOS E SERVIÇO DE ATENDIMENTO DE URGÊNCIAS


Seixal, em 14 de Maio de 2009

As Comissões de Utentes de Saúde

15 comentários:

Anónimo disse...

Muito BEM!
Parabéns à Comissão de Utentes e à Câmara do Seixal, em particular ao seu Presidente, que têm lutado ao lado da população do SSeixal, por um Direito sagrado, uma saúde de melhor qualidade para todos.
Porque a saúde não pode ser só para quem tem dinheiro para ir aos hospitais e clnicas particulares.
TODOS TEMOS DIREITO Á SAÚDE.

Anónimo disse...

Vivo há 25 anos na Amora,não tenho nem nunca tive médico de família e, quando pergunto porque razão não tenho médico, os funcionários do Centro de Saúde, não conseguem responder. Até tremo só de pensar que terei de ir à Urgência da Hospital Garcia da Horta, muitas das vezes fico à espera que o organismo reaja por si só, tal é o terror.

Anónimo disse...

Se tinha algumas dúvidas sobre quem votar nas próximas legislativas, este blog tirou-mas por completo. Este governo de Socrates não resolve a maioria dos problemas do país, pelo que não merece o meu voto.

Anónimo disse...

ó anonimo das 17:48 vote antes no POUS, é mais reaccionario.

Anónimo disse...

Mais uma mentira do PSD, é a promessa da criação da Policia Municipal para combater o crime, carjacking, assaltos, etc... crimes organizados e que geram a insegurança no Povo que já está tão inseguro quanto ao seu futuro, por estr sem emprego, com fome, e com dificuldades várias.

Para quem não saiba aqui está Legislação actualizada sobre competência criminal, a qual compete à PJ, PSP e GNR.

Como se pode ver a Policia Municipal não tem competências para actuar contra o crime.

Lei n.º 49/2008
de 27 de Agosto

Artigo 3.º
Órgãos de polícia criminal
1 — São órgãos de polícia criminal de competência
genérica:
a) A Polícia Judiciária;
b) A Guarda Nacional Republicana;
c) A Polícia de Segurança Pública.


Mas os Sr Paulo Edson (PSD) tem a obrigação de saber porque até se diz ser advogado.

Anónimo disse...

"JSD Distrital, que como sabem, o seu Presidente é o número três à lista concorrente á Câmara Municipal do Seixal pelo PSD, Dr. Miguel Martins"

Mais uma grande notícia da lista do PSD à CM do Seixal:

Paulo Cunha
Clara Carneiro
Miguel Martins

O que têm em comum?
Nenhum reside no concelho do Seixal... atestado de incompetência aos militantes do PSD residentes no concelho do Seixal.

Daniel Geraldes disse...

Eu acho que ninguem da lista do PSD que concorre aos orgãos autarquicos do Seixal, reside no Concelho. Somos todos de Marte. Só os elementos da CDU é que vivem no Seixal (concelho).

Eu não sei se é verdade, mas ouvi dizer que o Miguel Martins vive num penthouse em Manhattan.Consta que fez um bom negócio por causa da crise do imobiliario nos EUA.

Anónimo disse...

Consta que o PCP no seu centro de trabalho da Amora, tem armazenadas vacinas do tempo do PREC, para injectar os velhos atrás da orelha e mandá-los desta para melhor. Esta foi a verdadeira luta do PCP pelo hospital do Seixal, para dar uma injecção atrás da orelha as pessoas da 3ª idade.

Maria disse...

Tem sido uma enorme luta, mas nao esqueçamos que estamos em tempo de eleições e tudo pode servir para campanha.
Se agora se promete um compromisso sobre o Hospital, quantos anos já passaram desde que o mesmo foi prometido? E quantas alterações?
É preciso não adormecer sobre a promessa. Porque não uma nova acção na rua, a clamar bem alto pelo direito á saude, não apenas do hopsital mas também dos SAPS?
Não podemos esquecer que continuamos sem hospital e sem SAPS!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 18h02:

Tomara o Sr. chegar aos calcanhares dos "velhos ... do centro trabalho da Amora".
Fazem-lhe mta comichão é?

Anónimo disse...

Não me admira mesmo nada que seja verdadeira a afirmação de que os vários candidatos às eleições autárquicas não residam no Concelho, o pior é se, nem sequer estejam recenseados no concelho onde concorrem. Convenhamos que não existe ética política absolutamente nenhuma.

Anónimo disse...

Mais uma grande notícia da lista do PSD à CM do Seixal:

Paulo Cunha - Lisboa
Clara Carneiro - Lisboa
Miguel Martins - Sesimbra

O que têm em comum?
Nenhum reside no concelho do Seixal... atestado de incompetência aos militantes do PSD residentes no concelho do Seixal.

Anónimo disse...

Ética politica???!!!!
Nestes jovens candidatos do PS e PSD,claro que não existe senão não escreviam o que escrevem.
Têm um problema de atitude bem notório!!
Ora observem-nos com atenção.

Unknown disse...

Caro comentador das 21:15

Acusa-me de falta de ética, só se o Sr. achar que falar verdade é falta de ética, aconselho-o a visitar o meu blog http://rumoabombordo.blogspot.com/ ler o último post e depois desafio-o desde já para um franco e salutar debate em local e hora à sua escolha para discutirmos a Ética Republicana.

Anónimo disse...

Samuel sou muito selectvo nos meus encontros, ou seja, não me encontro com qualquer um.

E o seu blog também não tem nada de bom que acrecente à minha formação enquanto cidadão. Não tem interesse a nível cultural, histórico, desportivo, filosofico, politico, económico ou social.