quarta-feira, 12 de novembro de 2008

GOVERNO PS PÕEM EM CAUSA A SAUDE DOS SEIXALENSES

No final do ano lectivo de 2006/2007, o Ministério da Educação, decidiu encerrar a Escola Secundaria Moinho da Maré, em Corroios.
Ao terem conhecimento desta decisão unilateral do Ministério da Educação, as Autarquias do Seixal exigiram que a Escola apenas fosse encerrada quando o Ministério tivesse construído uma nova Escola Secundária na freguesia de Corroios, para onde pudessem ser transferidos os alunos que frequentavam a Escola Moinho da Maré.
Mais reivindicaram as Autarquias do Seixal que o Ministério da Educação procedesse ao imediato desmantelamento dos pavilhões da Escola Moinho de Maré, pois a manutenção dos mesmos abandonados iria constituir um foco desestabilização para o espaço envolvente, no qual se situam dois outros estabelecimentos escolares: a Escola Básica 2.ª e 3.ª Ciclos de Corroios e a Escola Básica do 1.º ciclo Nuno Alvares.
Mais uma vez o Governo do Partido Socialista fez ouvidos de mercador às justas reivindicações das Autarquias do Seixal e encerrou unilateralmente a Escola, obrigando centenas de jovens residentes no concelho do Seixal a irem estudar para Escolas sitas no concelho de Almada, com todos os problemas que daí advieram para os jovens e respectivas famílias.
No que concerne à demolição dos pavilhões, o Ministério da Educação assumiu o compromisso de desmantelar os mesmos durante o Verão de 2007.
Só que 16 meses volvidos sobre o encerramento da Escola, o Ministério não cumpriu a promessa e não desmantelou os pavilhões existentes na Escola desactivada, o que ocasionou, tal como as autarquias do Seixal alertaram, que os pavilhões da escola fossem ocupados por toxicodependentes e marginais, com a consequente desestabilização do meio escolar envolvente, deixando preocupados pais, professores e autarcas.
Durante o mês de Outubro, houve três incêndios na antiga Escola do Moinho da Maré, sendo que um deles obrigou à evacuação da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos de Corroios.
A cobertura dos pavilhões da Escola Moinho da Maré é constituída por placas de fibrocimento, que, como é sabido, contém amianto, material potencialmente cancerígeno, pelo que o incêndio dos pavilhões originou poeira de amianto, que sendo inalado ou estando em contacto com a pele, no mínimo tem consequências graves para a saúde pública.
Apesar disso o Ministério da Educação não cumpre a promessa de proceder ao desmantelamento dos pavilhões da Escola.
Ou seja apesar deste perigo para a saúde pública de milhares de habitantes deste concelho, o Governo e o Partido Socialista no Seixal continuam a "assobiar para o ar" como se nada estivesse a acontecer!!!
Isto demonstra as preocupações que o Partido Socialista tem com os habitantes deste concelho. É incrível como é que o Ministério da Educação tendo sido alertado para a gravidade da situação, nada fez para resolver a mesma!
È assim que o Partido Socialista se preocupa com a saúde dos Seixalenses, encerra Serviços de Urgência, não constrói o Hospital e como se não bastasse não resolve situações potencialmente perigosas para a saúde dos habitantes deste concelho… E apesar disto e ainda temos de ouvir os “Socretinos” do PS Seixal a dizerem que o Governo é só maravilhas…
Palavras para quê…

2 comentários:

Anónimo disse...

O Governo/PS continua a olhar para este Concelho como se de um deserto se tratasse!!

Daniel Geraldes disse...

Eu sei que o amianto da escola é pessimo para a saúde e tem consequências nefastas para as crianças que ali estudam e precisa de ser rapidamente combatida e erradicada.

Mas considero que o recente relatório da Quercus que indica a zona de Aldeia de Paio Pires como uma das mais poluidas do País, merecia a mesma atenção por parte do Governo e da autarquia e lamento que até á data não tenha visto nenhuma posição oficial do executivo sobre a mesma,admitindo que a CDU tem posição sobre este exorbitante grau de poluição, e fico bastante triste que não o tenha referido, mas decerto que esta tambem é uma preocupação do Dr. Paulo Silva, pelo menos minha é.

Cumprimentos,