domingo, 8 de fevereiro de 2009

Preservar o nosso património cultural












As embarcações tradicionais são um património demasiado valioso do nosso país que têm sido completamente desprezadas pelos governos do PS/PSD e do ajudante CDS. Os sucessivos governos do nosso país têm desprezado o nosso imenso património cultural, uma vez mais o PCP sabendo da importância que tiveram e têm as embarcações tradicionais nos nossos rios e mares irá apresentar uma proposta na Assembleia da Republica que visa a preservação da identidade cultural das embarcações portuguesas, perspectivando: um regime específico de licenciamento das embarcações, assim como um regime específico de taxas, que deve garantir condições de segurança e navegabilidade, assim como salvaguardar as suas características, preservando a sua natureza tradicional e artesanal.

O projecto visa a preservação das embarcações tradicionais portuguesas por todo o país.

No Concelho do Seixal a Câmara Municipal é proprietária de três embarcações tradicionais e irá investir na conservação destas embarcações em 2009 cerca de 400 mil euros. As embarcações tradicionais são de extrema importância para o nosso concelho, pois tem permitido o contacto directo com a nossa história a milhares de pessoas, sendo uma boa aposta da Câmara Municipal do Seixal.

Infelizmente o PS em Vila Franca de Xira, entregou as sua embarcações tradicionais nas mãos de privados, pois tal como no governo também nas autarquias o PS se mostra incapaz de prestar serviços públicos à população. Também poderia falar de Alcácer do Sal onde os tradicionais Galeões, foram completamente descaracterizados, conseguem imaginar os Galeões do Sal sem velas? Acredito que não, mas o executivo do PS em Alcácer acha que sim.

Como podemos constatar uma vez mais o PCP tem propostas, projectos e politicas para o futuro do nosso país.

15 comentários:

Daniel Geraldes disse...

Boa ideia, Aldeia PP. Eu vou saber quais as embarcações aqui do Seixal que precisam de ser recuperadas e vou apresentar a mesma proposta na Assembleia Municipal.

Vamos ver qual a decisão???
E já estou a dizer isto, com algum tempo de antecedencia, ou seja, podem-se sempre preparar para aprovarem a moção!!!

Miguel Paulo disse...

Boa forma de enfatizar os acontecimentos...

Agora é que vão dar atenção às embarcações e ao rio Tejo ?

Pois, 30 anos é tão pouco. Porque não acrescentar no final do seu texto.

"Como podemos constatar uma vez mais o PCP tem propostas, projectos e politicas para o futuro do nosso país, excluindo o seixal. Pois, durante 30 anos o executivo não dispôs de tempo para dedicar a estes assuntos"

Fica aqui a ideia, se quiser aproveitar o texto está a vontade, não está patenteado.

Anónimo disse...

O PC local não consegue deixar de deturpar a realidade e este texto é a prova disso.

Sobre a preservação do património cultural e em particular das embarcações tradicionais, ler: http://pensarseixal.wordpress.com/2009/01/08/120/.

Demonstra através de uma análise das GOP que a promessa de recuperar as embarcações tradicionais é já velha e sem consequências práticas visíveis.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

A Câmara tem conseguido preservar este patrimonio de forma bastante competete e que garante que as futuras gerações conhecerão estes belos barcos, tão importantes para a história do Seixal.

Unknown disse...

É preciso é lata...
Vejam o bem que a Câmara Municipal proteje o seu património aqui:
http://rumoabombordo.blogspot.com/2008/04/o-gaivotas.html

Miguel Paulo disse...

Agora gostaria de saber a resposta do/da Aldeia PP ao comentário do Samuel Cruz...

Anónimo disse...

Das dezenas e dezenas de autarquias do nosso país que têm nos seus Concelhos embarcações tradicionais duvido que exista alguma que tenha no seu património tantas embarcações como o municipio do Seixal, num investimento avultado, mas que vale bem a pena.

O que custa a alguns membros do PS é que ao contrário dos municipios geridos pelo PS onde o património de todos é colocado nas mãos de meia duzia de amigos, no Concelho do Seixal, estão ao serviço de toda a população.

aldeia pp

Anónimo disse...

O Aldeia de Paio Pires, como é habitual, e prática reiterada neste blogue, não responde à contra argumentação apresentada.

