quinta-feira, 27 de novembro de 2008

É BOM VIVER NO SEIXAL

Esta semana um amigo meu residente em Loures, telefonou-me e no meio da conversa deu-me os parabéns pelo trabalho autárquico realizado no Seixal, dizendo que não conhece outro concelho onde exista tanta oferta cultural e com tanta qualidade.
Após desligar o telefone, meditei na palavra do meu amigo, e tive de concordar com as mesmas.
É que reportando-me, apenas, aos últimos meses, no Seixal tivemos o Seixal Jazz, com um cartaz espectacular.
Acabou o Seixal Jazz e tivemos o aniversário do Fórum Cultural, com um excelente espectáculo de Sérgio Godinho.
Agora esta a decorrer o Festival de Teatro, com um programa diversificado e descentralizado por todas as freguesias. Ao mesmo tempo está a decorrer a 7.ª Edição da Estação do Livro. Uma iniciativa que envolve toda a comunidade escolar promovendo actividades de animação e promoção de leitura em 30 escolas do concelho.
E a biblioteca e o arquivo histórico inauguraram uma exposição comemorativa dos 15 anos de actividade, dando a conhecer todo o trabalho realizado na promoção da cultura, informação e conhecimento, os seus resultados e perspectivas de futuro.
Já estão anunciados os concertos de Natal com participação de diversos grupos corais locais.
A actividade cultural no concelho do Seixal é pois muito intensa, diversificada e de elevada qualidade, colocando o nosso concelho na agenda nacional, sendo reconhecida como um caso impar a nível nacional.
É este o trabalho desenvolvido pelo PCP neste concelho há mais de 30 anos. Trabalho que foi, e é, determinante para a consolidação deste concelho, como um dos concelhos do país com melhor qualidade de vida. Um concelho onde vale a pena viver e que por isso atrai cada vez mais gente, que quer melhor qualidade de vida e por isso vem viver para o concelho do Seixal, pois é bom viver no concelho do Seixal.

8 comentários:

Daniel Geraldes disse...

Caro Dr. Paulo Silva, esqueceu-se de referir o Seixal Grafitti.

Anónimo disse...

Tenho alguns amigos que vivem noutros pontos do País e sempre que cá voltam, eles proprios o afirmam: "No Concelho do Seixal há sempre qualquer coisa a acontecer em termos culturais" ... e é mesmo Verdade!

Ao contrário de outros municipios... Aqui a Cultura está ao serviço de Todos e para Todos!

Anónimo disse...

Para que e-mail devo fazer chegar infos para possível publicação no blog?
Carlos

Anónimo disse...

O Seixal é, sem dúvida, um dos concelhos do país que oferece uma maior e mais variada oferta cultural. É bom viver no Seixal.

L.P.

Anónimo disse...

Então e se eu for uma pessoa que vivia no Seixal e se mudou para outro concelho por causa da construção desenfreada que se verifica na cidade do Seixal e do consequente acréscimo de trânsito, caótico, que todos os dias acontece no Fogueteiro p.ex.?
Posso também eu ser o amigo que lhe telefona a dizer que já foi bom morar no Seixal e que, agora por muitas ofertas culturais que proponham já não o é?!
As ofertas culturais do Seixal, são de facto bastante interessantes, mas, pasme-se caro blogger, que o acesso a estas manifestações culturais é livre, para munícipes ou não e, vai daí, é muito melhor viver num outro concelho (com mais espaços verdes, melhores acessos e menos construção) e, aproveitar das ofertas culturais que o Seixal oferece :)
Carissimo blogger Paulo Silva, o grande problema do Seixal, como v.exa. muito bem sabe não está na Cultura, porque se assim fosse, Lisboa era o melhor dos mundos para se viver neste país, e tanto eu como o senhor, sabemos que não o é!
Por outro lado, como o senhor também sabe, por viver no Seixal, de há 10 anos a esta parte, tem-se assistido a uma explosão imobiliária a todos os títulos excepcional e, como também saberá, pelos problemas que implica esta explosão, viver no Seixal deixou de ser uma agradável experiência para passar a ser uma penosa experiência! Só não vivendo no Seixal é possível dizer que é bom lá viver! Eu por mim, na mudança para Sesimbra fiquei a ganhar!
Bem haja!

Paulo Silva disse...

