sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Novos serviços online da CMS

A partir de quinta-feira, dia 8 de Outubro, a Câmara Municipal do Seixal passa a contar com novos Serviços On-line no site da autarquia, em www.cm-seixal.pt.

Tratam-se de Serviços On-line de segunda geração, onde serão prestadas informações úteis sobre vários serviços municipais, permitindo ainda a submissão electrónica de formulários, transacções on-line e consulta de processos.

Estes Serviços de segunda geração foram distinguidos com o selo de Boas Práticas de 2009, a nível europeu, no âmbito do governo electrónico.

Estão integrados no projecto municipal de Balcão Único de Atendimento, financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), e fazem parte de uma estratégia de modernização administrativa que a Câmara do Seixal iniciou em 2004.

O Balcão Único de Atendimento materializa-se num novo modelo de atendimento único multicanal, orientado para a satisfação das necessidades dos Munícipes e de acordo com as boas práticas nacionais e internacionais sobre estas matérias, que visam a simplificação, desburocratização e desmaterialização de processos.

Para além do atendimento presencial no novo edifício da Autarquia na Quinta do Outeiro, no Seixal, nos Serviços Operacionais, na Cucena, nas sete Lojas do
Munícipe e na Loja do Cidadão a instalar no concelho em 2010, é possível o atendimento por telefone e através dos Serviços On-line.

É de salientar que estão disponíveis mais de 170 serviços municipais, dos quais 84 têm formulários electrónicos para submissão de pedidos.

Com estes serviços, a população será beneficiada, resultando em:

- Melhoria da satisfação relativamente a uma nova face do atendimento municipal;
- Economia de tempo em deslocações e em filas de espera;
- Aumento da transparência na relação com a Câmara;
- Possibilidade de utilização do cartão de cidadão para registo e autenticação;
- Possibilidade de acompanhamento da tramitação de cada pedido submetido;
- Disponibilização de toda a informação associada a cada pedido, desde legislação, regulamentos, custos, elementos instrutórios, serviços relacionados, formulário para impressão e aplicações específicas se for caso disso;
Integração directa dos pedidos com as aplicações de gestão da Câmara, o que facilita a celeridade na resposta;
- Após boa submissão, existe o fornecimento automático do número de registo do pedido, com visualização de toda a informação submetida, inclusive possibilidade de localização geográfica da pretensão;
- Disponibilidade de um espaço de conversação em tempo real com o Munícipe, de forma a prestar esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento da plataforma.

Notícia do Rostos On-line

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