quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

20 Milhões de euros "às moscas" …

Há vários anos que o PCP e as Autarquias do Seixal apresentam ao poder central – PS e PSD – um conjunto de obras, cuja responsabilidade de construção é do poder central, e que são essenciais ao desenvolvimento do concelho do Seixal e ao bem estar e qualidade de vida de todos os que residem ou trabalham neste concelho.
Desses investimentos exigidos pelo PCP e pelas Autarquias do Seixal, destaco, pela sua importância e para que os leitores possam avaliar a pertinência e necessidade dos mesmos, os seguintes: - construção dos Centros de Saúde de Corroios e de Paio Pires; construção dos Pavilhões Desportivos das Escolas C+S da Cruz de Pau, João de Barros, EB 2,3 de Vale de Milhaços e Pinhal dos Frades; construção de novas instalações da Escola Moinho de Maré, em Corroios; construção de novas instalações da Divisão da PSP do Seixal e de novas Esquadras das Forças Policiais; construção da Estrada alternativa à Estrada Nacional 10; desassoreamento da Baia do Seixal; Instalação da Universidade Aberta nas antigas instalações da Mundet; construção do Centro de Dia da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Fernão Ferro; construção do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Amora.
Todas estas propostas do PCP e das Autarquias do Seixal têm sido chumbadas na Assembleia da República pelo PS e pelo PSD, sempre com o mesmo argumento de que não há dinheiro!
Em finais de 2006 o Governo anunciou a construção do Ramal Ferroviário da Siderurgia Nacional, obra nunca reivindicada pelo PCP ou pelas autarquias do Seixal, que sempre consideraram que haviam obras mais prioritárias para o desenvolvimento deste concelho.
Na altura em que a obra foi anunciada com "pompa e circunstancia" o Ministro das Obras Publicas, o tal que disse que a Península de Setúbal era um deserto, afirmou que se tratava de "um investimento que permitirá aumentar muito significativamente a movimentação de mercadorias na rede ferroviária".
Por sua vez a Secretaria de Estado dos Transportes afirmou, na mesma altura, que a construção do ramal era efectuada porque "estão acordadas parcerias entre a CP, a LUSOSIDER e a SN – Empresa Produtos Longos, SA que asseguram num prazo de 5 anos volumes de cargas a transportar suficientes para garantirem a amortização dos investimentos".
O ramal ferroviário ficou operacional em meados de 2008, tendo sido investidos no mesmo cerca de 20 milhões de euros, repito 20 milhões de euros! O que demonstra que afinal havia dinheiro. E os "socretinos" do PS Seixal logo afirmaram "que a construção do mesmo demonstra efectivamente que o Governo PS está a colocar o distrito de Setúbal no rumo do desenvolvimento sustentado".
Acontece que praticamente um ano após a sua construção, o ramal não tem servido para nada, isto apesar da Secretaria de Estado dos Transportes ter pomposamente afirmado que "já foi utilizado por dois comboios".
Será que eram estes dois comboios que representavam as parcerias que asseguravam o retorno do investimento em 5 anos?
Mais grave é que depois de ter sido anunciada a construção do ramal a LUSOSIDER procedeu ao despedimento colectivo de cerca de 100 trabalhadores e agora suspendeu os contratos dos restantes 180 que estavam no sector produtivo da empresa. Será que os acordos que estavam assegurados permitiam o despedimento de pessoal?
Representam estes dois comboios num ano ou o despedimento ou suspensão de contratos de trabalho de cerca de 300 trabalhadores, o “desenvolvimento sustentado” que falavam os “socretinos” do PS Seixal?
A verdade é que até ao presente, os 20 milhões de euros gastos na construção do ramal ferroviário não serviram para nada, pois o ramal está literalmente “às moscas”!
A verdade é que os 20 milhões de euros que foram gastos na construção do ramal, tinham sido melhor empregues na construção dos Centros de Saúde, das Escolas, dos pavilhões desportivos escolares, das esquadras para as forças de segurança, das estradas que fazem parte do Plano Rodoviário Nacional e que por isso são da competência do Governo, ou seja esses 20 milhões de euros deviam ter sido empregues nas obras reivindicadas pelo PCP e pelas autarquias do Seixal e não numa infra-estrutura que a realidade demonstra não ter, até ao presente, qualquer utilidade.
A verdade é que o PS e o PSD negaram à população do Seixal infra-estruturas que eram necessárias, para investirem 20 milhões de euros numa obra que não serve ninguém.
É assim que o PS governa! É assim que o PS pensa na população do Seixal, negando-lhes aquilo que faz falta para investir naquilo que não faz falta!
Mas a população do concelho do Seixal saberá neste ano de eleições, com o seu voto, castigar aqueles que apenas prejudicam o desenvolvimento deste concelho, ou seja o PS e o PSD, e dará o seu voto àqueles que de forma intransigente defendem e defenderão os interesses da população deste concelho, ou seja o PCP.

