quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Os BUFOS

Lembro-me, logo a seguir ao 25 de Abril, o meu avô falar dos "bufos", que eram aqueles que na fábrica não hesitavam em denunciar os colegas, e do meu padrinho falar dos "chibos", como sendo aqueles que no Arsenal do Alfeite denunciavam os colegas que distribuíam o Avante e tinham actividade sindical.
Estas histórias dos "chibos" e dos "bufos" perduraram na minha memoria e sempre associei tais adjectivos a indivíduos, sem qualquer carácter ou verticalidade, que a troco de uns patacos ou promoções não hesitavam em denunciar os colegas de trabalho.
Vem tudo isto a propósito do que aconteceu recentemente na Torre da Marinha. Um grupo de jovens da JCP decidiu pintar um mural escrevendo uma palavra de ordem em defesa da escola pública. Estavam a pintar o mural quando apareceram 2 carrinhas da Brigada de Intervenção Rápida da PSP e mais 2 carros patrulha, transportando ao todo cerca de 20 policias... De imediato os agentes da PSP identificaram os jovens, como se fossem perigosos delinquentes, e impediram os mesmos de continuarem a pintar o mural.
Quem passasse na Torre da Marinha naquele dia e hora e visse aquele aparato policial pensava que estaria em curso uma importante operação policial e que estavam a ser presos perigosos delinquentes... Quando eram apenas cerca de 10 jovens comunistas que lutando pelos seus ideais estavam a agir em defesa de uma escola publica de qualidade. E que por isso estavam a ser identificados pela autoridade policial…
Palavras para quê? A PIDE não seria mais repressiva!
Tudo isto já era deveras surrealista, mas como se não bastasse ainda veio um eleito do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia de Arrentela a vangloriar-se de ter sido ele quem chamou a policia e a reclamar os louros por, com a ajuda da policia, ter conseguido que os “perigosos comunistas” não passassem a sua mensagem politica.
Ou seja os "bufos" e os "chibos" que antes do 25 de Abril actuavam pela calada, agora já se vangloriam em público da sua falta de verticalidade e de carácter... É esta a cultura de delação que o PS introduziu, primeiro na função pública, e agora, pelos vistos, no resto da sociedade!!!
Ficamos assim a saber que no PS os delatores são heróis e que, como heróis, certamente, serão devidamente recompensados com algum “tacho” no INATEL ou na Segurança Social.
São estes os valores defendidos por um Partido que se diz Socialista e de Esquerda, mas que no fundo representa a Direita mais Conservadora. Tudo isto é triste... mas tudo isto representa os valores que o PS e o PSD tentam incutir na nossa sociedade. Mas como diz o poeta "há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não"
E por isso, por muita repressão que utilizem, o PS e o PSD não conseguirão calar a nossa voz, e aqueles jovens comunistas mostraram ser um exemplo de coragem e de verticalidade, pois, no dia seguinte, voltaram, e demonstrando não ter medo da policia, acabaram de pintar o mural e assim passaram a mensagem politica de defesa da escola pública.
Estes jovens demonstraram que a nova geração de comunistas, honrando a luta de todos os militantes que no fascismo não se vergaram perante a PIDE e arriscaram a vida lutando contra o fascismo, tem a coragem e a determinação para prosseguirem a luta por uma sociedade mais justa, e que não serão os “chibos” e os “bufos” que os farão desistir e abandonar os seus ideais.
É com exemplos, como o destes jovens que podemos dizer bem alto, e sem receio:
"Assim se vê a força do PC"!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi com gd alegria q no seguinte ao aparato policial... vi aqueles jovens a concluirem o mural! Jovens em luta por 1 escola publica e gratuita e de qualidade...

JS Seixal disse...

REacções ao novo número do comércio do seixal há? mais palavras insensatas?