sábado, 7 de fevereiro de 2009

Viva o nosso concelho e a multiculturalidade

É frequente ver-se na blogosfera, curiosamente é raro ouvir alguém pessoalmente, quem se dedique a (tentar) degradar a imagem do concelho do Seixal. Não sei se moram no Concelho, ou sequer se alguma vez cá vieram (passar na Auto-estrada não conta), mas esforçam-se por fazer passar ideias sobre o Seixal, contrárias à verdade. Por exemplo em relação à criminalidade e violência.
As conquistas da população do Seixal são inúmeras, desde que se estabeleceu o Poder Local Democrático, sendo que uma das que mais me emociona é a integração dos imigrantes. Aqueles de que falei há pouco querem fazer passar a mensagem que as causas da criminalidade, da violência, do desemprego e sabe-se lá mais de quê são os imigrantes. Nada mais oposto à realidade. Os imigrantes, pessoas iguais a todos nós (talvez não aos elitistas e xenófobos de que falo), deixam os seus países em busca de melhores condições de vida, dispostos a trabalhar e são uma enorme mais-valia cultural para a região onde se instalam. Felizmente o poder local e a população do Seixal perceberam isto. O Seixal é um exemplo de práticas de acolhimento e integração de imigrantes (apesar de aqueles de que falo, não nomeio mas todos sabem quem são, negarem o que é óbvio e reconhecido) e espero que a populaçãoe o poder local continue o seu trabalho, pois ainda há muito para fazer.
Tudo isto vem a propósito do II Encontro Intercultural de Saberes e Sabores e, também desta notícia no Jornal de Notícias de Hoje, da qual destaco algumas frases:

Com 170 mil habitantes, cerca de 20% da população do concelho do Seixal é imigrante, das mais diversas origens. Com o intuito de aproximar todas as culturas, Corroios acolhe até amanhã uma mostra de Saberes e Sabores.

O ponto alto do encontro Saberes e Sabores acontece este fim-de-semana, com gastronomia e música de manhã à noite. "São dois dias com muita actividade, com exposições, mas também vários espectáculos demonstrando aquilo que cada uma das culturas nos pode dar", adianta Corália Loureiro, vereadora da Cultura da Câmara do Seixal, que juntamente com a Junta de Freguesia de Corroios, apoia a iniciativa.

A autarca reforça a importância que a multiplicidade cultural tem representado para o desenvolvimento do Seixal. "Temos a segunda maior comunidade cabo-verdiana do país, a segunda maior comunidade ismaelita, uma das maiores comunidades ciganas, com a única associação de mulheres ciganas do país, uma comunidade muito forte brasileira, da Europa de Leste, mas também são-tomense, angolana, moçambicana. É efectivamente uma grande mistura", considera, frisando que "esta diversidade cultural tem valorizado o município e é um grande património".

4 comentários:

Anónimo disse...

Esta realidade só demonstra que o OBAMA ao falar da má politica de intgração da Câmara não conhece a realidade do concelho do Seixal, e é por não conhecer a realidade do Seixal que ele diz tantos disparates!

Paulo Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

EPÁ AQUI TAMBÉM HÁ CENSURA E COMENTÁRIOS RETIRADOS?!
PENSAVA QUE ISSO ERA SÓ NOS BLOGUES DOS FASCIZÓIDES!!!
TÁ MAL!!!!

Paulo Silva disse...

Ao ultimo anónimo, devo dizer que neste blog não aceitamos comentários de conteudo difamatório, nem de elogio aos membros do blog. O comentário anterior foi publicado por um membro do blog com um elogio a outro membro do blog, que o visado achou por bem retirar. Não há pois qualquer censura.