quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A CDU dá o exemplo!!!

Na próxima Assembleia Municipal discute-se a proposta do executivo camarário de fixação da taxa do IMI para o ano de 2009.
Refira-se que segundo o Código do Imposto Municipal sobre imóveis a Câmara Municipal pode aplicar uma taxa aos prédios urbanos de 0,8% para os prédios não avaliados e 0,5% para os prédios já avaliados.
Em 2004 quando entrou em vigor o CIMI a Câmara Municipal do Seixal, seguindo uma decisão unânime da Junta Metropolitana de Lisboa, aplicou a taxa máxima de 0,8% para os prédios não avaliados e 0,5% para os prédios já avaliados. Fê-lo assumindo o compromisso de que, se as novas regras não implicassem uma diminuição da receita, no ano seguinte desceria a taxa do IMI para os prédios não avaliados para 0,7%.
Em 2005, ano em que o PS aumentou o IVA para 21% quando tinha prometido não aumentar os impostos, o executivo camarário, demonstrando que o PCP honra os seus compromissos, propôs a descida da taxa do IMI para os prédios não avaliados para 0,7%.
Nos anos seguintes, enquanto os Municípios dirigidos pelo PS na Área Metropolitana de Lisboa como Amadora e Odivelas aumentavam a taxa do IMI aplicando a taxa máxima, a Câmara Municipal do Seixal foi mantendo a taxa de IMI inalterada.
Para o ano de 2009, e enquanto a generalidade das Câmaras geridas pelo PS e PSD mantém a taxa do IMI inalterada, a Câmara Municipal do Seixal propõe a redução da taxa de IMI para 0,4% nos prédios já avaliados. Esta proposta consubstancia uma redução do IMI para os prédios já avaliados em 20%, e constitui um forte apoio da Câmara Municipal do Seixal aos orçamentos das famílias que habitam neste concelho.
Com esta redução a população do concelho do Seixal passa, a ser na Área Metropolitana de Lisboa, das que menos paga em termos de IMI, o que demonstra por um lado a boa gestão camarária que permite reduzir os impostos e por outro lado uma comprovação de que é bom viver no concelho do Seixal.
Sei que apesar desta descida da taxa do IMI, o PS e o PSD vão continuar a atacar a Câmara do Seixal, dizendo que devia de haver uma descida mais acentuado da taxa de IMI, omitindo, todavia, que as taxas cobradas no concelho do Seixal são mais reduzidas do que na generalidade dos municípios da área metropolitana de Lisboa que são governados pelo PS e pelo PSD. Esta atitude do PS e do PSD só demonstra, mais uma vez, a falta de credibilidade destas duas forças politicas, que no Seixal propõem aquilo que não fazem onde exercem o poder autárquico!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Os professores estão a ser prejudicados com a colagem do Bloco de Esquerda aos movimentos... diz não à partidarização do nosso movimento!! Para os professores ter amigos como estes, ficam sem precisar de inimigos. O problema não é vote à esquerda ou à direita. O Problema é que não vote em oportunistas que sobem a terreiro sempre que lhes cheira votos. Populismo