sábado, 25 de setembro de 2010

Um homem, voando de balão, dá conta de que está perdido. Avista um GNR, aproxima-se dele e pergunta-lhe:

- Pode ajudar-me? Fiquei de me encontrar às duas da tarde com um amigo, já estou meia hora atrasado e não sei onde estou.

- Claro que sim! - responde-lhe o guarda - O senhor está num balão, a 20 metros de altura, algures entre as latitudes de 40 e 43 graus norte e as longitudes 7 e 9 graus oeste.

- Você é da GNR, não é?

- Sou sim senhor! Como foi que adivinhou?

- Muito fácil: porque o que me disse está tecnicamente correcto mas é inútil na prática. Continuo perdido e vou chegar tarde ao encontro porque não sei o que fazer com a sua informação...

- Ah! Então você é do partido socialista!

- Sou! Como descobriu?

- Muito fácil: porque você não sabe onde está nem para onde vai, assumiu um compromisso que não vai poder cumprir e está à espera de que alguém lhe resolva o problema. Com efeito, está exactamente na mesma situação em que estava antes de me encontrar só que agora, por uma estranha razão, a culpa é minha!...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Seixal entrega 5 mil livros no regresso às aulas

A Câmara Municipal do Seixal prevê entregar cerca de 5000 manuais escolares no início do ano lectivo 2010/2011. Substituindo-se ao Estado central, a quem compete criar as condições para que o acesso à educação seja, de facto, universal e gratuita a Câmara Municipal do Seixal (assim como a de Serpa e da Vidigueira, por exemplo) garante deste modo que grande parte dos alunos do concelho terão acesso aos manuais essenciais ao seu sucesso escolar.

SEIXALIADA 2010


A 27.ª edição da Seixaliada começa já no dia 18 de Setembro. Um dos maiores eventos do desporto popular do país realiza-se todos os anos no concelho do Seixal, dinamizado pelas instituições que compõem o movimento associativo do concelho.


Consulta já o site da Câmara Municipal do Seixal para saberes tudo sobre este evento


Inscreve-te já nas modalidades desportivas e actividades da Seixaliada AQUI


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

FESTA DO AVANTE

FESTA DO AVANTE
A mais bela Festa do mundo


Tendo-me sido solicitado que escrevesse uma crónica sobre a Festa do Avante, dei comigo a recordar a minha primeira Festa do Avante. Não sendo os meus pais militantes ou simpatizantes do PCP, apenas em 1984 fui à minha primeira festa. Os tempos eram outros, e foi a muito custo que os meus pais acederam a que eu fosse à Festa do Avante e que acampasse na mesma.
Resolvidas as autorizações paternais, na quinta-feira de manhã lá sai da Cruz de Pau, na companhia do Luis e do Augusto, dois amigos daqueles que já não se fazem, e fui para o Alto da Ajuda, sem saber muito bem o que iria ser a Festa do Avante, e muito menos compreendendo a razão pela qual íamos na quinta-feira, quando a Festa só começava na sexta-feira.
Chegados ao Alto da Ajuda fiquei espantado com as centenas de pessoas que diligenciavam os últimos acabamentos da sua festa, sendo que muitas delas tinham dado parte substancial das suas Férias para a construção da Festa. Para essas pessoas a Festa há muito que tinha começado! Mas o que mais me impressionou foi que todos trabalhavam com uma alegria que era contagiante, de tal modo que passado pouco tempo, mesmo sem ser militante do PCP, já eu estava também a trabalhar no acabamento da Festa. A integração foi tão rápida que passado pouco tempo já tinha turnos de trabalho para a Cidade da Juventude nos dias da Festa. A azáfama da quinta-feira foi tanta, que só na sexta-feira tive tempo para visitar a festa. Fiquei maravilhado com a mesma, como era possível num único espaço haver tanta coisa diferente: A Cidade da Juventude, os espaços das Organizações – lembro-me que o espaço de Lisboa tinha uma réplica quase real do Edifício Vitória e o do Porto uma réplica de um Barco Rabelo onde iria funcionar como Bar/Discoteca –, a Cidade Internacional, o Palco 25 de Abril, o Auditório 1.º de Maio e tantos outros. A minha única preocupação era como é que conseguiria ver tudo em apenas 3 dias… Lembro-me que durante esses 3 dias mal dormi… Lembro-me dos espectáculos, os turnos de trabalho, as exposições políticas, o convívio constante que se prolongava da Festa para o acampamento.
A alegria de todos era uma constante. No Domingo à tarde, assisti ao meu primeiro comício e vibrei com a convicção que via naquela imensa multidão!
Na Segunda-Feira vi-me embora com a tristeza de não ter conseguido ver tudo aquilo que queria ver, mas a verdade é que era impossível conseguir estar em todo o lado e em todo lado havia algo para ver e descobrir... Foram 3 dias mágicos, que nunca esquecerei, pois neles descobri a camaradagem e a fraternidade que une os comunistas.
Uma camaradagem e fraternidade que faz os comunistas lutarem por um mundo diferente, um mundo em que os homens serão iguais e não haverá a exploração desenfreada que caracteriza a sociedade em que vivemos.
Pouco tempo depois da minha 1.ª Festa do Avante, entrei para militante da JCP e do PCP, partido em que tenho a honra de continuar a ser militante.
É claro que desde então não faltei a mais nenhuma Festa do Avante, todas diferentes no conteúdo, mas todas iguais na camaradagem, na fraternidade e na alegria.
É por isso tudo isto que não tenho dúvidas em afirmar que a Festa do Avante é a mais bela Festa do mundo, e por isso convido todos a visitá-la e a descobrirem a mesma.