terça-feira, 3 de novembro de 2009

A FRAUDE

Têm alguns escribas da blogosfera Seixalense atacado de forma vil as afirmações que fiz num artigo de opinião sobre as eleições autárquicas relativas aos factos que se verificaram em Fernão Ferro, e que posteriormente publiquei neste blog.
É sabido que os membros que compõem as mesas de voto são indicados pelos Partidos Políticos, os quais devem fazer uma selecção criteriosa das pessoas que indicam. Deste modo os Partidos Políticos têm de ser responsabilizados pelas pessoas que indicam.
Eu fiz parte de uma mesa de voto, tendo sido indicado pela CDU, pelo que da minha actuação enquanto, membro da mesa, a CDU será sempre responsável.
Voltando a Fernão Ferro, na Assembleia-geral de Apuramento de Voto, da qual fiz parte, verificou-se que havia erros nas Actas das mesas 4 e 8 no que concerne à eleição para a Assembleia Municipal. Face a esses erros foi deliberado proceder-se à recontagem dos votos dessas mesas para a Assembleia Municipal.
Efectuada essa recontagem verificou-se que em ambas as mesas tinha havido votos que, no escrutínio provisório, haviam sido indevidamente contabilizados para o PSD.
Achei estranho que em ambas as mesas tivesse acontecido a mesma situação, pelo que, e numa altura em que a eleição do 11.º vereador para a Câmara Municipal era, por um voto, para o PSD, tomei a iniciativa de, na Assembleia-geral de Apuramento, propor que, para que não houvesse dúvidas, fossem contados os votos da mesa 8 para a Câmara Municipal. A minha proposta, de imediato secundada pelo Bloco de Esquerda, foi aceite pela Meritíssima Juíza que presidia à Assembleia-Geral de Apuramento.
Na contagem provisória o PSD na mesa 8 tinha tido 113 votos.
Os votos foram recontados e quem, primeiro, os recontou disse que o PSD apenas tinha tido 112 votos para a Câmara Municipal. Se tal fosse verdade o 11.º Vereador voltaria para o BE. A assembleia decide recontar os votos do PSD e quem faz a recontagem conta 113 votos para o PSD. O 11º Vereador voltava a ser eleito pelo PSD e, enquanto o representante do Bloco desesperava, o representante do PSD na Assembleia já fazia a festa.
É neste contexto que decido agarrar nos votos do PSD e recontá-los novamente.
Todavia para além de os recontar decidi verificar esses votos que estavam a ser contabilizados para o PSD um a um, e eis que descubro que no meio dos votos que, supostamente, deviam de ser todos do PSD, estavam 2 votos que eram do BE e que alguém, na contagem provisória, fraudulentamente, havia colocado no meio dos votos do PSD.
Em consequência da minha iniciativa a eleição do 11.º vereador para a Câmara foi definitivamente para o Bloco de Esquerda.
Ou seja se eu não tivesse tido a decisão de, primeiro, propor a recontagem dos votos para a Câmara Municipal na Mesa 8 de Fernão Ferro e depois verificar um a um os votos do PSD nessa mesa, o 11.º Vereador tinha sido eleito pelo PSD, não por ser essa a vontade da população deste concelho, mas sim porque alguém, que tinha estado na Mesa 8 de Fernão Ferro, tinha feito BATOTA e conseguido que 2 votos que eram do BE fossem contabilizados para o PSD.
Deste modo senão fosse a decisão que tomei, o 11.º Vereador para a Câmara do Seixal teria sido eleito FRAUDULENTAMENTE pelo PSD. E digo FRAUDULENTAMENTE porque, repito, tal eleição não teria sido por vontade da população do concelho do Seixal, mas por alguém que foi indicado por um partido para estar numa mesa de voto fez BATOTA de modo a beneficiar FRAUDULENTAMENTE o PSD!
Quem foi esse alguém, não sei, só sei que era membro, ou delegado, da Mesa 8 de Fernão Ferro, e não acredito, e ninguém acreditará, que esse alguém tivesse sido indicado pela CDU, pelo PS, pelo CDS ou pelo BE, pois é óbvio que ninguém iria ter a ousadia de fazer BATOTA em beneficio de uma força politica que não fosse a sua! É assim para mim óbvio que quem fez BATOTA, que podia ter tido implicações sérias nos resultados eleitorais, foi alguém indicado pelo PSD e o PSD tem de assumir a responsabilidade pelos membros que indica para as mesas.
Tudo o supra exposto pode ser comprovado pelos membros que estiveram na Assembleia-geral de apuramento, onde repito, estava uma Juíza de Direito.
Da minha parte, fiz o que tinha a fazer, primeiro evitei uma fraude e depois denunciei publicamente o ocorrido de modo a que, em futuros actos eleitorais, se tenha mais cuidado com as pessoas que se indicam para as mesas, de modo a que situações como as que descrevi, que em nada abonam a democracia, não se voltem a verificar.
Compreendo a irritação do PSD e dos bloguistas laranjas, mesmo os que se apelidam de verdes, contra a minha pessoa, pois senão fosse eu, tinham eleito, contra a vontade da população do Seixal, o 11.º Vereador.
Em consciência, fiz o que devia ter sido feito, e com isso impedi que a fraude acontecesse, tendo denunciado publicamente a situação, de modo a que, em futuros actos eleitorais, todos tenham mais atenção e estas situações não se voltem a repetir.
A perda de um vereador foi doloroso para o PSD, todvia devem procurar internamente os responsáveis pelo desaire eleitoral que tiveram e não virem ameaçar-me com processos judiciais. Se o PSD me quiser processar pelas decisões que tomei, estão à vontade! Eu estou por cá para me defender e provar tudo aquilo que afirmei, sendo certo que o PSD já devia saber que não tenho medo de ameaças e que não será com processos judiciais que calarão as denuncias que entendo fazer à população deste concelho onde nasci e sempre vivi!

26 comentários:

J.S. Teixeira disse...

Pumba!

Muito bem Paulo.

Anónimo disse...

A VERDADE ACIMA DE TUDO:

SÓ A VERDADE! APENAS A VERDADE!

DOA A QUEM DOER!

Hugo disse...

Paulo
Parabéns pela determinação que tivestes na Assembleia de Apuramento e que evitou que o PSD fraudulentamente elegesse um vereador. Quanto ao PSD, o que tenho a dizer é que é preciso ter muita "lata" pois sabem da fraude que fizeram e ainda vêm, armados em falsas virgens, com ameaças. Devem pensar que alguém acredita que não tivesse sido o elemento da mesa indicado pelo PSD qe fez a tramoia.

Pensar o Seixal no Século XXI disse...

Caro Dr. Paulo Silva,

Continuam a ser muito graves as afirmações que faz retirando conclusões de onde elas não podem ser retiradas e fazendo juízos de valor e acusando pessoas de crimes eleitorais (nomeadamente o crime de Fraude em Eleição previsto no artigo 339.º do CP).

E são graves porque o Dr. Paulo Silva diz com clareza que "Quem foi esse alguém, não sei, só sei que era membro, ou delegado, da Mesa 8 de Fernão Ferro, e não acredito, e ninguém acreditará, que esse alguém tivesse sido indicado pela CDU, pelo PS, pelo CDS ou pelo BE, pois é óbvio que ninguém iria ter a ousadia de fazer BATOTA em beneficio de uma força politica que não fosse a sua! É assim para mim óbvio que quem fez BATOTA, que podia ter tido implicações sérias nos resultados eleitorais, foi alguém indicado pelo PSD e o PSD tem de assumir a responsabilidade pelos membros que indica para as mesas."

O Dr. Paulo Silva acusa, difamando (crime previsto no artigo 180.º do CP) pessoas concretas. E isto é revelador de muitas coisas!

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Paulo Silva disse...

Não me diga Drº Filipe que acha que foi alguém indicado pela CDU que colocou os dos votos do BE para o PSD? Drº Filipe não ns queira fazer de ingénuos!

Maria disse...

O PSD foi o grande derrotado no Concelho do Seixal!

Estava previsto que o n.º 2 (Clara Carneiro) renunciasse ao cargo pra entrar o Pina Martins (n.º 3) mas saiu-lhes o tiro p´la culatra ... e o Pina Martins ficou a xuxar no dedo!

Nem teve a ousadia de ir assistir à tomada de posse :)

Temos pena!!!

Anónimo disse...

Drº Paulo Silva, você deve estar vocacionado para evitar fraudes, primeiro foi nos Bombeiros da Amora e agora nas eleições autárquicas. Parabéns pela sua perspicácia. Não tenho dúvidas é por esta perspicácia que o PS e o PSD tem tanta inveja de si.

Leal Neto disse...

Repara amigo Paulo,

O A-sul anda "perdido" de amores por ti. Vê lá que até transcreveu todo o texto que publicaste neste blog.