Caro anónimo.
Em primeiro lugar devo-lhe dizer que eu não vivo no Seixal há 10 anos, mas há muito mais. Nasci neste concelho e sempre cá morei, e muito sinceramente espero continuar a morar, pois sei, muito sinceramente, que não encontro igual qualidade de vida em nenhum outro concelho da AML.
A construção no Seixal é similar à existente noutros concelhos. A diferença é que se vende mais! E sabe porquê? Porque o nome Seixal tem prestigio, é sinónimo de bom trabalho autárquico e qualidade de vida, e por isso cada vez mais gente quer vir viver para este concelho, pois sabem que aqui encontram melhor qualidade de vida.
Infelizmentenão se pode agradar a todos e se o caro anónimo decidiu ir viver para Sesimbra, é uma escolha sua. Conheço alguns casos, de pessoas que sairam do Seixal e foram morar para outros concelhos, e a maioria hoje está arrependida, e já voltou o quer voltar para o Seixal. Se calhar daqui a alguns anos anos será o seu caso. Quem sabe!?
Volte sempre

Anónimo disse...

Caro Paulo Silva, eu nunca disse que morava há 10 anos no Seixal - não sei de onde vem essa informação... em boa verdade, vivi durante 34! anos no concelhos, também eu nascido e criado no concelho. Penso que neste caso, ambos temos bastante experiência do concelho para falar.
Quando fala que nos outros concelhos a situação da construção é a mesma que no Seixal, apenas lhe posso responder que esse argumento não acrescenta nada à discussão. Porque não contrariar o que está mal apenas porque os outros também o fazem, é um tremendo de um disparate, como v. exa. convirá. Para mais é um tipo de argumento utilizado por quem nunca quer mudar nada, nem procura outras formas de o fazer! e, deixe-me aqui abusar um bocado do humor, é o tipo de argumento usado por pessoas como o George W. Bush para justificar por exemplo a não adesão dos EUA ao TPI ou ao acordo de Quioto - e eu presumo que este tipo de comparação não lhe seja nada agradável!
O que eu afirmo e repito, é que em tantos anos de governo CDU da CMS (34! tal como a minha idade), assistiu-se nos últimos anos a uma grande degradação da qualidade de vida no concelho, sem que o executivo camarário tenha feito alguma coisa para ir contra este estado de coisas.
Eu não acredito que o seu ideal de progresso para o concelho seja transformar o concelho em algo semelhante ao Cacém p.ex. ou a Odivelas. Isto não é progresso e desenvolvimento sustentável, isto são pura e simplesmente dormitórios! Nada mais.
Dizer-lhe ainda caro Paulo Silva que por ter saído para viver no Concelho de Sesimbra não quer dizer que não continue a dar atenção ao que se passa no meu concelho de origem, mas o facto é, e esse é indesmentível é que a qualidade de vida no concelho do Seixal se degradou bastante nos últimos dez anos (e aqui estão os 10 anos que forma deturpados na sua resposta) e, não querer ver esta situação, não fazer nada para a corrigir, defender que o concelho "sofre" como os outros porque não pode ser diferente, ou que a pressão imobiliária se deve à excelente qualidade de vida que aqui se obtém, é notoriamente falacioso. Porque assim como me dá exemplos de pessoas que querem voltar, eu dar-lhe-ia, pelo menos e assim de cabeça, 10 exemplos de quem para cá veio viver há 10 anos (veja-se Sta Marta de Corroios) porque era um sitío aprazível e agora, 10 anos volvidos volta para Lisboa ou concelhos da margem norte, porque se tornou inviável (trânsito, depreciação do preço das casas, péssimos transportes, falta de colégios e afins) aqui viver.
Poder-me-á responder que alguns destes problemas dizem respeito a políticas do poder central, e assim é, mas se as câmaras não defendem os seus munícipes nestas situações então para que servem?
Quando será que se vai compreender que esta política de expansão imobiliária, representa tão somente isto:
+ casas > + pessoas > + carros para Lisboa > + trânsito > + transportes públicos desadequados ao volume > + poluição etc etc etc
Caro Paulo Silva, o tom positivo do seu blogue é de louvar, mas não podemos ser positivos sem querer também resolver os aspectos negativos ou assim não é?
LB

Afonso disse...

Belo artigo. Estamos 100% de acordo. Também escrevi um artigo semelhante, mas com menos detalhe sobre "Viver no Seixal": http://atascadoafonso.blogspot.pt/2012/08/viver-no-seixal.html

Um abraço