quinta-feira, 9 de abril de 2009

Anuário Financeiro

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo ao ano de 2007 foi divulgado esta semana. Apenas pude fazer uma análise na vertical do documento e, não excluindo uma análise mais profunda, gostaria de salientar alguns dados, sobretudo relativos ao município do Seixal.
Um dos primeiros dados refere-se ao Índice de independência financeira, mantendo-se o Seixal no topo da lista, neste caso em 5º lugar entre os 308 municípios portugueses. Simultaneamente o documento destaca que o Seixal não tem tido a necessidade de recorrer a créditos bancários para assegurar os serviços à população: “Considerando os 23 maiores municípios, o maior peso das receitas creditícias em relação às receitas totais quedou-se pelos 2% (município de Vila Nova de Gaia) e o menor pelos 0% (municípios de Seixal, Oeiras, Loures, Almada, Setúbal, Leiria, Braga, Gondomar e Guimarães).
Braga e Seixal são os dois únicos municípios de grande dimensão que, pelo terceiro ano consecutivo, não recorrem a empréstimos bancários.”
Verifica-se igualmente que o passivo do Concelho do Seixal tem vindo a diminuir de forma sustentada, e que é um dos grandes concelhos com menor passivo.
O Seixal é também um dos municípios com maior liquidez financeira (14º lugar do ranking) e melhores resultados económicos (19º lugar).
O Seixal encontra-se ainda no Ranking global dos 10 melhores municípios de grande dimensão em eficiência financeira.
É óbvio que uma boa gestão financeira, por si só, não é o objectivo principal de uma Câmara Municipal, mas ajuda essa entidade a prestar os serviços que tem de prestar aos munícipes. Desta forma é de valorizar o excelente trabalho do executivo da CMS, não só no âmbito dos serviços municipalizados, higiene e urbanismo, educação cultura e desporto, integração e solidariedade social entre outros, que felizmente é combinado com uma gestão financeira responsável, séria e ao serviço das populações. Mais uma vez se prova que a CDU no Seixal é sinónimo de Trabalho, Honestidade e Competência.

Como nota final lamento ter de referir o estado deplorável em que se encontra a Câmara Municipal de Lisboa, capital do país, destroçada pelas gestões ruinosas do PSD/Santana-Carmona-Santana e PS/António Costa-Zé. Tomara que os cidadãos de Lisboa saibam identificar qual a força política que mais fez pela cidade enquanto esteve no executivo e que, fora dele, mais denunciou e lutou contra a crise em que Lisboa se encontra, a CDU.
Gostaria ainda de referir que muitas autarquias que são apresentadas como “modelos” pelo PS e PSD não ficam muito bem no retrato.

Como as televisões não vão passar, os jornais não vão dizer e os corvos do costume vão tentar desacreditar o trabalho feito pelo executivo da CMS (ou se calhar vão dizer que a CTOC é controlada pelo PCP ou pelo Comité Central do PCUS) incito todos os visitantes a consultarem aqui o Anuário Financeiro e julgarem por si próprios.

15 comentários:

maria disse...

Aqui está o exemplo de 1 gestao competente ... + 1 razao pra votar CDU nas autárquicas!!!

RT disse...

O facto é que, por mais mentiras que inventem, tudo prova que a CDU é a melhor alternativa, não só para o concelho do Seixal, como para muitas outras autarquias

Anónimo disse...

Pena é que vocês por aqui sejam desonestos e mentirosos.
Mentirosos acima de tudo.

O vosso recente amigo.

GATO GIL disse...

As análises que se podem fazer são muito variáveis, dependendo do ponto de vista de quem faz esse exercício.
O copo está meio cheio ou meio vazio?
Melhor seria que, não havendo investimentos, o Seixal não apresentasse alguma recuperação financeira em relação ao passado, já que no conjunto dos 308 municípios está no 27.º lugar dos que têm maior passivo exigível (dívidas), sendo o 8.º com maior peso de receitas provenientes de impostos.

Daniel Geraldes disse...

O Salazar tambem tinha uma gestão financeira muito competente, e os comunistas acusavam-no de deixar o povo morrer á fome, no Seixal temos uma gestão financeira muito competente á conta da destruição de todo o património ambiental.

Realmente é a mesma face da moeda. Salazarismo e comunismo nunca mais!!!

Anónimo disse...

Os ultimos 3 comentários demonstram apenas o desespero que vai nas hostes oposicionistas. Durarem anos repetiram a cassete da câmara falida, entidades independentes como a Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas vieram desmentiram que a Câmara do Seixal fosse uma entidade falida, pelo contrário é a 5ª Câmara do País em independência financeira. Assim ficou demonstrado que a oposição mente descaradamente aos Seixalenses, e como se provou que são mentirosos veem ou deturpar as contas ou falar de Salazar e fazer pseudo comparações ridiculas. O PSD, onde estão algumas figuras do Salazarismo, vem para aqui compararações entre o PCP e Salazar??? Mas quais comparações!!! Centenas de comunistas foram mortos por Salazar, apenas porque lutavam pela liberdade e por uma vida mais justa para os portugueses!!! Haja memória e não venham os herdeiros de Salazar, por não terem argumentos, virem fazer comparações absurdas!!!

Paulo Silva disse...

Ao anónimo das 11,36 os unicos mentirosos são os do PS e do PSD que durante anos disseram aos Seixalenses que a Câmara estava falida!
Quanto ao Daniel Geraldes registo a tua afirmação de que na Câmara Municipal do Seixal há uma gestão financeira muito competente, quanto ao resto prefiro nem falar, pois o que afirmas nem merece resposta!

Kruzes Kanhoto disse...

Porra! Isto é-se preso por ter cão (dividas) e por não ter...

GATO GIL disse...

Ao anónimo das 14:58
Não confunda quem tem opinião e a expressa livremente com "o desespero que vai mas hostes oposicionistas".
Até porque no Seixal nem sequer existe oposição.
Quem tem vendas e se recusa a vislumbrar as realidades, não tem qualquer tipo de moral para criticar as opiniões alheias.

Anónimo disse...

Parabéns CDU SEIXAL pela boa gestão, em tempos de crise esta posição neste ranking tem muito valor.

Não sou PC mas tito o chapéu ao executivi CDU e manifesto aqui a minha confiança.
Estes dados só demonstram que a Câmara Municipal tem estado bem entregue e que faz todo o sentido continuar-se a votar CDU.
Bem Haja

Anónimo disse...

Mas também há muitos Municipios que andam a brilhar fazendo obra ás custas dos programas do governo.
O que é certo é que esta Cãmara tem feito obra, e tem feito com o dinheiro de todos nós e ainda assim, tem apoiado, subsidiando instituções que deviam ser financiadas pelo Estado (PSP, GNR, Bombeiros, centros de saúde, escolas, centros de dia para idosos, colectividades e outras instituições de protecção de crianças, mulheres, minorias etnicas, etc...), tudo em prol de mais qualidade de vida no concelho.
Porque se estivesse à espera do dinheiro do Governo este concelho seria bem pior, a tal outra banda onde seriam só guetos. Porque era isso que o governo queria, que fossemos os eternos da "outra banda".
O Governo tem-nos marginalizado e tem-nos tratado mal, como se vivessemos no deserto (como inclusivé chegaram a ter a ousadia de dizer).
ós todos é que temos construido este Concelho e contamos com este Presidente da Câmara da CDU para gerir os nossos dinheiros, pois é de confiança, honesto e competente.

RT disse...

LOL. Vocês avisaram que os corvos negros vinham e eles vieram mesmo. Não sei se são corvos, abutres ou hienas, mas fazem um espectaculo deprimente. Deprimente também é ver otários virem para aqui dizer que "os comunistas acusavam-no (ao Salazar) de deixar o povo morrer á fome". É triste saber que no concelho onde vivo existem jovens capazes de tiradas tão estúpidas e com simpatias salazaristas.

Anónimo disse...

Pese embora critique algumas opções da gestão da CDU, como por exemplo, acho simplesmente uma tristeza quando recebo a factura da água, verifico que pago mais de taxas e impostos do que do consumo. Não seria mais honesto a CDU ter assumido o aumento para o preço da água, perfeitamente justificável face à realidade?
Ainda assim, e não sendo militante do PCP, darei ainda à CDU a confiança do meu voto.

Anónimo disse...

Trabalho relativamente bom da CDU, que irá conduzir a uma vitória folgada contra candidatos do PSD e PS escolhidos por um jornaleco!!

Anónimo disse...

Este artigo apresenta um paragrafo muito peculiar sobre a gestão na câmara de Lisboa. Até parece que a CDU nunca teve numa coligação com o PS.
O problema de Lisboa não vem só do tempo do Santana é mais antigo.