6 comentários:

Anónimo disse...

Excelente post demonstrativo das politicas seguidas pelo PS e PSD no nosso concelho. Politicas que não visam o bem estar da população, mas sim os interesses obscuros de uns quantos. Sobre estas verdades não se referem os mentirosos do OBAMA e do Samuel

Unknown disse...

Caro Mário Dias,

Penso que falou cedo demais, de facto pronuncio-me sobre esta situação, mais, penso que é possível discutir politica sem ofender ninguém, são maneiras de estar na vida...
Acerca deste Post cumpre-me dizer que está agendado para o próximo dia 21 a assinatura do Protocolo entre a autarquia e o governo tendo em vista a construção da esquadra de Corroios e das novas instalações da Divisão da PSP. Estamos ainda em Janeiro veremos que outras obras serão ainda executadas pelo Governo este ano.
Espero qe a Câmara consiga também executar o cemitério de Fernão Ferro, a Piscina de Paio Pires, recuperar os barcos tipicos e inaugurar o Moinho de Maré. Será escusado relembra-lo que todas estas obras já foram prometidas vários vezes mas nunca executadas, o que, convenhamos, não fará de quem o prometeu mentiroso mas sem dúvida afecta a sua credibilidae.
Atentamente,

Paulo Silva disse...

Ao Mário Dias informo que não publiquei o seu ultimo comentário, por o mesmo ter expressões que considero ofensivas para o vereador Samuel Cruz e as justificações dadas que o mesmo no seu blog também utiliza expressões ofensivas não pode ser aceite.

Anónimo disse...

Ano de eleições e lá vem o PS a querer dar uns rebuçadinhos aos municipes do Sx ... mas esses rebuçadinhos nós sabemos q são bastante azedos!

Já agora pq o hospital no Concelho do Seixal n consta em Piddac?

Anónimo disse...

Paulo, tem aqui - http://rveblog.blogspot.com/2009/01/cduseixal-vs-en10.html - um desafio directamente dirigido à sua pessoa...

Anónimo disse...

Mas a população do concelho do Seixal saberá neste ano de eleições, com o seu voto, castigar aqueles que apenas prejudicam o desenvolvimento deste concelho, ou seja o PS e o PSD, e dará o seu voto àqueles que de forma intransigente defendem e defenderão os interesses da população deste concelho, ou seja o PCP.
Tomando a liberdade de começar o meu comentário com a parte final do seu artigo o qual estou inteiramente de acordo e só por assim ser o quiz transcrever, alerto que para termos exito é necessário saber escolher as pessoas que vão representar o PCP nesta tarefa, ou então mudar alguns tiques de direita que uns quantos actuais eleitos estão a exibir no seu dia a dia, o berço onde nascemos deverá ser sempre a nossa referência na vida, e uns esqueceram as suas origens, outros não as esqueceram e comportam-se com a arrogância que encontraram à nascença, ou seja mandar e exercer autoridade sem saberem que para exercer autoridade não é precizo ser autoritário ou mal educado, mas isso aprende-se com a experiencia de vida, e alguns jovens em quem se tem apostado, falta-lhes a vivencia das fábricas, dos escritórios, ou das necessidades impostas por aqueles que nos exploram, quem nasce num berço da classe média, e que nunca soube o que é sofrer para tirar o seu curso ou que nunca trabalhou para o pagar, vai ser sempre um representante do povo com os seu tiques aburguesados e ai a classe trabalhadora deve usar um travão, mas quando estes começam a usar boas gravatas, e a conduzir bons carros comprados com o dinheiro do povo, ou a ganhar ordenados de alto valor,esquecem-se do passado e tornam-se piores que os outros e quem se lixa é o pequeno. Já me alonguei e possivelmente nem vai publicar isto mas apeteceu-me desabafar, e não me vou identificar pelo menos por agora num futuro próximo talvez o faça, depende tudo das tais escolhas que o PCP faça é que agora tenho medo das represálias dessa gente, são vingativos! Estão a mecher com as suas reformas e com o seu futuro pois basta-lhes poucos mandatos para a conseguirem, ao contrário de um réles trabalhador que tem de gramar até aos 65 anos para trazer uns miseros 600 ou 700 euros de reforma equanto eles os que sairam no final do outro mandato recebem hoje perto dos 3000 euros, e isto até pode ser luta de classes, por isso tambem não vou discutir os nomes onde devia ir eles estão por lá, embora até tenha as quotas em dia e a cara limpa.