domingo, 8 de fevereiro de 2009

Corrupções

Na rubrica A talhe de foice da última edição do jornal Avante! Henrique Custódio chama a atenção para alguns factos acerca da corrupção política em Portugal. Vale a pena ler. Os trechos a negrito foram destacados por mim.

"O editorial do Diário de Notícias do passado domingo, divagando sobre corrupção nacional, determinava logo à cabeça que «todos os partidos com responsabilidades governativas - seja ao nível central, ao nível regional ou das autarquias locais - , não têm razões para se considerar imaculados». Posto isto espraiava-se pelos «inúmeros casos de nomeações ou adjudicações com carácter duvidoso» ocorridos «em período de gestão» governamental, exemplificando com «o tristemente célebre Freeport» (governo Guterres), «a adjudicação do SIRESP», as decisões «acerca do Casino de Lisboa» ou o abate de sobreiros em Benavente do «caso Portucale» (Governo Santana Lopes/Paulo Portas).
É notório que o editorialista, querendo centrar-se nas irregularidades e corrupções ocorridas nos curtos períodos de gestão nas mudanças de Governo, fez igualmente questão de envolver todos os partidos nas suas suspeições, ao pormenorizar que as tais «responsabilidades governativas» envolviam os níveis central, regional e autárquico, ou seja a totalidade dos escalões do poder público em Portugal, onde todos participam aqui ou ali. E onde, segundo o articulista, ninguém tem razões para se «considerar imaculado».
Quem não tem «razões» - nem razão - é, notoriamente, o articulista, pois há um partido português a quem, em 34 anos de democracia, ninguém conseguiu apontar um único acto de corrupção ou aproveitamento ilícito no exercício do poder: é o Partido Comunista Português.
Isto, qualquer jornalista o sabe, e de ciência certa, pois se há «furo» jornalístico apetecível e procurado nesta via de assolamento capitalista... seria a descoberta de uma tranquibérnia praticada por comunistas. Concedemos que o editorialista do DN não há-de ser excepção, no conhecimento deste facto corriqueiro.
Um facto, aliás, concreto e mensurável, pois há mais de 30 anos que os comunistas governam dezenas de concelhos, com vários dos mais populosos do País, gerindo obras e interesses públicos de muitos milhões de euros e nem uma única vez
uma gestão comunista foi envolvida ou, sequer, suspeita de alguma ilicitude ou os seus eleitos arrastados nas escandaleiras que pululam nos outros partidos.
Por outro lado, os detentores das maiores fatias do poder autárquico, o PS e o PSD, são os grandes utentes dos casos nebulosos ou abertamente ilegais, como espelham os exemplos paradigmáticos - porque levados a tribunal - ocorridos com Júlio Santos (PS) em Celorico da Beira, Abílio Curto (PS) na Guarda, Fátima Felgueiras (PS) em Felgueiras, Valentim Loureiro (PSD) em Gondomar ou Isaltino Morais (PSD) em Oeiras. E nem um minúsculo partido autárquico como o CDS/PP escapou ao escândalo de Ferreira Torres, em Marco de Canaveses.
A corrupção parece generalizar-se quando subimos ao poder central, tamanhos são o bolo e a discricionariedade de quem o reparte. Daí a facilidade das teorias tipo «é tudo corrupto».
É claro que se esquece deliberadamente que são o PS e o PSD (com ou sem muleta do CDS) que há 32 anos consecutivos governam hegemonicamente o País, cabendo aos três, e em exclusivo, as responsabilidades e os epítetos na corrupção governativa. Tal como nunca se lembra que o PCP é, comprovadamente, o partido que tem as mãos limpas.
Não é que estes editorialistas encartados não saibam isto tudo. Sabem-no e de ginjeira. Quem lhes paga é que não quer o País a tomar consciência da coisa..."

8 comentários:

Anónimo disse...

É por isto que o Seixal Sim é diferente dos outros blogs. Enquanto os outros lançam atoardas que não podem ser provadas, o Seixal Sim trás factos concretos. Estou certo que a população do Seixal saberá escolher a melhor solução para a Camara, que é a CDU

Anónimo disse...

Já repararam que os laranjinhas andam todos nervosos? Até já assumem que acham o saberes e sabores uma porcaria e andam a espumar de ódio aos comunistas por causa do Seixal Sim, ou então porque já perceberam o tamanho da derrota que vão ter este ano.
Quanto ao artigo é muito interessante e prova um dos alicerces da CDU nas autarquias: honestidade.

Ponto Verde disse...

Gostava de relembrar o blogue que marca a blogoesfera local do seguinte.

- Plano de Pormenor da Flor da Mata
- Bairro Social da Cusena
- Vale de Chícharos
- Centro Estágios do Benfica + Urbanização

etc...etc...etc...

Anónimo disse...

Falam mesmo muito, mas por vezes deveriam estar mais atentos a outras coisas.
Hoje, quando visitei a Wikipedia, na pagina do Seixal, tive uma surpresa. Se há algum tempo esta tinha a informação sobre a comunicão social local, agora, uma actualização de 29 de Janeiro, tirou toda essa informação (agora reposta por mim, mas vamos a ver por quanto tempo).
Acho que é interessante e sintomático do tempo em que vivemos. A quem não interessa que se saiba que o Concelho tem duas rádios e tres jornais?????

Paulo Silva disse...

Alguém sabe o que é a "CUSENA"... Este ponto verde saiu da caserna e demonstrou o seu português... Quanto ao resto Vale de Chicharos é um cancro que herdamos e que estamos a resolver, com os votos contra do PS e do PSD que queriam manter Vale de Chicharos, o que demonstra que são duas forças politicas que não querem o desenvolvimento deste concelho. O centro de Estágios do Benfica é uma espinha espetada na garganta das forças que não querem o desenvolvimento do Seixal, e daí o ódio que demonstram ao Centro de Estágios! E Flor da Mata era um plano para resolver os problemas do PER, e de se resolver o problema habitacional de muitas familias, mas infelizmente o PS e o PSD pretendem que se mantenham as barracas! É esta a triste oposição que temos!

Anónimo disse...

Não há duvida que o Seixal Sim cada vez mais é o blog de referência do Seixal, vejam lá a azia com que estão o ponto verde e o Samuel!

Anónimo disse...

alguem foi falar de voces no blog da jsd seixal, as acusaçoes quanto a vossa politica de integraçao sao graves e ainda nao vi lá ninguem a ir defender..secalhar eles tem mesmo razao!

Anónimo disse...

Anonimo (último)

Mas porque haveria alguém de se meter no blog da JSD Seixal para defender os administradores deste blog? Aqui ninguém é pau mandado de ninguém (mas parece que a JSD tem aqui os seus paus-mandados...). Se o vosso blog anda às moscas, não venham mandar mais achas para aqui a ver se ganham visitas. Se há alguma coisa a resolver, devem ser os administradores deste blog a responder.

Mas isto digo eu que não estou para aturar os vossos problemas...