segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Trabalho, Honestidade e Competência

Em 2007 a Câmara Municipal do Seixal teve como receitas de impostos 20 294 000 euros, em 2008 o valor será sensivelmente de 19 730 000 euros, ou seja existiu uma diminuição dos impostos, para isso contribuiu a Derrama onde se verificou uma diminuição superior a 2 000 000 de euros, o que foi um claro incentivo do município à actividade económica. Não será demais referir que numa altura de dificuldades na economia portuguesa a Câmara Municipal do Seixal poderá ter uma receita proveniente de impostos inferior em relação ao ano anterior.

Sabendo das dificuldades que atravessam a grande maioria dos portugueses a Câmara Municipal do Seixal irá reduzir em 20% o IMI para os prédios já avaliados, já em 2009, o que irá significar mais uma redução de receitas do município, será uma redução de mais de um milhão de euros demonstrando uma vez mais ao contrário do que tem feito o governo do PS. O executivo da CDU na Câmara Municipal do Seixal, demonstra que é possível reduzir impostos, sem por em causa investimento publico, sem por em causa a prestação de serviços públicos à população, sem por em causa o apoio fundamental ao movimento associativo, sem por em causa uma actividade cultural intensa, de qualidade e acessível à população e também sem por em causa a valorização dos trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal.

O que fez o executivo municipal é o contrário do que tem feito o governo do PS, que de ano para ano tem aumentado as receitas ficais, penalizando os portugueses cada vez mais e ao mesmo tempo que crescem as receitas para o governo, diminuem os serviços prestados à população. Aqui no Concelho do Seixal sentimos na pele o fecho de serviços de saúde ou o encerramento de uma escola, mas todos assistimos ao encerramento de hospitais, tribunais, escolas, à diminuição da comparticipação do estado em medicamentos, ao aumento progressivo das taxas moderadoras, à criação de novas taxas moderadoras, o inexistente apoio do estado a quem promove a actividade desportiva, a também inexistente actividade cultural e também os trabalhadores da administração pública sentiram bem o desprezo com que o governo do PS os trata.

Não será demais verificar que a receita fiscal em 2005 era de 30.283.000.000 de euros e para 2009 o governo prevê uma receita fiscal de 37.033.000.000 de euros. Este esforço da população não teve reflexo numa melhoria da qualidade de vida, nem no crescimento da economia, bem pelo contrário, como o sentimos diariamente.

Quando vemos alguns dirigentes do PS no Seixal, a dizer que os impostos no Seixal, ainda deveriam descer mais, não passa de pura demagogia, pois essa não é a sua politica como podemos ver, risível mesmo é vê-los fingir alguma preocupação com os trabalhadores da autarquia.




Um pequeno aparte, o ano passado sensivelmente por esta altura, o senhor vereador Samuel Cruz acusava-me de fazer futurologia acerca dos impostos municiais quando afirmei que a Câmara Municipal do Seixal iria receber menos em impostos, uma vez mais o tempo acabou por demonstrar que o senhor vereador não tinha razão.

Sem comentários: