sábado, 25 de abril de 2009

Abril de Novo!

Comemoramos 35anos de Abril.

Abril rompeu com 48 anos de fascismo e com o que esta palavra significa. O fascismo do trabalho de sol a sol, o fascismo que não dava direito a férias, subsidios ou reformas, o fascismo do trabalho sem direitos, o fascismo das prisões, das torturas e dos assaltos da polícia aos sindicatos, o fascismo da fome, da miséria e da carestia de vida, o fascismo da educação só para os filhos dos senhores e do trabalho infantil a partir dos 12, 11, 10, 9 anos de idade, o fascismo de curar doenças com mezinhas e dos familiares que morriam novos com um mal que nunca se chegou a saber o que foi porque a saúde só estava ao alcance de alguns, o fascismo em que o direito à greve e à manifestação estava proibido, o fascismo da PIDE, o fascismo dos tribunais manipulados que decidiam sempre a favor dos poderosos ligados ao fascismo, o fascismo dos presidentes da câmara nomeados pelo Governo do fascismo, o fascismo da guerra e o fascismo do direito ao voto para os que votavam no fascismo.


Em oposição a isto está Abril, vivido pela geração dos meus pais com entusiasmo e alegria. Abril da esperança, da alegria e da confiança no futuro, Abril da paz e da solidariedade internacionalista, Abril dos direitos, Abril da festa de natal nas fábricas dos pais e da colónia de férias para os miúdos, Abril do colectivo, Abril da nacionalização da banca, energia e transportes, Abril do leite gratuito para bébés até dois anos, Abril dos aumentos reais dos salários e do congelamento do preço do pão e do açucar, Abril das brigadas de alfabetização e dinamização cultural, Abril do amor e dos amores, Abril do projecto, Abril do sonho.


35 anos depois, a mesma luta, o mesmo sonho: ABRIL NOVO!

5 comentários:

Anónimo disse...

Pena é que o Abril de 74 tenha durado muito pouco....

Hoje, Abril de 2009, após 35 anos e 30 de governos PS e PSD, estamos no Abril:

Abril de desemprego,
Abril de incerteza,
Abril do desespero,
Abril de fome,
Abril de Universidades sem dinheiro,
Abril em que fecharam Centros de Saúde, maternidades,
Abril em que não se constroiem Hospitais,
Abril em que não há segurança,
Abril em que só alguns tem médico de familia,
Abril em que só alguns tem dinheiro para pagar a habitação.
Abril em que alguns pouco mais comem que uma migalha de pão,
Abril em que só alguns tem direito à educação,
Abril em que só alguns tem direito à saúde,
Abril em que alguns sofrem repressão,
Abril em que só alguns tem direito a uma reforma/pensão digna,
Abril em que só alguns tem direito à cultura,
Abril em que só alguns tem direito ao desporto,
Abril em que só alguns tem direito ao emprego,
Abril de tristeza!!!

Mas Abril de convicção que este Povo País precisa de melhores governantes,

Abril de esperança, no Povo que lutará pelo Direito a um País melhor.

Minha rica Revolução de Abril, que em 1974 nos libertaste da ditadura e que hoje pouco nos resta das conquistas e das lutas que se travaram, por uma vida mais digna para o Povo Portugues.

Povo trabalhador, cansado, que não tens dinheiro, mas que também és digno a ter uma maior e melhor vida.

Exorto-te a gritar bem alto,
Viva a LIBERDADE!

Exorto-vos para que o espirito de Abril permaneça na ponta das nossas canetas próximas eleições.

Anónimo disse...

Onde pára a LIBERDADE???


Alunos “condenados” por
organizar manifestação

Três estudantes da Escola Secundária, organizadores de uma manifestação, viram o processo suspenso provisoriamente e vão prestar serviço de interesse público

A três alunos da Escola Secundária de Penacova, a organização de uma greve e uma manifestação contra o Estatuto do Aluno, no dia 17 de Novembro de 2008, colocou-os a braços com a Justiça, num caso que redundou agora na suspensão provisória do processo, por quatro meses, com a injunção de prestarem 20 horas de “serviço de interesse público” no estabelecimento de ensino, com monitorização da Direcção Geral de Reinserção Social, que elaborará o relatório no final do prazo de suspensão.

Anónimo disse...

In Rumo a Bombordo
"Anónimo disse...
SIMBOLO DO 25 DE ABRIL DE 1974 ULTRAJADO
È lamentavel que um destacado militante do PS, Jorge Santos, proprietário do Jornal do Seixal tenha reproduzido na capa da edição nº 63 do referido Jornal um cravo mascarado com tons de roxo e branco, capeando um artigo comemorativo do 25 de Abril. O cravo da revolução, da liberdade é vermelho vivo. Simplesmente lamentável, tal como o largo Salazar em Santa Comba Dão."

E é este mesmo jornal que recebe os anúncios da camara, mas que nesta edição nem mostra a visita do Jerónimo ao Seixal... e chamam-se jornalistas!!!!!

Anónimo disse...

Não me preocupa nada, onde nascem os candidatos. É preciso é que residam e estejam recenseados nos concelhos onde são candidatos. É preciso é que não caíam de pára-quedas em qualquer concelho onde o seu partido os mande, que como todos sabemos os exemplos abundam.

Quantos candidatos à CM do Seixal vivem e estão recenseados no concelho??????????

Bruno Ribeiro Barata disse...

Foram assinados 172 contratos que visam o alargamento da rede pré-escolar, permitindo criar mais 299 salas e 13 mil vagas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, permitindo elevar de 78 para 82 por cento a taxa de cobertura nacional deste nível de ensino.

José Sócrates já havia anunciado durante o congresso do Partido Socialista, a vontade de tornar obrigatória a frequência do ensino pré-escolar para todas as crianças com 5 anos.

Com um investimento de 36 milhões de euros, 50% suportado pelos Ministérios do Trabalho e da Segurança Social e da Educação, o programa tem por base a concertação estratégica entre o governo, as autarquias e as instituições privadas de solidariedade social.

Com esta medida pretende-se generalizar o acesso ao ensino pré-escolar para combater as desigualdades.

Esta é a revolução de Abril de 2009, o enorme investimento na educação