E, eu, aqui, como lá, deixo o meu comentário:

Força Paulo, não permitas que te intimidem. Como costuma dizer-se "os cães ladram mas a caravana passa.

O que os faz falar é ainda a ressaca da tremenda derrota que sofreram. Andaram meses a masturbar-se convencidos que tinham descoberto a "formosura da menina vitoria" e vê no que deu para mal dos pecados deles que são falsos crentes.

Por isso temos agora que aturar os ressabiados e acólitos tipo ponto verde. Mas é preciso ter paciência.
Rapidamente vão hibernar para aparecer daqui a 4 anos. O que os está a desassossegar é a hipótese cada vez mais que certa da repetição do acto eleitoral de Fernão Ferro. É medo, com sentido de raiva por terem sido os causadores da situação. As orelhas dessa gente ferve e o calor tolda-lhes o raciocínio.

Coitados. São tristes. Mas não tenhamos pena. Eles não merecem o respeito de ninguém.

O pontinho verde, comentando noutro blog e com copy para este dizia: "o PCP vai canalizar para Fernão Ferro, em caso de repetição de eleições , TODA a sua artilharia pesada".

Meu caro pontinho "velhote", então regista lá: a tua teoria peca por defeito, mas eu completo: "... artilharia pesada" e ... também a ligeira. A pé, a cavalo ou em cima de ti.

Paulo, já reparaste que o pontinho anda tão desorientado que agora, à falta de "coisa nova", quando não copia os textos da "oposição" vai rebuscar ao baú que tem no sótão? São sinais da crise que também já atingiram o "velhote". Está a ficar gagá, por isso repete-se, repete-se.

Enfim a azia e a ressaca dá para isto.

Leal Neto disse...

E para que o "pontinho" não fique vaidoso por só ele ter "honras" dos meus comentários, fica aqui também o outro comentário que escrevi em "homenagem aos imbecis e afins ressabiados do ponto verde:

Estás ver Paulo?

Eles não confessam, mas ... a azia provoca estas coisas.

Mas vamos ajudá-los um pouco, "recordando" as "proezas heróicas" do pontinho verde - a sua grande inspiração - com as quais os imbecis e quejandos se "deleitavam" no fim de cada "sessão" da auto satisfação:

No dia 08.10.2009 (a três dias das eleições autárquicas) "exortava":

“DOMINGO VAMOS DERROTAR ESTA FARSA !”

No dia 09.10.2009, "questionava":

“VOCÊ QUER ESTAR "JUNTO" A ESTA GENTE?”

No dia 10.10.2009 (véspera das eleições), "profetizava":

“Este fim de semana vamos fazer uma limpeza!”

No dia 11.10.2009 (dia D para a "oposição" saudosista), "gozava", "exortava", "apelava":

“Neste blogue encontra MIL E UM POSTS ... com igual número de razões para não votar Partido Comunista, ou seja aquela coisa onde ele se esconde, como é que se chama? ... Ah já sei....CDU!

VOTAR É UM DIREITO! MUDAR É UM DEVER!

É PRECISO ACABAR COM ESTA LONGA DITADURA DE 35 ANOS QUE COME DA GAMELA SERVIDA PELOS GRANDES GRUPOS ECONÓMICOS, SONAE, A.SILVA E SILVA, ALVES RIBEIRO, GOMES ALHO etc...etc...etc...

PELA LIBERDADE, CUMPRIR PORTUGAL!”

“NÂO QUEREMOS MANTER; VAMOS MUDAR!"

Pronto. Está bom de ver que a ressaca ainda vai durar algum tempo.

Quem tanto "encheu" de " gás", leva tempo a "esvaziar".

Tenhamos paciência!

Anónimo disse...

Ó Paulo parce que desta vez não te safas. O Edson vai processar-te criminalmente.Éstás F _ _ _ _ _.

Paulo Silva disse...

Estou cheio de medo... Ufa que medo!!!

Anónimo disse...

Bom...
Temos mesmo de decidir-nos não é?
Se todos os partidos são responsáveis, então os indicados pela CDU, que estavam nessas mesas, também o são.

Aliás a CDU tem historicamente tido + gente nas mesas que os restantes partidos.

E já agora...
dou lhe razão (ou em parte).
O erro na contabilização de qualquer voto é criminoso!
O erro em 2 votos é mau sinal - tem de se conferir.
Agora... temos de ser + justos a atribuir responsabilidades, bem como com nas acusações que fazemos.
E já agora... temos de ser + claros!

