sábado, 17 de março de 2012

SEIXAL – Uma referência nacional na eficiência da gestão municipal

Sensivelmente há um mês um Jornal Nacional Sensionalista ao analisar a divida das autarquias, referiu a divida de 6 municípios do país, entre os quais o Seixal.
Quem analisou seriamente a notícia concluia que os municípios referidos tinham sido escolhidos aleatoriamente, todavia logo o PSD e o PS vieram falsamente afirmar que o Seixal estava entre os 6 municípios mais endividados dos pais.
Palavras para quê? É sabido que a seriedade é coisa que não existe no PS e no PSD Seixal!
E por isso ao afirmarem que o Seixal está entre os 6 municípios mais endividados do país só demonstrou falta de seriedade na politica, o que é apanágio dessas forças politicas, ou mais grave, falta de conhecimento de português para análise da notícia...
Mas e como dizia a minha avó "a verdade é como o azeite e vem sempre ao de cima"! É que passado pouco tempo foi divulgado um estudo de avaliação e desempenho dos Municípios Portugueses realizado por um investigador do Instituto Superior Técnico que avaliou os recursos, como a despesa corrente, a despesa de capital e o número de trabalhadores, e também os resultados - a população residente, a extensão da rede viária, o número de estabelecimentos de educação, cultura e desporto, quantidade de resíduos urbanos recolhidos e os volumes de água distribuídos às populações e de águas resíduas tratadas. O resultado desse estudo é que o Seixal é o município mais eficiente entre os municípios do país, o que demonstra a boa gestão que está a ser praticada pela CDU no município do Seixal.
Mas, se duvidas houvessem sobre a excelência da gestão desenvolvida pela CDU no Seixal, foi agora divulgado pela Ordem dos Técnicos Oficias de Contas o anuário financeiro de 2010 dos municípios portugueses. Analisado o mesmo dúvidas não restam da excelência da gestão desenvolvida pela CDU no concelho do Seixal.
Assim o Seixal foi dos poucos municípios que em 2010 não recorreu a empréstimos bancários de médio e longo prazo, tendo sido dos municípios que mais diminuiu o passivo.
O Seixal foi ainda considerado como sendo dos municípios que apresentaram maior independência financeira (5.º lugar) e maior liquidez (13.º lugar). No que concerne à eficácia financeira, o Seixal surge em 6.º lugar do ranking global.
Estes estudos, elaborados por entidades independentes, demonstram a boa gestão que está a ser desenvolvida pela CDU no concelho do Seixal. É certo que há dificuldades, não se escondem as mesmas, mas os estudos demonstram, que tais dificuldades não são consequência de má gestão, mas sim da crise que afeta Portugal em consequência de políticas desastrosas desenvolvidas pelos Governos PS/PSD e CDS. É caso para dizer se o Governo deste País tivesse a eficiência da Câmara Municipal do Seixal não estaria Portugal a atravessar esta grave crise económica, ou seja se tal como no Seixal, fosse o PCP a governar este país não se pode ter duvidas que todos estaríamos bem melhor!
Será altura da população deste concelho votar igualmente no PCP/CDU nas eleições legislativas, tal como vota nas autárquicas, pois quem gere eficientemente uma Câmara Municipal é porque também sabe gerir com eficiência um País!

PAULO SILVA
Eleito pelo PCP na Assembleia Municipal do Seixal e na Assembleia Metropolitana de Lisboa

2 comentários:

Rui disse...

Parabéns à Câmara do Seixal, aos seus autarcas e à população deste nosso querido concelho. Apesar das mentiras e calúnias a verdade vence sempre.

Unknown disse...

Um programa recente da SIC Notícias disse mentiras sobre o caso «Equador», que tem partes copiadas de «Cette nuit la liberté».
MST é um «moralista» anti-Esquerda, refiro-me a Esquerda de facto e não a esquerda troikista.
A Censura anda muito activa nos comentários dos blogs. Espero que deixe passar este comentário.
Em www.anticolonial21.blogspot.com está a verdade inconveniente sobre a cópia de partes de «Cette nuit la liberté» por Miguel Sousa Tavares para o livro «Equador».