Negar factos é efectivamente difícil. O melhor será mesmo não andar por aí a dizer falsidades. Há muita gente atenta.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Factos a Câmara Municipal do Seixal tem três embarcações e irá gastar 400 mil euros na conservação das mesmas.

Factos PS e PSD têm mais de trinta anos no governo de Portugal e nada fizeram por este património cultural do nosso país.

Contra factos não há argumentos e é isso que vos custa.

aldeia pp

Crixus disse...

Nem mais! O facto é que a CMS tem promovido a preservação deste patrimonio e tem se empenhado em transmitir à população mais jovem a importancia que outrora tiveram.

Miguel Paulo disse...

Em resposta ao Senhor Anónimo que aconselho a ter mais atenção quando faz acusações infundadas, deixo aqui alguns exemplos de contributos do PSD para o património cultural do País..

"Pedro Santana Lopes modernizou a Secretaria da Cultura, incentivou a difusão da cultura portuguesa no exterior e atraiu investimentos privados para o sector.

Museus recuperados e conservados, 48 bibliotecas inauguradas, outras 55 com as obras em andamento, centenas de intervenções no património, salas de espectáculos construídas e recuperadas, três novas orquestras, promoção da música, do cinema, do teatro, da dança, da pintura e da fotografia.

Foram feitas obras de restauração em grandes monumentos portugueses que pertencem ao património mundial como o Palácio de Pena, Palácio nacional de Queluz, a Torre de Belém e o Convento de Cristo.

Foi construído o novo Arquivo Nacional da Torre do Tombo, dotado com o que há de mais moderno em matéria de preservação de documentos. Tornou realidade o Centro Cultural de Belém, hoje uma referência nacional e europeia.

Lisboa teve de volta, completamente remodelados, espaços antigos de cultura como o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu do Chiado.

O Teatro Nacional de São João, no Porto, foi comprado pela Secretária de Estado da Cultura e devolvido ao público totalmente restaurado. É das decisões de que mais se orgulha. Todos os governos tinham esse objectivo nos programas, mas foi ele que concretizou o projecto.

O Coliseu de Lisboa, sala do século XIX, foi totalmente reformado. O Politeama foi restaurado. O Parque Mayer, palco das melhores revistas portuguesas, permaneceu aberto, iluminado e bem cuidado.

Entre o Largo do Rato e o Cais Sodré, o projecto "A Sétima Colina", em colaboração com a Câmara, restaurou as fachadas de prédios de grande valor patrimonial, artístico e cultural da cidade.

O número de espectadores de teatro cresceu para meio milhão por ano, e uma média de 37 companhias foram subvencionadas."

Decorria o ano de 1990, tire o senhor as suas conclusões. Isto com 2 segundos de pesquisa no google. Aconselho que para a próxima faça o mesmo antes de dizer disparates.

Atentamente,

Miguel Paulo

Anónimo disse...

Aldeia de Paio Pires,

Não sei se vai gastar se não. Seria, por mero acaso, a primeira vez que a verbas previstas pelas GOP não eram cumpridas? Como é que aconteceu no ano passado?

Caro Aldeia de Paio Pires, colocou-se numa posição de onde não vai conseguir sair com a cabeça erguida!

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Jorge Pietta disse...

mas só agora é que há dinheiro para terminar/recuperar a reparação destas embarcações. Duvido que seja por amor ao patrimonio e sim por amor ao "tacho" uma vez que estamos em ano de eleições e sabemos que, é desta, este ano é que é, este ano é que vão fazer o que se arrasta.

Anónimo disse...

Seria mais fàcil a CM do Seixal fazer como a esmagadora maioria dos municipios em Portugal e não ter nenhuma embarcação, mas se fosse para fazer da forma simples e que não servisse a população da melhor maneira estariam lá outros.

Assim está a CDU e mesmo com todos os constragimentos impostos ao poder local consegue prestar serviçoes publicos de qualidade à população e preservar o nosso património histórico e cultural.

aldeia pp

Anónimo disse...

400.000,00 aereos,o aldeia pp,não ouviu com toda a certeza o Alfredo Monteiro a falar aos trabalhadores.Para este ano, temos como prenda do 25 Abril, a reabertura do Moínho de maré ds Corroios e até ao fim do ano népia.A malta da CDU anda mesmo aflita,desde quando é que o Presidente e os Vereadores vão distribuir propaganda ,para a porta da Cucena,às duas da tarde à saída do turno,como sucedeu a semana passada.A oito meses das eleições,nunca tinha visto.