sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A actualidade de Marx


"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável.
O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado".

Karl Marx, Das Kapital, 1867

4 comentários:

Anónimo disse...

Bastante actual este pensamento de Marx

Anónimo disse...

Impressionante. Parece que foi escrito hoje.

Anónimo disse...

Noutro dia li um texto de Marx, sem saber que era Marx, pois estava num blog e a autoria estava no fim. Falava do papel dos trabalhadores, do socialismo burgês e da sua posição na luta de classes. Pensei "tem algumas coisas que não são bem assim, mas concordo, reflecte bem o que se vai passando por cá".

No entanto, quando acabei vi "Karl Marx, 1800 e troca o passo". Fiquei abisamdo: o comentário que havia feito para mim mesmo era para um texto escrito em pleno séc. XXI, nunca me passaria pela cabeça ser de há mais de 100 anos. Mais do que nunca, a actualidade de Marx espantou-me. Com alguns acertos, sempre importantes, enquadra-se perfeitamente no período conturbado que atravessamos.

Crixus disse...

É um facto que a obra de Marx é ainda hoje um dos mais válidos legados intelectuais da Humanidade. Além disso representa a esperança num mundo mais justo e generoso, já temos o contributo genial de Marx, agora é só aplicá-lo.