sexta-feira, 5 de junho de 2009

HOSPITAL NO CONCELHO DO SEIXAL

PARA QUE SE SAIBA QUEM DEFENDE O HOSPITAL NO CONCELHO DO SEIXAL

DECLARAÇÃO DE VOTO
Projecto de Resolução n.º 488/X
«Sobre o perfil do novo Hospital no Seixal»

Com este Projecto de Resolução, o PCP confrontou os Deputados da Assembleia da República com a necessidade concreta de uma tomada de posição política, relativamente a uma questão decisiva para o novo Hospital no Seixal: a dotação de camas de internamento e de um serviço de atendimento para situações de urgência que corresponda a uma adequada assistência hospitalar, que satisfaça as necessidades das populações.

Com a nossa iniciativa, propusemos que o Parlamento dirigisse ao Governo exactamente essa recomendação, que corresponde a uma firme exigência das populações e utentes da saúde – e desde logo a uma incontornável e inadiável necessidade ao nível da rede de cuidados hospitalares na Região de Setúbal.

Essas necessidades foram de resto identificadas em Dezembro de 2006 pela empresa Antares Consulting, num estudo considerado pelo Governo como de referência técnica para a definição do Perfil do novo Hospital. Face aos critérios utilizados por este estudo, estamos perante um deficit de, pelo menos, 330 camas de hospital de agudos nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra em 2015, sendo de prever uma procura de cerca de 250 mil atendimentos urgentes, ou seja mais 84 mil do que os verificados em 2007.

Apesar desta constatação que resulta da avaliação técnica efectuada, a perspectiva apontada pelo Governo para este Hospital vai no sentido de uma tipologia que exclui a referência a camas de internamento e a serviços de urgência.

Apresentámos então este Projecto de Resolução, sublinhando desde o início que o texto em causa não era nem é “o texto do PCP”, mas sim um texto que foi subscrito, apresentado e votado favoravelmente por todos (todos!) os partidos políticos na Assembleia Municipal do Seixal. E isto, após o mesmo texto ter sido aprovado por unanimidade no encontro dos utentes da saúde realizado naquele concelho em Fevereiro passado.

Numa lamentável (mas já habitual) atitude de incoerência e desonestidade política, e de desrespeito pelas populações e utentes da saúde da Região de Setúbal – e em particular dos concelhos do Seixal, de Sesimbra e de Almada – o PS deu o dito por não dito, e veio para o Parlamento votar contra o mesmo documento que aprovou e subscreveu no Seixal.

Não só o PS inviabilizou esta recomendação, rejeitando-a na votação em Plenário, como a renegou e atacou de uma forma verdadeiramente lamentável aquando do debate na Comissão Parlamentar de Saúde.

A bancada da maioria, pela voz do Deputado Paulo Pedroso chegou ao ponto de acusar este Projecto de Resolução de ter «uma concepção paroquial da rede hospitalar», gabando a decisão do Governo de «evitar duplicações de recursos com o Hospital Garcia de Orta» e chegando ao ponto de proferir a inacreditável afirmação de que «bem feitas as contas, o estudo [da consultora Antares] aponta para um excesso de oferta no território da Península de Setúbal».

As populações e os utentes da saúde – mas também os Deputados do PS – sabem bem que o Hospital Garcia de Orta se encontra numa situação verdadeiramente insustentável, com praticamente uma em cada cinco camas do Hospital a serem ocupadas com situações de urgência, com doentes que se dirigem às Urgências enfrentando tempos de espera da ordem das sete horas ou mais.

O Grupo Parlamentar do PS afirmou que o novo Hospital no Seixal, supostamente para compensar a inexistência de camas de internamento, terá «associada uma unidade de convalescença, no âmbito da rede de cuidados continuados».

Tal afirmação, proferida numa Comissão Parlamentar de Saúde, só poderá revelar uma de duas coisas: ou um confrangedor desconhecimento sobre a realidade e as características dos serviços hospitalares, ou então uma clamorosa desonestidade política, ao tentar confundir camas de agudos com cuidados continuados para ocultar a óbvia insuficiência e inadequação deste perfil que o Governo actualmente aponta para este Hospital.

Ao contrário do PS, o Partido Comunista Português não trai a palavra dada, não volta as costas às populações nos momentos decisivos, não afirma uma coisa e o seu contrário. E é nesse caminho que prosseguiremos, sempre ao lado das populações e dos utentes da saúde.