O Dr.Paulo podia/devia ter referido que, por exemplo, no apurar de votos nulos, a comissão de apuramento, no Seixal, deliberou por + 300 votos no PS.

Não me enganei 300 (trezentos) votos, que as pessoas das mesas, erradamente consideraram nulos, e se apurou, terem sido (mal) considerados dessa forma.

Ou seja, 300 votos que eram do PS, e só foram contabilizados via comissão

- 2, de facto, é mau
- 300 é o quê?

Cordialmente,
André Marques

Paulo Silva disse...

André publiquei o seu comentário, mas digo-lhe que não é verdade a história dos 300 votos nulos para o PS. Não sei quem lhe contou tal hstória, mas que a mesma não é verdadeira, não é. Quanto à questão dos votos nulos que foram validados na Assembleia Geral de Apuramento, foram na quase generalidade votos que estavam com a cruz em cima dos simbolos dos partidos e que por isso foram anulados no escrutinio provisório.

Anónimo disse...

Que grande heroi!! épá e não foi também o JHS que te ajudou a contar? é que como ele escreve tão bem, pode ser que conte melhor e se verifique que a CDU ainda ganhou foi com maioria absoluta em Fernão Ferro!!

Anónimo disse...

É já este Sábado, dia 07 de

Novembro, pelas 9h da manhã, que

a CARAVANA AUTOMÓVEL

vai percorrer as ruas da freguesia

de Fernão Ferro para alertarmos

a população da freguesia sobre a

grave situação anti-democrática

que se vive no PINHAL DO GENERAL

e exigirmos que seja convocada

rápidamente,ainda neste ano

de 2009 uma Assembleia-Geral

Extraordinária na Associação

dos Amigos do Pinhal do General e

outra para a AUGI FF71.

Contamos com o vosso apoio.

Rui Cabral disse...

Vês André, é no que dá falar de cor, apenas com a "informação" que visa a desinformação.

Não estive lá, mas quase me atrevo a dizer que até por "excesso de zelo", a maior parte dos votos nulos recuperados foram para a CDU. Terá sido? Em todo o caso se o voto anulado foi recuperado por ter a cruz em cima do símbolo ou ao lado do quadrado, não há dúvida que a intenção do voto é perceptível. Resta apenas concluir que, em 33 anos de processos eleitorais, os nossos cidadãos, por diversas razões, ainda não sabem votar no boletim, mas claramente, sabem em quem votar nos actos em participa.

E disso, não tenho dúvidas!

Associação Viver Pinhal do General disse...

Sábado, dia 07 de Novembro, pelas 09h00, Marcha Cívica da População do Pinhal do General.

Sem cariz político, religioso, ideológico, Vamos Alertar para a situação desta pequena localidade limite do Concelho e talvez por isso tão esquecida. O percurso passará por alguns dos Pontos Negros do Pinhal do General e termina no Mercado de Fernão Ferro.

Participa!

D + pelo Pinhal do General!

www.viverpinhaldogeneral.blogspot.com

Anónimo disse...

Dr Paulo Silva, eu não sou do PSD mas estive numas das mesas que refere, mas olhe que os votos da CDU foram contados um a um pelo PS e PSD, como os votos do PSD foram contados e passados um a um pela CDU e PS, idem com os votos do PS e BE donde as suas afirmações atacam todas pessoas que estiveram na mesa, e das duas uma, ou está de má fé ou na realidade nunca participou em contagens. Se qualquer partido lhe mover uma acção eu apoiarei porque me sinto um dos visados inocentemente, quando mete todos no mesmo barco! E olhe que as pessoas pareceram-me todas honestas!

Anónimo disse...

QUEM TEM MEDO

DE CONVOCAR ELEIÇÕES para a

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO PINHAL DO

GENERAL e para a AUGI FF71...

... daquela zona de Fernão Ferro?

Esta é uma pergunta que todos fazem e ninguém consegue obter resposta.

O presidente daquela Associação já não convoca eleições há 7 anos.

Porquê?

Por falta de dinheiro não é.


A AUGI também ainda não conheceu outro presidente.

Porquê?

A AUGI FF71, é uma das maiores do país, senão mesmo a maior devido aos seus quase 250ha ou 2.500.000 metros quadrados.

Os cerca de 3.000 comproprietários desta AUGI interrogam-se sobre a falta de democraticidade na vida da Associação porque, como diz o povo,quem não deve não teme.


Os comproprietários desta AUGI do Pinhal do General e membros da Associação, não conseguem entender também porque é que só querem convocar eleições para a Associação e a AUGI, respectivamente em Fevereiro e Junho de 2010?

Porque esperar tanto tempo?

Quais serão as razões que impedem a não realização antes do final deste ano, das Assembleias Gerais Extraordinárias já requeridas pelos comproprietários e associados?

Responda quem souber!

Paulo Silva disse...

Ao ultimo anónimo.
Francamente não entendo, se os votos foram vistos um a um, como é que estavam votos a ser contabilizados para o PSD que não eram do PSD? Desculpe-me, mas o que diz é impossivel de ter acontecido! Houve excessos de confiança que deram maus resultados.
Quanto a nunca ter participado numa contagem de votos, só lhe posso dizer que já participei em várias, e garanto-lhe que os votos foram todos correctamente contabilizados, porquanto, como Presidente da Mesa tive o cuidado de os verificar um a um.

Anónimo disse...

ULTIMAS DO PINHAL DO GENERAL!
Ninguém pára a Marcha! E sabem porquê? Porque a mesma está aprovada pela Câmara Municipal do Seixal!
Parece que nem todos querem aderir, mas não pelos melhores motivos. Será que estamos a despertar consciências que se encontravam adormecidas... Aparece, fica bem com a tua consciência!

Anónimo disse...

Esta saga da contagem de votos e de quem "inocentemente" transfere votos de uma determinada força política para outra que, por essa via vai beneficiá-la e adulterar o resultado final, faz-me lembrar o que sucedeu em Março de 2009, aquando das eleições para a AHBV de Amora, onde inexplicavelmente desapareceram 10 votos e ainda assim os pseudo ganhadores tiveram o arrojo de aceitar a posse debaixo de total suspeição, apesar dos pedidos insistentes dos associados a pedirem a repetição do acto eleitoral.Agora, com o que aconteceu em Fernão Ferro, não fosse a atenção da Assembleia de Apuramento, interrogo-me que raio de oposição temos no concvelho do Seixal e, ao invés de se envergonharem com o sucedido, estão armados em damas ofendidas e ameaçam com acções em tribunal por difamação. Não seria melhor reduzirem-se ao silêncio e fazerem um "reset" às suas conciências? se é que as têm!

Associação Viver Pinhal do General disse...

Bom Dia,

Ninguém Pára(ou) a Marcha Cívica da População do Pinhal do General!

D + Pelo Pinhal do General!

Um Bem-haja.

www.viverpinhaldogeneral.blogspot.com

Anónimo disse...

No passado sábado, 07 Novembro,

dia em que os MORADORES do PINHAL

do GENERAL realizaram a marcha

pela DEMOCRACIA, lamentamos que os

ORGÃOS SOCIAIS da Associação,

numa atitude demonstrativa de que

estão de costas voltadas para a

população que deveriam servir,

tivessem encerrado as portas da

nossa Associação ao público!

Tiveram medo de quê?

Esta Marcha foi apenas uma das iniciativas da nossa caminhada pela reposição da LEGALIDADE, DEMOCRACIA e TRANSPARÊNCIA na Associação e Comissão Administrativa da AUGI FF71 do Pinhal do General.

Apelamos por isso que estes orgãos sociais respeitem a LEI, Estatutos e a vontade dos associados e população do Pinhal do General marcando as respectivas Assembleias o mais brevemente possível.

Não aceitamos o agendamento das

Assembleias, da AUGI para JUNHO/2010, e da Associação para

Fevereiro/2010.

Nos próximos dias será publicado um "album digital" da caravana que reuniu centenas de pessoas em mais de uma centena de carros que percorreram as ruas do Pinhal do General e da Freguesia de Fernão Ferro.

Aos participantes e apoiantes aqui ficam os nossos agradecimentos.

Associação Viver Pinhal do General disse...

DOMINGO, DIA 22 DE NOVEMBRO PELAS 16H, NA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO PINHAL DO GENERAL, VENHA PARTICIPAR NO FORUM DO PROJECTO “VIVER PINHAL DO GENERAL”.

D + PELO PINHAL DO GENERAL!
PARTICIPE!

UM BEM-HAJA!

www.viverpinhaldogeneral.blogspot.com

João Noronha disse...

Caro Paulo e meu amigo "pirómano". Achei muito Interessante o que li, apesar de não concordar que se aponte o dedo a um partido sem ter provas que de facto assim foi. Mas que é preocupante é e prova que com as contagens das mesa de voto todo o cuidado é pouco. Abraço