Os Deputados do Grupo Parlamentar do PCP

8 comentários:

Administrador disse...

A população da Quinta de Valadares espera que a CDU enquanto Executivo, também não lhes volte aas costas e não deixe de cumprir as promessas feitas em reunião de câmara. Para saber mais não deixem de nos visitar em http://aquintadevaladares.blogspot.com/
Cordias saudações

João Afonso disse...

A população da Quinta de Valadares tem de pedir responsabilidades ao PS pelo que lhe está a acontecer, e pode começar já amanhã, com o seu voto, a castigar quem é responsável pelo que lhe está a acontecer, ou seja os Sócretinos do PS!

António do Seixal disse...

Por muito que queiram desviar as atenções com ruído de fundo a verdade é que o PS está contra o Hospital no Concelho do Seixal com Internamentos e Serviço de Urgências.

Quem pode acreditar neste PS que na Assembleia Municipal do Seixal, fingindo estar de acordo com a vontade expressa da população do Concelho,vota a favor do Hospital e na Assembleia da República vota contra?

Quem pode votar neste PS, seja em que eleição fôr??

Esse Administrador deve estar de acordo com o PS em não querer um Hospital com Internamentos nem Seviço de Urgência...

Anónimo disse...

Os eleitos do PS na Assembleia da República, não estão sensibilizados para o perfil de exigência para o novo hospital, porque à boa maneira do português Xico-esperto quando alguém da nossa elite política necessita tratamento ou internamento hospitalar, seja no público ou no privado, vale-se sempre de uma senhora sobejamente conhecida de todos nós, mais conhecida por Sra.Cunha. E não se atrevem a dizer o contrário pois quem trabalha ou frequenta as unidades hospitalares deste País, sabe muito bem como as coisas funcionam.

Daniel Geraldes disse...

Que grande vitória do PPD/PSD. É tambem o prenúnico de uma grande vitória do PSD no Concelho do Seixal.
Os portugueses e os Seixalenses acreditam em nós e na nossa força para mudar o situacionismo do País e do Seixal.

João Afonso disse...

Grande Vitória do PSD?
O PSD teve um dos piores resutados eleitorais da sua história...
Mas mais os votos que o PSD teve correspondem a pouco mais de 11% do total dos eleitores... Ora se o PSD ataca a CDU por nas autárquicas ter votos correspondentes a cerca de 23% dos eleitores do Seixal, então agora que apenas tiveram 11% deviam estar caladinhos e não dizerem disparates...
Quanto à extrapolação destes reltados para o Seixal, temos que a CDU ganhou no concelho do Seixal, o que já não acontecia no Seixal em eleições nacionais há cerca de 15 anos... Mas mais, a CDU aumentou de votação e de percentagem eleitoral, o que demonstra que está bem e recomenda-se! Quanto ao PSD arrisca-se a passar a 4ª Força politica neste concelho, pois o Bloco está a roer-lhe os calcanhares... Se calhar para o Daniel a grande vitória será passarem a ser a 4ª Força politica no concelho do Seixal? Em face disto, penso que o Daniel, depois de anunciados os resultados, foi beber uns copos e embriagado escreveu o ultimo comentário, pois quem está sóbrio não escreve tanto disparate, por isso deixo aqui um aviso ao Daniel: "SE BEBER NÃO ESCREVA..."

Anónimo disse...

É bom que o PSD não embandeire em arco porque os portugueses sabem muito bem que votarem no PSD é mais do mesmo. É bom não nos esquecermos o que têm andado a fazer os antigos governantes do PSD, como seja levarem alguns bancos à falência, a engordarem o seu património à custa das suas manobras financeiras e sobretudo sabem que o PSD quer os portugueses paguem os prejuízos com os seus impostos, mas, já dizem que não à construção do novo aeroporto. Os portugueses irão dizer nas próximas eleições que não querem mais do mesmo.

Merengue Vermelho disse...

Prenuncio de grande vitoria do PSD no Seixal...
Caro Daniel deixe as drogas sff é para o seu bem, as alucinações de que padece são obviamente prejudiciais a uma analise consciente da realidade da situação...
Estive nas mesas do Casal do Marco que como sabem teve um cresicmento no numero de inscritos, deu-me um gozo enorme termos limpo as mesas todas e principalmente com maior vantagem percentual na mesa dos novos/jovens eleitores.
É a primeira vez que voto no Seixal e já me sinto orgulhoso deste povo e destas gentes!
Viva o PCP!
Viva o Seixal!
Viva Paio Pires!